terça-feira, janeiro 28, 2014

Capicuas

Há dias, passando por Campo de Ourique, olhei o prédio onde viveram uns familiares que já se foram há muito. Um casal. Ele era uma figura suave e sorridente; ela era uma mulher "de fibra", nem sempre fácil, palavra às vezes cortante. Completavam-se lindamente, como muitas vezes sucede.

A grande paixão dele (para além de Salazar) era o Benfica. Fazia parte de quantos acompanhavam a equipa pelo mundo, tendo estado presente nos momentos idos da glória internacional do clube. A minha condição de sportinguista desgostava-o. Eu era irónico nas conversas mas, sendo ele futebolisticamente "doente" e muito mais velho, optava por não ir muito longe nas minhas provocações, tanto mais que era uma pessoa sempre muito simpática para comigo. Numa visita minha a Lisboa, em fins de 1965, levou-me à Luz ver um "derby" com o Sporting. Para seu azar, o Benfica perdeu 2-4. Recordo a minha forçada contenção, no meio de uma bancada homogeneamente "lampiónica". E, estando perto do relvado, guardei para sempre na memória auditiva o ruído dos remates de Lourenço, autor dos nossos quatro golos.

A razão por que hoje falo desse meu primo é pelo facto de me recordar que ele tinha uma imensa e curiosa coleção de capicuas, em bilhetes de elétrico. Nas suas deslocações diárias, ao longo de décadas, entre os Prazeres e o seu emprego na rua da Conceição, entretinha-se a coletar esses números de dupla leitura, não sei se por arranjo com o cobrador ou por cumplicidade de "fellow-travellers".

Mas a que propósito vem hoje esta história das capicuas? perguntar-se-á com legitimidade o leitor. É muito simples: eu próprio tenho vindo a colecionar as minhas capicuas. Hoje, por exemplo, obtive a sexta. Mas não é uma coleção que me dê excessivo prazer, confesso.

22 comentários:

Helena Oneto disse...

66! Muitos Parabéns!

Anónimo disse...

Parabéns. TCHIM! TCHIM!

Ésse Gê (sectário-geral) disse...

Há mais capicuas à sua/nossa espera.
Parabéns

Isabel Seixas disse...

Parabéns senhor Embaixador.
Sem dúvida que o ano de mudança da sua atividade profissional o manteve no ativo.

Anónimo disse...

E eu digo tambem

Muitos parabens e muitos anos de vida!!!!

Cuidado com as capicuas, nao tenha a tentacao da tripla 666!!!!

Lembra-se do dito e horrivel filme "OMEN"? Nao caia na tentacao de viver mais 100 anos!!!!!

Ate ja. Saudades de Londres

Forte abraco

F. Crabtree

Anónimo disse...

Todos os bilhetinhos da fotografia, vê-se, passaram pelo funcionário, ou funcionária, do alicatezinho para o obliterar com o buraquinho... Milhares de empregos só para fazer os buraquinhos...
Gosto mais da palavra buraquinho, em português, do que desta: "fundo do desemprego".
José Barros

Anónimo disse...

Por falar em capicuas é uma anedota a história dos vistos gold. O DN noticia hoje que China, Emirados Unidos, Rússia e Colômbia são prioritários. Na UE as ovelhas ranhosas em matéria de vistos gold são Portugal, Letónia e Malta. Na Letónia a mafia russa compra um apartamento por 70.000 euros que nunca irá utilizar na capital a fim de poder entrar livremente na Europa. Em Malta a cidadania vende-se a 600.000 euros, o que o Parlamento Europeu desafia. Em Portugal onde as coisas funcionam mal um cidadão estrangeiro que aqui entre por mais de três meses não pode fazer a sua declaração de entrada no aeroporto, mas tem que ir para cascos de rolha, a Odivelas, e depois de entrevista marcada, para a fazer. Mesmo escrito isto aqui, é certo que nada irá suceder e a inoperacionalidade continuará a reinar...

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Senhor Embaixador

Enorme abraço de parabéns pelo dia de hoje

Anónimo disse...

Parabéns e que conte muitos !


Alexandre

Anónimo disse...

Eu ontem também fiz uma capicua, mas era de cincos. Desejo sinceramente que quando eu fizer a de oito, o Senhor Embaixador faça a de nove. Depois, acabam-se as capicuas mas espero que fiquemos ambos por cá. Também espero que ainda haja comida e bebida para festejarmos. Com saúde em geral e dentes em particular.

Sine die disse...

E lá venho eu, meio esbaforida com um ramo de malmequeres para festejar uma vida tão rica e que tem a generosidade da partilha.
Parabéns, Senhor Embaixador!

(Caramba, ainda que há blogues!)

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 09.13, se me permite:

ovelhas ronhosas, vem de ronha e não de ranho!


Muitos parabéns e muitos anos de vida Senhor Embaixador.

Anónimo disse...


Parabéns e "aquele abraço"!

Isabel Botelho

Anónimo disse...

Parabéns.

N381111

Anónimo disse...

Parabéns Sr. Embaixador! É da "praxe" felicitar quem completa cada volta em torno do sol à boleia da terra! O Sr. já deu 66 voltas?!...eu faço-o com todo o gosto!
antónio pa

Anónimo disse...

Mesmo não sendo politizado como os seus pares, desejo-lhe "many happy returns".

Felipa Monteverde disse...

Bem, tão elegante capicua não poderia deixar de merecer um comentário da minha parte, desejando-lhe que consiga ainda mais três.
Abra uma garrafa de champanhe, ou de um bom vinho, e beba à saúde de todos.
Tchim, tchim!

margarida disse...

Tanta palavrinha para deixar a pista de que é o menino aniversariante!
Muitos parabéns. E ainda mais mimos. Somos sempre pequeninos neste dia, os meninos dos nossos pais e das nossas mães, que estão mais do que nunca connosco nalgum momento especial do dia. Sabe como é.
:)

Anónimo disse...

Os parabéns - atrasados - da 'velha senhora', a que junto os meus:

à bela helena, a primeira,
à isabel e à margarida
junto-me eu, rimalhadeira,
com votos de longa vida
bem comida e bem bebida.

bebemoro co'alvarinho:
continue a ser feliz!
porque muito o acarinho
junto outro voto que fiz:
seja útil ao país!

Helena Oneto disse...

A velha senhora é um poço de sabedoria! Bem haja minha amiga:)!

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Francisco
A seguir virão os 77, os 88 e os 99. Depois 101 é uma bagatela!
Abraço. É um jovem e com a sua pedalada nem os da idade de Cristo concorrem!

João Casal disse...


Boa noite,

Sou coleccionador de tudo o que é capicuas e como vi que o senhor tinha feito esta publicação resolvi contactar na esperança que o senhor tenha capicuas repetidas para troca ou que tenha deixado de coleccionar e que possa vender as que tem.

Cumprimentos
João Casal

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...