sábado, setembro 13, 2014

"Resarko"?

O neologismo é meu. Sarkozy vai voltar, contrariamente aos que o davam como politicamente "morto" na vida política francesa. A sua candidatura à presidência da UMP parece ser uma certeza.

O "ranger de dentes" na direita já se pressente: Alain Juppé pode perder "le dernier metro" para o Eliseu, François Fillon perceberá que a vingança se serve como a "vichyssoise", baronetes ambiciosos como Xavier Bertrand, François Baroin ou Bruno le Maire vão ter de repensar o seu tempo de entrada em cena. O humilhado François Copé sentir-se-á vingado. Imagina-se o sorriso, nem assim bonito, de Nadine Morano, ou bonito mesmo, muito BCBG, de Nathalie Kosciusko-Morizet. Mais amarelo, "très Vieux-Port", será o de Rashida Dati. Emergirá o gozo dos "barbouzes" da "politique politicienne" como Brice Hortefeux ou Christian Estrosi. E imagino que muitos dos meus velhos conhecidos do XVIème e seus arredores sociais vão fazer saltar rolhas no Fouquet's.

O eventual regresso de Nicolas Sarkozy à política francesa, colocando-se como potencial recandidato à presidência em 2017, não será um caminho sem espinhos. Ser líder da oposição, mesmo contra um governo que "está a pedi-las", é um "caminho das pedras", que as surpresas da Justiça francesa podem ainda tornar penoso. Sarkozy é um auto-convencido que o passado provou ser muito dado a erros, por precipitação, deficiente avaliação ou ambição desmesurada. O seu objetivo, para além da dimensão do projeto pessoal, pode vir a ancorar o eleitorado conservador um pouco mais distante de Marine Le Pen - e isso não seria uma má notícia para a França e mesmo para a Europa.

À esquerda, com ou sem Sarkozy, François Hollande já terá perdido as esperanças de reeleição. Para Manuel Valls, que poderá suceder-lhe como candidato apoiado pelo PSF, Sarkozy é um adversário temível, até porque Valls será co-responsável, enquanto primeiro-ministro de Hollande, de tudo quanto Sarkozy vier a combater nos próximos dois anos. E a menos que uma súbita retoma económica caia do céu, não se está a ver como o vento possa mudar. Valls, tal como aconteceu com Michel Rocard noutros tempos, já foi "a esquerda de que a direita gosta" - uma "raça" política que por cá também existe. Mas a direita só gosta dessa "esquerda" quando não pode exercer ela própria o poder. E, com Sarkozy, pode.

Dir-se-á que os franceses, em 2012, mostraram estar "exaustos" da "hiperpresidência" de Sarkozy. Talvez, mas os portugueses, em 1995, já "não podiam" com Cavaco Silva e, mesmo assim, viriam a colocá-lo em Belém, uma década depois. Agora, lembram-se bem; na altura, esqueceram-se. Repito uma banalidade: a memória dos povos é muito curta.

7 comentários:

opjj disse...

Caro Dr Seixas, Cavaco Silva criou expectativas muito altas e e foi a razão. Agora dizer que já não podiam com ele, é forte. Facto é como o diz, que voltou a ganhar, portanto o seu trabalho foi reconhecido.
Foi pena não te tido coragem e ter demitido Sócrates e não chegaríamos a esta situação.
O seu a seu dono.
cumps.

Defreitas disse...

Todos os governos burgueses, com diferenças de grau e não de essência, são corrompidos. Mas sob Sarkozy, "les affaires" floresciam e banalizavam-se mais facilmente. Sarkozy tinha prometido uma " Republica irrepreensível" e uma "democracia que seria exemplar ".

Na realidade deixou atrás dele uma republica corrompida e uma democracia inteiramente entregue ao capital e aos parasitas especuladores sem fé nem lei.

Depois da "Republica irrepreensível" de Sarkozy, veio a "Republica exemplar" com um Presidente" normal" de Hollande. A realidade da Republica, hoje como ontem, contrasta tristemente com as declarações de um e de outro presidente. Os escândalos financeiros e os casos de corrupção que põem em causa membros dos governos respectivos têm tendência a perpetuar-se.
Pode-se adoptar tantas leis quantas quisermos contra a corrupção, os "negócios" e os privilégios, abrir inquéritos e mesmo diminuir e limitar a sua importância, mas não se pode eliminá-las. Porque a sua existência e a do capitalismo são tão imbricados ma no outro que não se pode eliminar uma sem eliminar o outro.

E isto no momento em que se exige da população sacrifícios cada vez mais pesados, cada vez mais insuportáveis, no momento em que os desempregados e os precários se contam em milhões, os representantes da burguesia, eles, permitem-se de aferrolhar nos paraísos fiscais o que não declaram ao fisco. E depois há aqueles que se servem directamente nos cofres do Estado e gozam de imensos privilégios.

Mas o Estado ele mesmo é o património da burguesia, e em todos os casos ela considera-o como tal. Ela tolera os socialistas temporariamente como criados diplomados nos seus hotéis, como "extras" de certa maneira.
E quando o Chefe dos socialistas se comporta "normalmente", como não importa qual social liberal , aplicando um programa completamente contrário ao que prometeu, corrompido por esta adesão passiva ao sistema, que o leva a dar milhões aos empresários e a retirar aos desfavorecidos, a sanção é fatal.
O governo não é nada mais que um comité que gera os negócios comuns da classe burguesa inteira. E mais ele serve os interesses da burguesia, mais se afasta das classes populares. O Presidente já não é o presidente de todos os Franceses.


Entretanto, o FN prepara-se para retirar os frutos da renegação do socialismo e da amnésia dos cidadãos, pelo menos daqueles que desde Vichy não repugnam colaborar.

Anónimo disse...

Mas o Sr Embaixador esqueceu-se de um apoiante de peso para a sua lista ficar mais completa. Trata-se de Balkany, Maire de Levallois-Perret et Deputado des Hauts-de-Seine, um grande amigo de Sarkozy.
Apesar de Balkany ter tido problemas com a justiça, o que o levou a expatriar-se um tempo de França, a amizade entre os dois homens nunca foi interrompida.
Eu bem sei que não devia dizer isto porque os franceses perdoaram tudo a Balkany e voltaram mesmo a reelegê-lo.
E a Sarkozy, claro, também lhe vão perdoar todos os pecados antigos, e os presentes e os que hão de vir.
Está na lógica do curso das coisas. A minha preocupação hoje já se situa noutro tempo mais avançado e é esta: como vamos nós, pessoas honestas, poder afirmar a nossa honestidade sem termos vergonha de o fazer ?
José Barros

Anónimo disse...


assemelham-se as peças de teatro encenadas que se apresentam aos povos nos vários países,
mas mesmo assim parece há povos que pagam mais do que outros pelo bilhete para assistirem à mesmas

Anónimo disse...

Caro Francisco,
Concordo globalmente com este "telegrama". Em França, agora tudo é infelizmente possível. Acho sobretudo que este "pré-revenant" vai ter que ultrapassar grandes obstáculos para chegar ao que quer, ou seja a imunidade a que terá direito o próximo Presidente. Não só o PS e o FN, mas os seus rivais dentro da UMP (sobretudo Juppé que não terá outra oportunidade) e todos os juízes de França. Ele até poderá ganhar agora o partido mas, mais próximo das eleições, é muito possível que com os processos a correr, o candidato venha a ser outro.
Um abraço do JPGarcia

Helena Sacadura Cabral disse...

Quando vi Valls nas actuais funções, escrevi um post em que conselhava a que Hollande se cuidasse.
E se Manuel Valls enfrentar Sarkozy creio que será o primeiro a ter maiores dificuldades. Sobretudo com a actual situação económica francesa.
Os ventos que se adivinham não são os melhores...

Anónimo disse...

Sarkozy, no seu egocentrismo, adapta-se bem à idiossincracia dos franceses e por isso vai regressar a ser reeleito. Os problemas com a magistratura reemergirão à medida que forem aparecendo cada vez mais sinais sólidos de que é candidato. A magistratura francesa gere a oportunidade e a oportunidade mediática de brilhar.
Portugal é herdeiro de uma população inculta e rural e por isso tem Cavaco no poder ou um seu avatar.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...