sábado, novembro 16, 2013

Vingado

Eu tinha sete anos. De visita a Lisboa, fui com o meu pai, primos e tios, ao estádio do Jamor. Portugal jogava contra a Suécia. Nada de muito importante, apenas um jogo particular.

Portugal, por esses tempos, andava muito longe das provas mundiais ou mesmo europeias. Pelo contrário, em jogos internacionais o nosso país tinha então um comportamento medíocre e levava "abadas" monumentais, de que (felizmente) já nos esquecemos, entretidos que andávamos com os paroquiais Sporting-Benfica, com o Porto então a levantar a cabeça apenas a espaços, nesses tempos em que o sr. Andrade (daí o nome de "andrades", sabiam?) pagava as bancadas do estádio da Constituição e o sr. Adriano Pinto ainda não tinha levado a gestão da arbitragem para locais à sombra do viaduto Gonçalo Cristóvão.

Como é óbvio, não tenho a menor recordação do jogo de 1955. Ou melhor, desde sempre mantive uma vaga ideia de que o mítico Matateu fazia parte da equipa. A minha precocidade futebolística nem sequer registou os dois golos com que (agora verifico) José Águas terá atenuado, na segunda parte, o seis "secos" que Costa Pereira encaixou.

Ontem, num hábil desvio de cabeça a um cruzamento precioso de Miguel Veloso, Cristiano Ronaldo vingou-me essa tarde de 1955, no velho Jamor. Embora agora fosse na Luz. Mas tudo está bem quando acaba bem.

2 comentários:

Carlos Fonseca disse...

Seis secos? Bem feito, quem mandou o seleccionador colocar o Costa dos frangos na baliza, quando tinha o Carlos Gomes - o melhor guarda-redes que vi jogar - à mão?

P.S. - Eu tinha onze anos quando o meu pai me levou, também pela primeira vez, ao Estádio Nacional (o velho Estádio de Alvalade, onde tive lugar cativo durante vinte anos, estava em construção), para ver o Sporting ganhar ao Porto. Creio que por 5-1.

Até aí só via o Sporting quando jogava em Coimbra.

Anónimo disse...

A minha "estreia" no Jamor foi em Março de 1949, tinha eu 8 anos, na companhia do meu Pai, para assistir a um Portugal-Espanha amigável. Até então Portugal só tinha ganho uma vez a Espanha (segundo a Wikipedia, dos 33 jogos realizados de 1921 a 2010 entre as duas equipes peninsulares, nós ganhámos 5, empatámos 12 e perdemos 18).
Daquela vez houve um empate a 1-1, mas poderia Portugal ter ganho não fosse o Octávio Barrosa, um grande defesa-direito do Sporting, ter falhado um "penalty", apesar de ser especialista na matéria.
Aliás, a única imagem que guardo do jogo é ver o Barrosa, deitado no relvado a chorar a sua má sorte. Barrosa esse que era uma pessoa "de posses", tendo dedicado a sua vida a negócios rendosos. Talvez por isso e por ser generoso por natureza, houve pelo menos um ano em que devolveu ao seu clube os prémios dos jogos que tinha ganho. Lembrando esse facto, presto homenagem a esse dedicado "leão", sendo eu uma "águia" desde que me lembro de existir.
Mário Quartin Graça

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...