terça-feira, abril 01, 2014

As Europas

No "lounge" da Lufthansa onde me encontro, no aeroporto de Munique, estamos, à vontade, mais de meia centena de pessoas. Não se ouve uma mosca, ou melhor, poder-se-ia ouvir alguma, se acaso as houvesse por aqui. O ruído das rodas das malas, toques de talheres ou de loiça, passos no soalho de madeira e o folhear de jornais é quase tudo o que surge como fundo. Estou aqui há quase uma hora e, acreditem!, nem um único telemóvel tocou alto. A esmagadora maioria dos olhos não encara os outros, concentra-se nos laptop, nos tablet ou no visor dos smartphones. Quem fala, fala baixo, como se estivesse numa biblioteca, condicionando os outros a proceder de forma idêntica. Até duas crianças se silenciam em frente de dois iPads. Há minutos, uma japonesa deu uma leve gargalhada e logo suscitou teutónicos sobrolhos. Não sei se gosto disto, mas imagino que quem gosta dificilmente deve aceitar o que nós somos.

17 comentários:

Portugalredecouvertes disse...


Nada como enviar para aí um grupo de bombos em exibição tipo os rapazes de Amarante:


https://www.youtube.com/watch?v=dKoe26zSnf0

patricio branco disse...

o mesmo silencio e contenção nos autocarros e metro, a maioria com os olhos postos num livro ou no jornal,lê se muito por lá, quem fala com a companhia fala baixinho e breve.
ao contrario, em ferias, nos paises do sul, espanha, grecia, são ruidosos, riem, bebem bem, como se exteriorizassem o que no país mantêm fechado.

Isabel Seixas disse...

Oh, credo saia mas é daí ainda perde de vez a vivacidade.

Anónimo disse...

Eu gosto do silencio e contenção nos locais públicos. O "meu" barulho não pode incomodar o outro. É uma questão de respeito.
Também pratico. CL

Anónimo disse...

as europas....


http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3791062

a ver

cumprimentos

Anónimo disse...

...é tão cinzenta a Alemanha...quero ir para casa embarcar num golpe de asa...

Boa viagem Sr. Embaixador

Anónimo disse...

veja la os sobrolhos teutonicos do jurgen klopp

http://www.marca.com/2014/04/01/futbol/champions_league/1396373009.html

e depois pode falar em silencios a vontade...

culturas sao como sao, ha e que ser tolerante ser de uma maneira, nao significa nao aceitar a maneira de ser de os outros

ai tem trabalho, aqui sem teutonicos sobrolhos, é o gasta gasta que o povo logo paga... é a incompetencia e o compadrio, quase nunca julgados, quase nunca culpados, e depois estamos todos felizes e contentes e os alemaes é que sao os maus da fita

pois...







Defreitas disse...

Trata-se dum "loundge" internacional! Até talvez não sejam todos alemães! Patrício Branco tem razão : Educados em casa, mas quanto malcriados fora de casa...em férias! Não se pode descansar onde há um grupo de alemães. Tudo lhes pertence, impõem a sua lei...como de costume! Respeito as qualidades de trabalho do povo alemão. O gosto da ordem e da disciplina. Mas considero que vale melhor mantê-los à distância e impor-lhes o respeito. A eficácia do povo alemão é temível!
A mais ou menos 30 km desse aeroporto encontra-se a prova que sabem silenciar a humanidade.

Anónimo disse...

Contaram-me uma vez uma história curiosa. Uma portuguesa na Suiça, investigadora ou doutouranda numa universidade local, não me lembro, ficava tão irritada com a obsessão dos suiços com a limpeza, que andava com papelinhos de rebuçado na bolsa para atirar subreptciamente para o chão, incluindo em salões de casas para os quais era convidada, em jantares ou festas.
Isto é uma história sem moral nenhuma. Não me atrevo aqui a dizer o que penso verdadeiramente disto ;)

Anónimo disse...

Quatro argolas sobrepostas...
Em latim significa ouvir ou escutar.

Mensagem do PM aos portugueses?



Anónimo disse...

Recordo a expressão da minha Mãe quando, depois de ter ido à Alemanha, lhe perguntei: Então gostou? Sim, mas é tudo tão limpo!
Mas nem tudo é assim sisudo para o setentrião. É bem agradável o elevado nível sonoro das conversas em bares e restaurantes com gargalhadas francas, muito frequentes, sem a algazarra ininteligível a que se assiste por cá.
antonio pa

Anónimo disse...

Á sua atenção:

"Quando um governo gasta perdulariamente e se endivida até à bancarrota, os socialistas dizem estar perante uma «política de crescimento» e «para as pessoas». Quando um país tem que ser resgatado e viver austeramente para pagar as dívidas, os socialistas dizem que o país empobrece. Quando um défice é menor do que o previsto, ou seja, quando o prejuízo é menor do que se julgava, os socialistas vislumbram aí «uma folga». Quando o PIB cresce sem ser por obra do Estado, e o défice é reduzido, e as exportações crescem, e há um superavit comercial pela primeira vez em décadas, e os juros da dívida baixam dos 4%, e o emprego cresce, e o desemprego diminui, os socialistas desesperam.
Alberto Martins veio, ontem, explicar melhor o que tivesse ficado por explicar por Francisco Assis, candidato ao Parlamento Europeu, ou João Cravinho, promotor do endividamento via SCUTs e cabeça de lista do manifesto pró-calote: com auxílio estrangeiro e 3 anos de sacrifício os Portugueses salvaram-se da bancarrota socialista e conseguiram crédito e dinheiro bastantes. As ávidas elites socialistas acham que está na altura de, mais uma vez, elas gastarem tudo, «folgas», crédito, reservas e dinheiro (sempre para nosso bem, é claro).", do Blog "Corta-Fitas", J.Cruz

Alexandre

Anónimo disse...

Pois somos assim! mas talvez seja por isso que, quando "eles" não estão a trabalhar, gostam de vir até cá e dizem muito bem de nós... eh eh eh eh

Helena Sacadura Cabral disse...

Dos povos que conheço - e são alguns, porque nos 10 anos que trabalhei na Aeronáutica Civil viajei muito - os chineses são os que mais barulho fazem.
Devo confessar que quando vou a um restaurante gosto de sossego e que o barulho excessivo me incomoda porque me não deixa apreciar a companhia.
Por feitio sou organizada e disciplinada, pelo que pareço, neste campo, mais germânica que sulista.
Porém, mais barulhentos que nós são os espanhóis!

Mário Machado disse...

Pobres alemães sofrem no Brasil.

patricio branco disse...

ainda a propósito do tema, até os cães são silenciosos e obedientes por lá, conheci uma senhora alemã dona dum cão e o seu jovem cãozinho foi à escola de cães todos os sábados das 9 às 13 durante 2 anos
presumo que tinha 1 mês de férias no verão mas não perguntei...

Fernando Frazão disse...

No lounge da TAP do Aeroporto de Lisboa o ambiente é idêntico.
O mesmo se passa nos lounges de outras companhias aéreas desde Frankfurt, Pequim, Bali ou Tóquio
Na verdade a questão não tem a ver com a nacionalidade dos frequentadores ou do país em que estamos mas sim da educação das pessoas que o frequentam o que, normalmente, coincide com níveis educacionais elevados e/ou quem tem dinheiro ou estatuto para viajar em executivo ou ter milhas suficientes para ter acesso ao serviço.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...