domingo, maio 19, 2013

A bola

O Futebol Clube do Porto acaba de ganhar o campeonato. O Benfica, que, sem a menor dúvida, mostrou no campo um melhor futebol do que o de qualquer outro clube, ao longo de toda a época, ficou em segundo lugar, aquele que alguns consideram ser "o mais parecido com o último". O meu Sporting teve uma classificação historicamente modesta, mas bem merecida pela mediocridade do futebol que praticou.

Estou a ouvir na televisão os adeptos dos dois clubes que hoje mais estiveram em evidência. Para alguns, de um lado e de outro, estas coisas parecem ser o mais importante das suas vidas. Provavelmente, são mesmo! 

14 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se o Sr. Embaixador percebe alguma coisa de futebol para as afirmações do primeiro parágrafo! Mas sei que tem toda razão e autoridade para lamentar os sentimentos expressos pela mole popular. Passam os anos e parece que, nestas questões, tudo é muito mais rudimentar...
Mas, nós portistas, ao menos, contribuímos para uma forte receção do PIB (do Pesporrente Imperial Benfiquismo).

Anónimo disse...

É engracada a arrogancia com que continuam a classificar os adversarios de eternos arrogantes.

EGR disse...

Senhor Embaixador: o que.francamente, me deixa irritado é a insistencia dos reporteres nas mesmas perguntas proporcinando sempre as mesmas respostas.
É um verdadeiro apelo a expressão dos mais descontrolados sentimentos dos adeptos.

Anónimo disse...

A recessão (agora corrigida) também é jornalística: Os mesmos que vejo diariamente em todos os eixos (do mal e do bem) a dissertarem com “grande profundidade” sobre medidas financeiras e económicas (e todas), ridicularizando os ministros, estão agora mesmo, nos dias seguintes e trios de ataque a criticar, com toda a “competência”, o árbitro porque viu um penalti que não existiu e o treinador porque a tática foi de “retranca”…Esfreguei os olhos para confirmar que não estava a ver mal! Que sabedorias espantosas…

freitas pereira disse...

O futebol é mais que nunca o símbolo do "sport business", uma industria bem rodada que cria as suas próprias stars e os propulsa por meio de milhões de euros nos campeonatos europeus. Os clubes ingleses, espanhóis, franceses e alemães preferem os homens de negócios, os "people" , os oligarquas e os emires, aos "génios" oriundos das classes trabalhadoras de ontem. O estádio é agora um lugar de encontro na moda, onde se fazem negócios, e onde os políticos se devem mostrar para não serem esquecidos.
Encharcado de vez em quando em historias de sexo, de salários e prêmios escandalosos, é o espelho duma certa sociedade excessiva, em perda de referências, uma sala dos mercados que terá deixado os seus valores no vestiário. Estamos longe dos meus "matches" com a bola de trapos, que o Sr.José Barros e eu afeccionamos!

Este paralelo pode parecer simplista, mas os sintomas são similares: omnipresença do dinheiro, individualismo exacerbado, orgulho, medias servis utilizados até à exaustão, violência verbal e não só, dentro e fora dos estádios, que os dirigentes dos clubes têm dificuldade a gerir, racismo e xenofobia... tudo isso está presente!
Apesar de tudo , o futebol resta um desporto excepcional, um catalisador de emoções colectivas sem equivalente, o desporto popular por excelência.
Pena é que não possa ser posto ao serviço da educação das massas, no sentido do respeito da ética e da formação do cidadão.

Manuel Henrique Figueira disse...

Senhor Embaixador:
Pegando no profundo e original argumento do 1.º comentador [Anónimo], direi que estão muito bem uns para os outros (portistas e benfiquistas, o caso em apreço, mas em redor não vejo muito melhor).
Aliás, as estratégias são semelhantes, a pesporrência, a falta de inteligência e, sobretudo, de coerência dos argumentos, são filhas da mesma cultura (ou da falta da dita).
Se um árbitro não marca um penalti (ou 2 ou 3) a favor do Sporting, é sujinho. Se inventa um penalti fora da área, em que o infractor nem chega a tocar no jogador que tropeça na relva e se atira para o chão, se ainda por cima expulsa o jogador que «comete» a falta inexistente, e logo no início do jogo, é limpinho.
Enfim, esperava melhor neste espaço de tolerância, inteligência, boas maneiras, afabilidade e educação que o senhor nos disponibiliza.
Se calhar estou a querer demasiado para as nossas posses... é que andamos a viver acima das nossas possibilidades desde há muito tempo, é o que os presidentes e treinadores da política nos dizem.
E se calhar é verdade.

Anónimo disse...

Realmente o penalti de ontem não existiu (o mesmo não se diga nem da falta nem do vermelho).

Foi assim como que um penalti "à Capela", perdão, foi "à benfica"....

E sim, Sr. Embaixador, o futebol ocupa uma parte substancial da vida de muitos.

O que é incompreensível para alguns é fácil perceber para outros, quando não se tem mais nada que nos faça feliz.

Anónimo disse...

Infelizmente são !

País de "joãozinhos das perdizes" (Julio Dinis) ! ....uns orientados por peralvilhos... outros.por novos-ricos!

Em 2013:

Farsantes, Futebol e Fado!

Alexandre

Anónimo disse...

"Estas coisas parecem ser o mais importante das suas vidas". Esta sua "narrativa..." assenta que nem uma luva. Mal de nós, Portugueses!

Isabel Seixas disse...

Não deixa de ser interessante a análise detalhada que se faz de cada jogo quase jogada a jogada. Um rastreio de acuidade visual através da interpretação de imagens de jogo de futebol daria uma panóplia de diagnósticos quase infinita , sendo que alguns conseguem ver para lá das imagens...
O resultado da medição de forças entre uma proatividade e uma reatividade é por vezes desconcertante é isso que torna o futebol aliciante...
Depois é um assunto acessivel para entabular diálogos, afinidades, controvérsias...
Preocupante o fanatismo e a ausência de fair play de alguns adeptos.

Anónimo disse...

Tenho pena, mas nunca irei perceber o atractivo que o "football" tem para atravessar transversalmente a sociedade portuguesa da forma como atravessa mas..... o defeito deve ser meu....

diogo disse...

é o ópio do povo

Anónimo disse...

"Para alguns, de um lado e de outro, estas coisas parecem ser o mais importante das suas vidas. Provavelmente, são mesmo! "

pois. é que no futebol as coisas mudam. ha vitorias, ha derrotas, e mais ou menos o melhor, no fim e premiado.

veja a quantidade de votantes das eleicoes do benfica e do sporting.
é porque as pessoas acreditam que o seu voto vale alguma coisa.

quantos politicos é que ha que dirijam o pais, com o interesse do pais acima de tudo, como fara pinto da costa com o seu fcp?


pois...

Anónimo disse...

Numa altura em que N. S. de Fátima desempenhou(a) um papel tão decisivo na política do país, andam estes superficiais a falar de futebol e fado... Valha-nos S. Jorge.

Saudações leoninas.

Guilherme.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...