terça-feira, janeiro 28, 2014

Dignidade

A sessão hoje organizada na Assembleia da República, em homenagem aos advogados que defenderam os presos políticos durante a ditadura do Estado Novo, é um ato de grande significado. A tarefa levada a cabo por esses juristas, em condições muito difíceis e correndo frequentemente riscos pessoais, dignificou a Justiça, que, à época, era miseravelmente representada por um punhado de "juízes" que a envergonhavam e aviltavam, no seu conluio aberto com os torcionários do regime. Um grande momento, a que infelizmente não consegui estar presente.

5 comentários:

Anónimo disse...

Há alguns anos atrás li "cartas de fuzilados", histórias do fim da vida de quem, em França, combateu o avanço da besta nazi.

Numa dessas cartas um jovem advogado, preso pelos nazis e a caminho do pelotão de fuzilamento, deixava uma palavra ao seu Bastonário ... tentei sempre honrar a minha toga.

Em tempo, a brilhante jurista angolana "Maria do Carmo Medina" tem publicado algumas das mais aberrantes peças jurídicas que a jurisprudência "dos próprios interesses" produziu em Angola nesses tempos.

N381111

Anónimo disse...

concordo consigo.

Só é pena que no Séc XXI, a justiça quando chega, vem quase sempre atrazada, desfazada no tempo !


Alexandre

Luís Costa Correia disse...

Foi uma sessão pautada por grande emotividade, que marcou profundamente quem lá esteve, o que por certo aconteceria com Francisco Seixas da Costa.

Figuras ilustres da nossa advocacia estiveram presentes, tendo sido recordados nomes prestigiados que entretanto já deixaram o nosso convívio.

EGR disse...

Senhor Embaixador:sem dúvida um acto de grande diginidade e justiça.
Na verdade é, cada vez mais, imperioso não deixar que a memória se apague.

patricio branco disse...

grande homem, jorge sampaio...

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...