segunda-feira, maio 19, 2014

Parabéns

Este é um blogue sportinguista. Assumido. Mas, sejamos justos, esta foi a época do Benfica, durante a qual ganhou, e bem, tudo o que por cá havia para ganhar, tendo perdido, por um conjunto de azares, circunstâncias e culpas várias, uma taça europeia. Não vou relativizar estas vitórias com a invocação de quaisquer desculpas. Ganhou e, pelo futebol que mostrou, ganhou merecidamente.

O Benfica é dirigido por um treinador cuja expressão às vezes roça o caricato, tem um presidente com uma "gravidade" que custa, muitas vezes, a levar a sério. Devo confessar que, sempre que os vejo na televisão, ambos me fazem rir. Mas convém não esquecer que esse presidente, há precisamente um ano, contra tudo e contra todos, apostou na continuidade desse mesmo treinador, mesmo depois de uma época dececionante. E tinha consigo toda a razão. E o treinador, para além da bizarria do seu estilo, provou que é um homem que sabe muito de futebol. Chama-se a isto profissionalismo e boa gestão. E isso, no futebol, como Pinto da Costa o tem provado no Porto há muito tempo, é a condição essencial para o sucesso.

Por tudo isso, aqui deixo os meus parabéns, sinceros, aos meus amigos benfiquistas. Neste ano em que Eusébio desapareceu, esta foi a melhor prenda póstuma que lhe poderiam ter dado. Sendo o Benfica o clube português com mais adeptos, a maioria do povo português deve andar mais satisfeita. Esta é a única maioria à qual, nos dias que correm, desejo alguma alegria (embora "breve", como escreveu Virgílio Ferreira).

13 comentários:

Fernando disse...

parabéns ao seu desportivismo, uma virtude que hoje em dia raramente se vê, quer nos agentes desportivos, quer nos inúmeros "doutorados" do futebol que enchem os programas televisivos.

Anónimo disse...

Um benfiquista agradecido a um sportinguista. Quanto a Presidentes, o seu Sporting tem um Presidente, meio "carvalhinho", meio "esteves", de pasmar. Não foi ele que disse, há bem pouco tempo, que, se o Sporting não tivesse sido roubado, estaria à frente do campeonato? Mas, ao contrário do meu Presidente, o seu não foi castigado, ainda que tenha feito ecoar a suspeita ampliada.
Oxalá que, em 2014-2015,o vosso novo treinador vos dê quase tantas alegrias como a nós...

Anónimo disse...

Agradeço o desportivismo, embora devo confessar que, vindo de um Sportinguista é de registar.
Quanto a vitórias do Benfica, julgo que vão acontecer muitas mais no futuro por uma razão simples:é impossível comparar a multinacional "coca cola" com o "pingo doce", logo, se a gestão for a mais correta, o Benfica será naturalmente Campeão nacional muitas vezes no futuro.De todo o modo, agradeço o desportivismo e retribuo com um desejo que para a próxima o Sporting continue 2ºna frente do FCP.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 12.52: registei a nota ao Pingo Doce...

patricio branco disse...

pela lei das probabilidades, o benfica só voltará a ter 1 ano pleno como este dentro de uns 30 anos, mas merece as felicitações, jogou bem, não foi sorte, pena o jogo de turim...

Anónimo disse...

"Chama-se a isto profissionalismo e boa gestão. E isso, no futebol, como Pinto da Costa o tem provado no Porto há muito tempo, é a condição essencial para o sucesso."

E disse tudo.

N381111

Isabel Seixas disse...

Também concordo que merecem os parabéns, sem sombra de dúvida.

Anónimo disse...

Não tinha ainda reparado que este blogue era sportinguista. Passa a vida a elogiar o Benfica!
a)Jaime Graça

Anónimo disse...

Uma vergonha aquela coisa na Cãmara, com o Costa e o Vieira ali a fazerem propaganda ao benfica, neste período eleitoral, com Costa a retirar dividendos políticos com o Vieira a aproveitar-se desta situação com vista a promover o Benfica e a sua campanha para conseguir mais adeptos (recebi no correio uma porcaria destas, de convite para ser Benfiquista e com uns descontos, etc).
Ao que se chega em portugal. Já esqueceram a derrota contra o Sevilha (!)?
Quando a política e o futebol se encontram, ou juntam, é mesmo de porcaria.
Abel Fernandes

Anónimo disse...

O convite da Câmara da minha terra, aos Clubes - Belenenses, Oriental, Atlético, do qual foi seu jogador, Sporting e AFdeLisboa a convidar a participar na festa ao Benfica.

Todas entidades participaram, não marcou presença, o Sporting de sangue real - sempre assim foi e sempre será assim.

Da parte do SCP... lamenta-se que ainda viva no tempo da Monarquia e não queira conviver com a plebe

Zé da Adega

Anónimo disse...

A pintura facial desta fotografia está simplesmente soberba!

Isabel BP

Anónimo disse...

Oh Zé da Adega,
Mas porque diabo os outros clubes deveriam ter aceite ir à festa do Benfica? Porquê? Só os tolos e subservientes foram. E viva o Sporting que não foi lá! Olhe que não saõ monarquicos, mas têm orgulho no seu clube e não vão em rasteiras do Benfica e do Presidente da Cãmara, outro benfiquista! Ora essa! Era só o qie faltava ir à festa do Benfica quem não é do Benfica. Ainda bem que perderam com o Sevilha, para lhes vergar a arrogãncia!
Abel Fernandes

Anónimo disse...

sr. Embaixador

Só lhe fica bem esse desportivismo. Ainda que diplomático!
Ass: o anónimo das 2.04 do outro dia

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...