sábado, março 08, 2014

Serviço público

O defeito deve, com toda a certeza, ser meu.

Ontem, assisti na televisão a um espetáculo comemorativo do aniversário da RTP. Foi um momento deprimente, uma sucessão barata de "flashbacks" de segunda ordem, feita de improvisos e de graças gastas, que a falta de reação do público presente muitas vezes viria a "premiar" devidamente. A boçalidade de alguns dos humoristas, com uma linguagem e uma '"elegância" ao nível de "stand-up comedy" de Fernando Rocha, parece provar que já se atingiu por ali o estádio de algum "quimbarreirismo". É uma pena que nem toda a geração pós-Herman José dê pelo nome de Ricardo Araújo Pereira. Mas, aparentemente, cada geração do humor português só pode ter um génio.

Hoje, tive a desdita de assistir a um episódio do Festival RTP da canção. Sei que posso ser considerado masoquista, mas deu-me para ouvir algumas das canções concorrentes. Quem não assustiu, não pode acreditar! Em face de algumas das canções apresentadas, nas suas inenarráveis letras (volta, nacional-cançonetismo, estás amplamente perdoado!) e no modo "gritado" como foram exibidas, com uma coreografia indigente, um espetáculo de Ruth Marlene pode ser considerado um momento sublime. Fomos entretanto esclarecidos que foi a RTP que escolheu os autores convidados para elaborar as canções. Se este é o nível de recrutamento possível, na música portuguesa, para a nossa representação na Eurovisão, então fica claro que continuaremos no terreno dos Homens da Luta, grupo "musical" que tanto nos prestigiou internacionalmente no passado.

É com uma programação a este nível que a RTP demonstra o seu elevado sentido de serviço público.

10 comentários:

Anónimo disse...

"Serviço Público" é um barrete que a corporação impõe aos outros para defender os seus interesses. Na minha infância fui obrigado pela RTP a assistir à destruição do país todos os verōes pelos fogos. Assisti também à arrogância de José Eduardo Moniz em directo a entrevistar políticos. Mais tarde Maddie e agora a austeridade. felizmente veio a Sic entretanto e melhorou muito a qualidade. Nem tudo acaba mal. Assisto ao Portugal directo da RTP como antes via País País.

Anónimo disse...

Subscrevo. Bastou observar os 2 primeiros minutos para prever a mediocridade dos programas.

Anónimo disse...

Façam como eu fiz: tirei o som e vi as imagens, de uma pimbalhada atroz. Com encenações dignas, por vezes, de um cabaret rasca. Assim vai o mundo... lembram-se. Apetecia-me contar uma anedota ordinária atribuída ao Bocage, mas não o faço porque isto é um blogue decente.

Portugalredecouvertes disse...

Às vezes fico triste com a falta de qualidade nos programas da TV
e tantas vezes para serem vistos lá fora
não é que o pessoal cá de dentro não mereça coisas melhores, e que quem tem boa voz e talento não merecesse ocupar os horários "nobres", mas assim continuam a pensar na UE que somos mesmo todos "totós"

Anónimo disse...

Qual "serviço público" RTP ?

Só no tempo dos meus pais, para "alimentar" pacóvios !

Alexandre

Anónimo disse...

O alforge de promessas da UE dentro e fora fronteiras é um saco roto, a realidade da sua eficaz "burocracia" conjugada com apetência de "aumentar" fronteiras, sem cosolidar internamente o federalismo europeu, leva a á situações ridiculas que acontecem agora. Gostando ou não de Putin,temtoda a razão.

Alexandre

Helena Sacadura Cabral disse...

Francisco
Deprimente penso que será bondade sua...
Como bondade será, desculpe-me, considerar RAP um génio do humor nacional.
O que RAP sabe muito bem fazer é levar os políticos a comer à sua mão, e isso, sim, será humor. Triste, claro!
Os Gato são, a meu ver, neste momento, um poderoso e eficaz grupo de marketing.
Mas isso nem sempre será humor. Quando eles surgiram havia, de facto, humor. Mas já foi há muito tempo...

Anónimo disse...

caro embaixador

deixe-me relembrar-lhe que a rtp internacional é uma maravilha, deixo apenas como entrada a passagem do "preço certo em euros" maravilha da televisao portuguesa e por certo dos programas mais interessantes de se ver quer no luxemburgo quer na china

vexa imagino estaria demasiado ocupado para poder ver estas perolas, sorte a sua!


cumprimentos

EGR disse...

Senhor Embaixador: concordo, palavra por palavra,com o post.
E que dizer do ar de satisfação daquele "moderno" ministro Maduro ou do não menor contentamento do Dr. Ponte?
Mas afinal não é para isso mesmo que eles ocupam os respetivos lugares? Isto é: as tarefas deles não são exactamente as de destruir tudo que seja publico? Bem vistas as coisas reduzir a RTP a um simulacro de serviço público é apenas um acto de coerencia com a ideologia dominante no poder.

Sérgio de Almeida Correia disse...

Não podia estar mais de acordo.
E confirmo que a indigência e a boçalidade parecem ser os fundamentos do novo "humor".

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...