quinta-feira, agosto 21, 2014

Bairros & frustrações

Há bairros onde eu gostaria de ter morado - e nunca morei, nem morarei. Em Paris, claro que seria no Marais. Em Londres, não quereria outra área que não Hampstead. Em Nova York, o West Village seria a minha escolha. E a lista não ficaria por aqui, dentre aquilo que conheço (ou julgo conhecer).
 
Em Lisboa, não tenho dúvidas, como sabem todos quantos me conhecem: viver em Campo de Ourique era aquilo de que eu gostava. Por todas as razões: pelo imbatível ambiente de bairro, pela orografia "friendly", pelos restaurantes magníficos e/ou simpáticos, por um comércio variado, entre o contemporâneo e o tradicional. Defeitos? O estacionamento, pronto!
 
Passo muito por Campo de Ourique e ontem descobri por lá, numa parede da rua Coelho da Rocha, esta preciosidade identificadora do bairro. Para que serve ou terá servido? Alguém sabe? 

9 comentários:

Anónimo disse...

Boa provocacao!

Anónimo disse...

Provocacao?!

Anónimo disse...

Vende a casa na Lapa aos chineses e compra duas em Campo de Ourique aos portugueses. Paulo Portas agradece.

Francisco Seixas da Costa disse...

Ao Anónimo das 9.37: nem certas casas na Lapa valem tanto como isso ou interessam a chineses, nem as casas de Campo de Ourique estão hoje a preço razoável, nem eu tenho paciência e idade para andar a mudar de casa, nem você tem nada com isso.

patricio branco disse...

a junta de freguesia ou a cml devem saber informar sobre a placa c d'o.
campo d'ourique é sem duvida um bairro bem caracteristico e simpatico, bem localizado.
durante anos eu olhava para algumas ruas da estrela, lisboa, e pensava que aquele seria o meu bairro. em lisboa acabei por ir parar primeiro para o bairro de santos-rego, depois ali para os lados do aeroporto, olivais, urbanização arejada, verde, gosto, e depois para a zona do campo dos martires, campo de santana, um pouco densa a zona, mas com tradições e caracter, mas não gosto lá muito.
a lapa é um lindissimo bairro, sem duvida.
para mim na baixa nunca nem em alcantara nem no restelo nem na columbano, nem em benfica nem no lumiar.
sim, campo de ourique é um belo bairro...

Alcipe disse...

Eu gosto é daqueles prédios em Cascais em forma de T (ou de F castrado) que vieram ocupar a Marginal. Uma maravilha, Senhor Embaixador, quando está na sala até parece que está dentro de água! Também ando a pensar num castelinho no Algarve, que vem hoje referido (algo jocosamente, ele há gente muito snob…), no blog Malomil. Campo de Ourique? É muito pequeno burguês, não acha?

a) Feliciano da Mata, dono de prédios em vários pontos do mundo

Anónimo disse...

Explicou porque gostaria de viver em C. d`O., mas não explicitou os porquês de Marais, Hampstead ou West Village!
Adivinhemos: Marais - Crazy horse, Hampstead - West End, West Village - Metropolitan Museum of Art (este porque, na passada, está a 44th Str).
A placa serviu para este post, pelo menos!
antonio pa

Anónimo disse...

caro embaixador

deixo-lhe um site que aprecio, e que tera seguramente alguma foto do seu bairro favorito


http://mariomarzagaoalfacinha.blogspot.pt


cumprimentos

Helena Sacadura Cabral disse...

O Anónimo das 09:37 não deve conhecer os preços de habitação praticados em Campo de Ourique. É que ultrapassam em muito muito os da Lapa. Eu que o diga, a procurar lá casa há bastante tempo.
Neste caso, quem ficava agradecida era eu, que "detesto" a Lapa em sobe e desce e sem qualquer comércio digno desse nome. e "adoro" Campo de Ourique onde faço toda a minha vida!

Os EUA, a ONU e Gaza

Ver aqui .