quarta-feira, julho 23, 2014

Céu de brigadeiro

Ontem, numa das suas imperdíveis crónicas no DN, Ferreira Fernandes elaborava sobre os "brigadeiros", o doce brasileiro que um cozinheiro internacional desprezou e de cuja simplicidade um escriba culpava a colonização portuguesa. Recomendo a leitura aqui.

Hoje falo do conceito de "céu de brigadeiro", uma expressão também brasileira que significa céu muito limpo e sem a menor ventania. 

A expressão "céu de brigadeiro" prende-se com o facto de brigadeiro ser, naquele país, o posto mais elevado da hierarquia da Força Aérea. Ora o chefe da Aeronáutica, por definição, só voa com um tempo ideal, com um "céu de brigadeiro". A expressão vem dos anos 50 e é corrente numa conversa brasileira.

Porque me lembrei dela? Porque é isso mesmo que estou a "sofrer". Sem voar.

6 comentários:

patricio branco disse...

brigadeiro doce colonial portanto...
é um facto que certa doçaria nossa de que nós tanto gostamos, ultra-concentrados de gemas de ovos e açucar, trouxas, abades e companhia, são insuportaveis para gente de fora, alemães, franceses, mesmo doutros continentes, não gostam deles e não os percebem, dizem ou pensarão porcaria como o chefe oliver.
na verdade, tambem acho que uma tarte de fruta, maçãs, peras, morangos, amoras, é bem mais saudavel e agradavel que umas trouxas, embora não recuse comer 1ou 2 trouxas por ano.
mas a melhor sobremesa é a fruta fresca, é, é...

Anónimo disse...

Em Dili, a CPLP também esteve aparentemente reunida sob um céu de brigadeiro, apesar de algumas nuvens artificiais, e sem a presença brasileira.

Portugalredecouvertes disse...

alguém disse que o Brasil e Angola deram muito a apoio à entrada desse novo pais na CPLP
mas não sei se é verdade, só ouvi dizer

também penso que não é bom deixar os países isolados, quero dizer que pode vir a ser bom para o povo desse país participar na comunidade

Anónimo disse...

A democracia na GE é como a de Angola onde há um PR no poder há 35 anos. Em vez de um filho a quem atribuiu benesses e poder há uma filha. Angola só deveria fazer parte da CPLP quando fosse uma democracia a sério.

Anónimo disse...

Não gosto de brigadeiros, mas gostei muito de saber a sua história. Quanto ao comentário do Jamie Oliver, só posso descreve-lo como ...uma "cretinice".(desculpe o termo).
Achei graça ao seu ultimo parágrafo, pela sua subtileza, mas sabe que pode emagrecer sem "sofrimento" e sem deixar de voar (para usar a sua expressão)? :-)
Bjnhs,
CL ou VW

Anónimo disse...

Cada país tem suas idiossincrasias, suas bombas calóricas culinárias, suas próprias comidas esquisitas ao paladar de estrangeiros. Na França, país que se destaca por sua excelência culinária, a comida geralmente é pesada, usa-se muita manteiga. Na Inglaterra, existe aquela mania de comer bacon. A comida mexicana abusa da pimenta. E assim por aí vai. Vamos deixar em paz os docinhos brasileiros, herança ou não de Portugal? Até porque são quitutes comidos muito de vez em quando, em festinhas de aniversários.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...