quinta-feira, julho 24, 2014

Hoje, 24 de julho

Nem um milésimo da população de Lisboa deve fazer a menor ideia da razão pela qual a longa avenida que liga o Cais do Sodré à avenida da Índia se chama "24 de julho". E é pena.

Foi no dia 24 de julho de 1833 que o duque da Terceira aportou a Lisboa, à frente das tropas liberais (ser "liberal" era então uma coisa diferente daquilo que é nos nossos dias...), para pôr termo à usurpação política do trono por dom Miguel, que procurava opor-se à ordem constitucional e reinstituir o "antigo regime". E, já agora!, convém lembrar que o nome do largo do Cais do Sodré é "duque da Terceira".

11 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Embaixador

Usurpação política de D. Miguel?

D. Pedro ao declarar a independência do Brasil não perdeu a nacionalidade portuguesa e com ela os direitos ao trono?

Do ponto de vista da legitimidade dinástica o herdeiro legítimo era D.Miguel.

Anónimo disse...

A Avenida 24 de Julho na realidade termina no cruzamento da Avenida de Ceuta (?) com a Rua Fradesso da Silveira, termina na linha de comboio que liga a linha do Estoril com a Alcantara Terra.

patricio branco disse...

fico a saber, ligava a avenida a algo mais contemporaneo, a data em que começou a ser planeada ou feita ou inaugurada, p ex.
e pergunto me a propósito se presidentes da cml, costa, soares, tambem saberiam quando assumiram o cargo?
de facto poucos sabem...

Anónimo disse...

Ainda bem que em Portugal o PR só pode sê-lo por dois mandatos. De outra forma, Cavaco seria feito por D. Duarte Duque do Terceiro, a não ser que Eanes, Soares e Sampaio o tivessem sido primeiro. Seríamos em qualquer dos casos mais felizes. Trocadilho idiota mas não resisti.

Anónimo disse...

Patrício Branco: Costa e Soares não saberiam, mas pensará que Abecassis, Carmona e, especialmente, Santana Lopes sabiam?
Aí esse sectarismo...

Anónimo disse...

Houvera um duque da Terceira que aportasse a Lisboa, à frente das tropas para pôr termo à usurpação política que procura opor-se à ordem constitucional e reinstituir o "antigo regime".
E, já agora!, convém lembrar que o nome de um largo e de uma rua, pelo menos de Lisboa, viriam assinalar o feito e o Homem.
Oremus!
E.Dias

Anónimo disse...

Uma curiosidade associada: as forças do duque da Terceira, vindas do Algarve depois de transportadas do Porto para lá de barco, depois da derrota naval Miguelista no cabo de S. Vicente, somariam uns mil e tal soldados. As defensoras, comandadas pelo duque de Cadaval, cerca de doze mil, mas foram estas, já muito desmoralizadas, que saíram em direcção a Santarém.
João Vieira

Anónimo disse...

Nada disso! É em homenagem à data de aniversário do actual Primeiro-ministro de Portugal !

Anónimo disse...

Caro anónimo das 23.24,

Nem mais!

patricio branco disse...

sabiam ou não o mesmo, resolvi por facilitismo citar só os ultimos 2...

Anónimo disse...

O PM recebeu um belo presente pelos seus 50 anos.

Ou terá sido uma prenda?

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...