quarta-feira, outubro 23, 2013

Discriminação

Aqui entre nós, não deixa de ser uma suprema humilhação para Portugal o facto de, nas revelações que vão surgindo sobre as espionagem pelos serviços secretos americanos a políticos de vários países, não ter aparecido a mais leve referência a Portugal.

Então ninguém escuta os nossos governantes? Ninguém quer saber o que eles dizem? Ou será que os americanos já conhecem o "guião para a reforma do Estado" e nós não? Estarão a copiá-lo?

Faça-se devida justiça à oposição, que bem tentou remar contra a maré, denunciando escutas à sua sede. Mas também ninguém os ouve...

9 comentários:

ignatz disse...

atão e a inventona de belém, nome de código face oculta, tamém conhecida pelo ò-da-joana, não existiu?

patricio branco disse...

é bom, é mau? Houve ou há? escutas americanas
E nessa da sede do partido, foi bom não haver? ou teria sido preferivel para o partido haver algum microfone escondido?
umas escutas em 3 ou 4 sitios estratégicos não seria mal, e que houvesse autofalantes e amplificadores no rossio e saldanha para ouvirmos bem tudo...

Anónimo disse...

Se fosse no tempo dos “Bush”, as “cobras e lagartos” que já não teriam sido escritas e ditas por aí, pela classe politica sectária “esclarecida” da “linha”. Para não falar do escarcéu que seria, se as “narrativas” a nível doméstico tivessem outros proclamadores…
Os IS americanos devem ver-se atrapalhados para interpretar as “mensagens codificadas” que serão adotadas pelos nossos governantes! Até há confusão entre eles: Quando um diz uma coisa outro faz ou diz o contrário… e já vem de longe, como se vai sabendo…
antonio pa

Defreitas disse...

Talvez fosse necessário, para Portugal, um chefe de Estado como a Dilma Rousseff que, na Assembleia da Nações Unidas , deu que falar sobre o assunto, fazendo um discurso que os media não divulgaram como devia ser. Discurso muito severo no qual ela condena a espionagem de todas as comunicações da Petrobas pela NSA, que os serviços britânicos- a GCHQ - também espionaram. Esta é uma espionagem económica. Mas a NSA espionou também durante anos, os courriels internos entre a presidente e a sua equipa.
Extratos: .
"Trata-se do caso mais grave de violação dos direitos do homem e do cidadão, um caso de invasão e de roubo de informações confidenciais e secretas das actividades comerciais. E trata-se sobretudo dum caso de desprezo da soberania nacional do meu pais.
Protestamos já junto do governo americano e exigimos explicações, desculpas e garantias que tais actos ou processos não se reproduzirão. Governos amigos e sociedades que querem criar partenariados estratégicos sinceros, como na nossa situação, não podem admitir tais acções ilegais como se tratasse duma guerra normal em negócios. Estas acções são totalmente inaceitáveis."
O Brasil vai depor junto das Nações Unidas uma proposta de regulação da Internet ao nível internacional .
Após Dilma Rousseff, Obama , no seu discurso, não consagrou uma só palavra ao discurso precedente da sua colega Brasileira!
Obama, entretanto, disse algo de interessante. " Os EUA estão prontos a utilizar todos os componentes do seu poder militar para proteger os nossos interesses . Garantiremos o acesso livre do mundo aos recursos energéticos."
Resumindo, os EUA consideram que os recursos naturais por toda a parte no mundo são a sua propriedade. Uma maneira de confirmar o que todos sabíamos, isto é, que a invasão do Iraque foi precisamente a "protecção" do petróleo e não o perigo das AMD de Hussein.
A espionagem da NSA vem demonstrar o carácter imperial desta super potência que pretende dominar o mundo em todos os aspectos ; Militar, económico e cultural . E que Obama não tenha abolido o Patriotic Act de Bush , do qual a espionagem da NSA é um componente, demonstra uma vez mais que, democrata ou republicano, todo governo americano só tem um objectivo : a dominação do planeta. Obama enganou muitos dos seus admiradores.

Enfim, na minha opinião, Portugal não precisa de ser espionado : Como no tempo de Carlucci , em 1974, em Lisboa, o olho de Washington continua presente e obtém todas as informações que desejar. Portugal não tem segredos para os Americanos. E a NATO completa o dispositivo.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Alexandre: não comungo as suas fobias, pelo que não abro aqui espaço para elas, desculpe lá!

Anónimo disse...

A CIA já não gosta de nós e deixou de transportar presos raptados com escala em Lisboa.

Anónimo disse...

Caro embaixador, como sabe melhor do que eu, desde o Dr. Barroso se formou em George Town e o Dr. Portas prestou vassalagem a Carluici, dificilmente se passa alguma coisa em Portugal que eles não saibam de antemão. Para quê gastar dinheiro a espiar ,basta controlar os centros de decisão. Não será o que se passa?

Pedro disse...

Ninguem escuta ???

o francisco só pode andar distraido!

Então...o PGR aqui atrasado tinha lá os mics na gaveta...

O Cavaco tinha escutas nos virus do desktop...

O Seguro tb diz que era escutado, mas não era no desktp, era no Rato!

o Vara diz que não é no Rato mas é no Robalo!

o JMF tb era escutas. mas este diz que eram no mail!

...junta-se a isto, tudo o que se escuta dos processos em Segredo de Justiça...


vai daqui, extródinario seria, no meio disto tudo...os Americas encontrarem alguma coisa que ainda nõ tivesse sido escutada..isso sim seria fantastico!



P.S - as escutas são tantas, mas tantas que até mandaram as do apitodourado fora, veja lá!

Anónimo disse...

Onde fica Portugal? Foi onde nasceu o meu cão.
a)Barack Obama

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...