sábado, outubro 19, 2013

Luis Filipe Costa


Pode dizer-se que, em Portugal, a informação radiofónica viveu dois períodos: antes e depois de Luis Filipe Costa.

Quem teve o privilégio de apreciar, nesses anos 60 e 70, o jornalismo que era produzido no velho Rádio Clube Português não esquecerá nunca Luis Filipe Costa, a sua voz e as fantásticas equipas que soube conduzir, num período que para sempre ficou na história da nossa rádio. Uma história que passou pelo 25 de abril, onde o Rádio Clube, nessa data fundacional da nossa Democracia, ficou conhecido como a "Emissora da Liberdade".
 
O rigor da produção noticiosa liderada por Luis Filipe Costa fez escola. Esse era um tempo anterior ao jornalismo radiofónico "ofegante", cheio de "ahaaas..." a encher hesitações, com vozes medíocres e atabalhoadas que agora campeia por aí, atingindo mesmo, nos dias de hoje, a bela aventura que já foi a TSF.

Luis Filipe Costa dedicou-se depois à escrita e ao cinema. Ontem, tive o gosto de o encontrar numa livraria lisboeta e com ele lembrei esse tempo fantástico que muito marcou a minha geração.

6 comentários:

Isabel Seixas disse...

Pessoas que são boas lembranças.

Defreitas disse...

O Sr. Embaixador compara o jornalismo português "sério" dos anos 60,70 e aquele que impera hoje nos media,ofegante e cheio de haaa !, particularmente na rádio. Fui sempre muito admirativo da luta que existe nos media para dominar o "mercado". Mas o espectáculo mais aflitivo é na televisão.

O que está em jogo nas contendas eleitorais é o poder e os privilégios que este procura, o poder para si, a sua família, os seus amigos, as suas relações, o poder para favorecer um sistema do qual eles são os principais beneficiários,
Ora os media trabalham o "mercado" em paralelo com os políticos. O bom palpite de quem será o vencedor na contenda eleitoral, é primordial. Convém jogar e não se enganar no bom Joker e no bom cavalo. O trabalho de destruição dos "loosers" potenciais é um jogo que começa bastante cedo nos media, antes da data da corrida! Com subtileza ou com grosseira manipulação, é vê-los "puxar" o tapete sob os pés dos "condenados" , com resultados por vezes inesperados! Chirac que parecia condenado, ressuscitou e Balladur mergulhou no abismo.
Quando se "faz política", deixa-se aos especialistas, aos espertos do marketing politico, o cuidado de falar do interesse publico e outras ninharias. O interesse publico é "uma variável de ajustamento" da estratégia da ambição política.
Os media seguem fielmente o movimento excitando o bom povo com duelos ridículos entre políticos mais mentirosos uns que outros, entre personagens, puros produtos do marketing político fabricados pelos conselheiros em comunicação, interrogados pelos jornalistas da casa e outros "politólogos" e "espertos" que fazem subir a pressão com as pequenas frases "assassinas" dos pretendentes ao poder.

E quando há só no palco estes economistas espertos que explicam ao bom povo, que não há nada a fazer, que os constrangimentos são necessários e que deve sofrer e calar , ainda vá. E mesmo que votamos por vezes por mentirosos e mesmo vigaristas que aproveitam ao máximo do poder! Mas , e em França é corrente, há também os cantores, as vedetas de cinema, da televisão, corredores ciclistas e outros judocas e jogadores de futebol, de ténis, treinadores, ... que pertencem à Corte e dão a sua opinião ! Todo este pequenino mundo está persuadido de constituir a "elite" por uma simples razão : eles passam na televisão !!! Os jornalistas procuram o scoop!
Este mundo, verdadeiro fertilizante da decomposição do pensamento político, fertiliza um sob produto de degenerescência cidadã que só tem um objectivo : Nos fazer tomar a nuvem por Juno ! ( "Prendre des vessies pour des lanternes ! C'est çà ?"), nos fazer esquecer a realidade presente enquadrada por traições passadas e traições futuras !

O grande scoop estes dias, foi a vedeta que se empertigou e abandonou a presidência de Miss France, vejam lá a perda ! foi Alain Delon, que num "plateau" de televisão disse todo o bem que ele pensa do Front Nacional, racista e nazi, que ele apoia a fundo, mesmo se não paga os impostos em França mas na Suíça, e que os media, com justa razão, não o pouparam.

Por esta vez, os media tinham lá alguns da têmpera do Filipe Costa.

Anónimo disse...

Era um dos mais duros comunistas na comunicação social portuguesa mas tudo é possível. Ver Zita Seabra.

EGR disse...

Senhor Embaixador: tal como escreve Isabel Seixas, de facto, profissionais da qualidade de Luís Filipe Costa, são boas lembranças.
E acrescento que face a quantidade dos que V. Exa., há tempos, designou como "analfabetos profissionais" que por aí pululam, daqui alguns anos não haverá lembranças boas.
Talvez não haja, sequer , lembranças.

Anónimo disse...

Caro Anonimo das 17:11

'Ver Zita Seabra'...ver Zita Seabra...parece-me que essa antes de o ser (comunista) ja o nao era! Coisas!

'Good luck and good night'.

Saudades de Londres

F. Crabtree

Anónimo disse...

Caro Anonimo das 17:11

'Ver Zita Seabra'...ver Zita Seabra...parece-me que essa antes de o ser (comunista) ja o nao era! Coisas!

'Good luck and good night'.

Saudades de Londres

F. Crabtree

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...