quinta-feira, agosto 28, 2014

À conversa na "Gomes" (2)

- É pá! Não percebo por que é que os "rails" de proteção do circuito não são retirados logo após as corridas! Dá um mau aspeto a Vila Real, é um sinal de desmazelo, esconde os prédios...
- Faz parte! Tu é que já não estás habituado. Andaste muito pela estranja... Cá, somos assim mesmo! Também ninguém tira os cartazes ou as faixas de estrada, a anunciar espetáculos ou festas que já passaram há muito.
- Então achas isso normal? E que a propaganda das europeias, bem depois das eleições, tenha ficado largas semanas por aí?
- E por que não? Também ainda podes encontrar, em algumas varandas, bandeiras nacionais a cair de podres, já rotas, do Euro 2004... E, no entanto, já perdemos muitos campeonatos depois disso!
- Ah! Bom! Se vais por aí... Em Lisboa, ainda há placas a dizer "Expo 98"!
- Tás a ver? Somos um país que custa desligar-se do passado, por isso vai-o deixando sobreviver. É uma espécie de cultura snobe da decadência, o desmazelo como doutrina coletiva de comportamento.
- E, já agora, o que é que tu achas da história dos canteiros da praça do Império, em Lisboa? A Câmara parece que quer fazer desaparecer de lá os escudos das antigas colónias.
- Ai eu, por mim, deixava-os ficar. Decadência por decadência, nada bate a CPLP...

4 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Francisco
Obrigada. Soltei uma boa gargalhada!

ignatz disse...

já tinha lido qualquer coisa sobre isso, parece que era o argumento do dia contra o costa na imprensa de direita, observador e quejandos. faz bem partilhar esse populismo neo-salazarista, esclarece, mas faz mal afirmar-se socialista, confunde. se calhar era ironia para granfino e passou-me ao lado.

Anónimo disse...

Realmente é exótico manter as placas do que acabou. Tudo para os RCDs. Mas seria vanguardista inaugurar uma placa comemorativa da eliminação! ai isso seria!:
"Esta escola foi encerrada e demolida numa cerimónia presidida por Sua Exa o Sr. PM em ...,Sendo P da C o Digníssimo Sr. ... e Presidente do Agrupamento de todas as Freguesias o Digníssimo Sr..... Este local depois de limpo recebeu a benção do Sr Bispo..."
Claro que o pessoal esquerdino não vai nesta conversa!
Quanto aos rails. deixe-os lá estar. Que prédios é queria ver?
antonio pa

Portugalredecouvertes disse...

há uma vantagem em deixar estar as coisas, é que há pouco ou nenhuma informação sobre os locais assim um rasto do passado sempre desperta a atenção e se aprende mais alguns pormenores!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...