domingo, julho 06, 2014

"Private joke"

- Será este tipo o verdadeiro Mertens?

- Não sei, mas se calhar, no início deste Mundial a Itália fez mal em não ter feito alinhar o Antici...

Os futebolistas de bancada que, com cervejas e batatas fritas em apoio, assistiam ontem ao Argentina-Bélgica, não perceberam nada deste diálogo entre aqueles dois amigos. De facto, a Bélgica tinha feito entrar um jogador chamado Mertens, mas ninguém se lembrava da Itália ter tido alguém com o nome de Antici. Que raio de conversa era aquela? E, no entanto, quem alguma vez tivesse estado envolvido nas instituições europeias, em Bruxelas, perceberia facilmente esta "private joke".

"Antici" é o nome que, desde 1975, é dado ao grupo que reúne o colaborador mais próximo de cada embaixador Representante permanente de cada país junto das instituições europeias, enquanto que "Mertens" é, desde 1993, o seu correspondente para o grupo dos colaboradores dos Representantes permanentes adjuntos. As designações resultam do nome de dois dos primeiros ocupantes do cargo, o italiano Paolo Antici e o belga Vincent Martens de Wilmars. Sem o saberem, esses dois diplomatas, acabaram por entrar para a história da Europa. Mertens é hoje embaixador do seu país em Roma, mas já não encontrou por lá Paolo Antici, que fez uma carreira na instituições europeias e morreu em 2003.

1 comentário:

Anónimo disse...

Neste blog às vezes estamos a aprender. Outras vezes estamos a rever segundo uma certa visão do mundo. Percebendo a diferença até é bom.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...