terça-feira, junho 25, 2013

Angola

É um livro garantidamente polémico. Tenho muito gosto em apresentá-lo, porque aborda um tema que continua envolvido em alguns mitos/verdades dos quais, talvez não por acaso, a nossa história política contemporânea nunca se libertou. 

É um assunto que sempre me interessou. Vivi o tempo decisivo de 1975, como militar. Assisti então a Assembleias do MFA, onde a questão era abordada. De seguida, ainda nesse ano, mas já como diplomata, acompanhei o assunto no Ministério dos Negócios Estrangeiros. A partir de 1982, e por quase quatro anos, estive colocado na nossa embaixada em Luanda, período em que tive a oportunidade de revisitar, com amigos angolanos e portugueses, muito do que por ali se passara sete anos antes. Essa foi também uma oportunidade para tentar perceber o traumatismo dos acontecimentos de 27 de maio de 1977, uma data trágica de clivagem que, embora possa não parecer, tem muito a ver com tudo aquilo que o livro relata. E, sempre como interessado no tema, li muito do que, cá dentro e mesmo lá fora, se publicou sobre o tema do processo de independência de Angola - embora não tivesse tido acesso a uma imensa parte dos documentos que Alexandra Marques agora traz a público, pela primeira vez.

Alexandra Marques é uma jornalista que enveredou, há alguns anos, por um percurso académico na área da historiografia. Felizmente, manteve o registo de escrita da sua profissão anterior, o que confere ao livro um ritmo interessante e ágil. Sem a menor dúvida, aconselho a leitura deste seu trabalho.  

Na FNAC do Porto, pelas 18 horas de quinta-feira, dia 27 de junho, lá estarei a falar do livro e, incidentalmente, de Angola, um país que, como hoje se constata, é a única ex-colónia de que Portugal não se tornou independente.   

7 comentários:

patricio branco disse...

sim, é verdade que é assim...

Alcipe disse...

Eu estava lá em 1977. Sou contra esta santificação post-mortem do nitismo, tão politicamente correcta agora. Tenho boas razões para pensar (e se quiseres indico-te fontes) que os nitistas não tinham o apoio do PCP (queriam pelo contrário dar lições ao PCP) e foram um joguete ingénuo nas mãos do KGB, que, esse sim, conseguiu dar uma lição e pregar um grande susto ao Agostinho Neto. Se os nitistas tivessem ganho, teriam assassinado tantas pessoas ou mais do que o fez a facção vencedora.

patricio branco disse...

segredos num livro de investigação histórica parece-me termo pouco adequado, um pouco a chamar à curiosidade do publico, portanto à venda. segredos da biblia, segredos do vaticano, dos templarios, etc.
bem sei que deriva de secreto, mas tem outras conotações.
é bom que um livro se venda, mas poderia talvez haver outro termo para segredos, os investigadores que o digam.
boa sessão de apresentação no lançamento no porto, pois.

Anónimo disse...

"Angola, um país que, como hoje se constata, é a única ex-colónia de que Portugal não se tornou independente."

Não se tornou independente poque em Portugal, o PCP e dependentes, aproveitando e envolvendo-se no MFA, travou a democracia em 1975 em Portugal, desviando a atenção dos portugueses continentais para o assunto, martelando sempre "os fascistas brancos de angola contra a libertaçãso dos povos", criando mesmo uma aversão aos chamados "retornados" cuja maioria nunca tinha posto os pés em Portugal.

Destrui-se a "economia fascista" em Portugal em nome de novos ámanhãs cubanos-europeus, que, por ironia foram eliminados pela queda do muro de Berlim.

O livro é essencial para compreender as actividades de presonagens como Rosa Coutinho a enviesar a sua missão.

O livro que já conheço á 2 semanas,deve ser lido pelas novas gerações para aprenderem um período da história da luta pela democracia e lberdade, da qual ainda estamos a pagar a factura.

Aproveito para saudar dois portugueses pós 25 de Abril :

Salgado Zenha e Sá Carneiro

Alexandre

Anónimo disse...

A suposta "doutora" "escritora" meteu os pés pelas mãos neste blogue!!!
http://www.blogger.com/comment.g?blogID=18608464&postID=5424594651807370477

Uma entrada de leoa com uma saída de ursa!!!
tssk tssk

Anónimo disse...

Assisti à chegada da ponte aérea que devolveu os portugueses de Angola a Portugal. Enfim.... na altura não lhes queria estar na pele. Tudo o que se possa escrever sobre este assunto não me fará nunca aceitar como se passou. Mas... eu até nem sou politizado por isso não conto.

Anónimo disse...

Portugal vai continuar a ser "dependente" de Angola enquanto ela absorver uma grande parte dos portugueses que procuram trabalho e também pelos números das nossas exportações para lá.

Malgré tout!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...