sábado, agosto 02, 2014

Os burros da TAP

Em 1975, quando a empresa de transportes rodoviários "Barraqueiro" foi nacionalizada, deu-se conta que, dentre os ativos que passaram a integrar o domínio público, vinha um burro. É verdade! O Estado passou a ser o orgulhoso possuidor de mais um asno...

Hoje, por uma notícia no "Expresso", constata-se que Pais do Amaral, como comparsa no seu "bid" para aquisição da TAP, tem a seu lado a "Barraqueiro". Nos futuros ativos da companhia, ao lado dos Airbus, será que ainda figurará o tal burro? Ou será que, nesta história da privatização da companhia aérea, que parece entrar em oportuno descalabro operacional em vésperas de ser passada a patacos, os burros acabaremos por ser nós?

11 comentários:

Anónimo disse...

me preocupa muito este "tiro no pé" que é a greve , agravando a questão da falta de aviões para atender ao mercado. A TAP já é a empresa internacional dos brasileiros , liga mais de dez cidades a Portugal e a Europa . Não seria esta a maneira de se reivindicar nada e sim lutar pela sobrevivência da empresa. Bom senso aos empregados e o ideal seria uma fusão com uma brasileira , como a AZUL. A TAP é mais importante que uma greve, mais uma greve , inclusive por envolver aviões.

opjj disse...

V.Exª está assim tão pessimista? Quando portugueses estiveram á frente da TAP a coisa estava sempre preta.
Recordo que Cavaco Silva meteu na TAP 70 milhões de contos e saíram 3.000 funcionários (conheci,2), entrou Guterres e repôs o número.
Tenhamos fé.
Cumps

Anónimo disse...

Estes tipos são capazes de tudo.

Joaquim Moura disse...

O comentário de opjj, revela o habitual na direita. O preconceito sempre se sobrepõe à realidade. Por isso inventam mentiras.
Fui verificar os relatórios da TAP e quais são os factos:

1) O rácio de solvabilidade (capitais próprios / passivo) de 1990 a 1995 sempre foi negativo e só passou a ser positivo de 1995 a 2007.
2) A capitalização da empresa pelo estado dá-se em 1997 exactamente por decisão do governo de Guterres, com o aumento do capital em 900 milhões de euros.
3) O governo de Cavaco só em 1994 é que atribui um pouco mais de 200 milhões em subsídios ao investimento. Todos os restantes anos do governo Cavaco a empresa foi-se descapitalizando.
4) Durante os governos de Cavaco o critério de nomeação dos gestores foi estritamente partidário, e encheram a TAP de assessores e boys laranjas.
5) Quem decide convidar Fernando Pinto para CEO e nomear uma gestão profissional, desligada dos partidos, foi exactamente o governo Guterres.
6) E como não podia deixar de ser estas mentiras bem sempre embrulhadas em xenobofia. Os actuais gestores da TAP que são brasileiros, são também portugueses, porque tem todos a dupla nacionalidade, luso-brasileira.
A TAP nunca deveria ser privatizada, dado o relevante papel estratégico que desempenha e ser simultaneamente a maior empresa exportadora nacional.
Além disso tem uma enorme potencial de crescimento caso tenha recursos financeiros para o explorar. O actual governo nada fez para resolver o problema do passivo financeiro da companhia e apesar disso a companhia tem resultados operacionais positivos, tendo que operar com meios que já deveriam ter sido substituídos e que implicam custos operacionais altos.

Quem, como eu, já trabalhou fora do País e viajou pelos diversos países de língua portuguesa, sabem bem do que falo, quando falo de enorme valor estratégico. Os outros que não tem essa experiência, vão dizer que nao sabe o que isso significa.

Anónimo disse...

Caro Embaixador:

Suponho que a Empresa Joaquim Jerónimo (Barraqueiro, com sede em Olival Basto), nunca foi "nacionalizada".
Foi sim adquirida nesse tempo, pela família Pedrosa(Já possuidora de uma frota de carga) juntamente com a Henrique Leonardo Mota(sita em Guerreiros) e a Agência de Viagens Novalusa (Mais tarde Lusanova), passando a constituir-se o chamado "Grupo Barraqueiro, que mais terde ainda adquiriu a Mundial Turismo.


Melhores cumprimentos e SL

João Leão

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro João Leão. Graças a si, fica desmascarada uma "lenda urbana" que ouvi vezes sem conta. Fui verificar a lista das muitas empresas de transportes nacionalizadas em 1975 e, de facto, a "Barraqueiro" não consta. A história do tal burro deve ter-se passado com outra empresa. Fica prejudicado o trocadilho, mas vou deixar o post publicado, por inóquo. Com esta sua correção aqui exarada, claro!

Anónimo disse...

Caro Embaixador:

Como complemento do anterior comentário, posteriormente o "Grupo Barraqueiro",(De que a principal figura é Humberto Pedrosa) adquiriu,fundou faz parte de mais algumas empresas de que se destacam a Frota Azul, a Rodarte e a Fertagus.

Para além deste aparte esqueci-me de referir que concordo absolutamente (Como quase sempre), com o seu post.

Melhores cumprimentos e Saudações Leoninas

João Leão


Portugalredecouvertes disse...


Esperemos que as pessoas de bem continuem a lutar pela TAP, é um grande nome, seria bom que não se perdesse

opjj disse...

A Joaquim Moura,Com a v/permissão se assim o entender.
Porque cataloga as pessoas de direitas e esquerdas, não lhe responderei.Dir-lhe-ei apenas que em tempos tentei entrar para a TAP, embora tivesse um conhecido do PSD não consegui, no entanto concorri à PT aquando Murteira Nabo,e apesar de aceite após entrevista, eu decidi não entrar simplesmente pq teria menos 3 salários e prémios num ano.
Nota,não tenho qq filiação e Com o PSD tive mais azar do que sorte

Cumprimentos

EGR disse...

Senhor Embaixador : de burros andam estes senhores que nos governam e seus acólitos, a fazer de todos nós há muito tempo.
E, divergencias ideológicas a parte, isso deixa-me profundamente irritado; eles tentam aplicar-nos a velha máxima segumdo a qual "todo o burro come palha a questão é saber dar-lha"

Anónimo disse...

Com a TAP nunca deveriamos brincar!!!

Manuel Alegre

Tenho muita pela pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...