sábado, setembro 29, 2012

UTAD

Decidi colocar ontem um ponto final à colaboração que, desde 2009, prestava à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), saindo do respetivo Conselho Geral, a que presidia. Fui acompanhado nesta decisão por um grupo de outros membros da sociedade civil, oriundos de diversos setores exteriores à universidade, que, para aquele órgão e tal como eu, haviam sido convidados.

Foi um trabalho muito interessante, uma tarefa onde, de forma desinteressada, com algum custo pessoal, procurámos ajudar a refletir sobre uma estratégia nova para a universidade, capaz de lhe permitir enfrentar as grandes dificuldades com que hoje se debate. Porém, numa reflexão conjunta, acabámos por concluir que persiste na UTAD uma inércia e uma resistência à mudança que torna sem sentido a nossa participação. Tal como dissemos no documento em que assumimos a nossa demissão, esperemos que outros tenham "mais arte e mais sorte para ajudarem a dar um novo rumo à UTAD, que permita a sua sobrevivência e o seu progresso".

A UTAD é uma excelente universidade, dispõe de um prestígio e de uma qualificação em certas áreas técnicas que pede meças a outras instituições congéneres, mas necessita urgentemente de concentrar os seus recursos naquilo que melhor sabe e deve fazer, à luz da sua história educativa, evitando alimentar uma dispersão que se arrisca a degradar a sua imagem. Para a afirmação da UTAD no tecido universitário português impõem-se, na nossa perspetiva, séria ruturas e algumas drásticas mudanças. E a vontade para as levar a cabo, a nosso ver, não existe.

Não foi sem alguma pena que tomei esta decisão, relativa à universidade da minha terra. Porém, estou certo de que quem conhece a UTAD e a sua situação perceberá o porquê deste gesto.

14 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Porque será que é sempre assim?!
Mas, acredito, os grãos deixados nestes anos de trabalho hão-de fortificar!

Isabel Seixas disse...

Sei de antemão que tinha grandes admiradores,nomeadamente entre os professores sobre a idoneidade do seu desempenho no cargo de presidente do conselho geral da UTAD.

Julia Macias-Valet disse...

"...impõem-se, na nossa perspetiva, séria ruturas e algumas drásticas mudanças. E a vontade para as levar a cabo, a nosso ver, não existe."

Sera um problema nacional ?

Ha dias alguém me dizia por aqui que a imagem que tem dos portugueses é a de um povo resignado...ora bolas é a pior coisa que me podem dizer dos meus.

So espero que a sua decisao e a de os que o acopanharam tenha o efeito de um "electrochoque"

Borges Machado disse...

Senhor Embaixador.
Sou um seguidor à muito tempo das suas "crónicas" neste seu Blogger.
Só Homens com "H GRANDE" é que tomam posições como a que tomou!!
Infelizmente, grande parte das pessoas com responsabilidade neste País falta-lhes entre outras coisas, verticalidade, honradez, honestidade, sentido do dever!!!
Está de parabéns pela posição que tomou" bm

Helena Oneto disse...

Senhor Embaixador,
Admiro a coragem dos signatarios que incisivamente apontam as razões da sua demissão! Subscrevo inteiramente os quatro primeiros comentarios a esta triste noticia que corrobora, uma vez mais, a falta de estratégia e de idoneidadeda de uma "elite" que contribui, hélas, a minar o nosso pobre pais.
Bien à vous!

gherkin disse...

Decisões como esta, quando se serve com grande esforço e espírito construtivo, dificilmente são tomadas. Sei o bem, também por experiência própria! Oxalá que a mensagem seja ouvida. Mas será? Abraço.

Anónimo disse...

Porquê só agora? Nós, cidadãos comuns, temos tido notícia, mesmo na imprensa, de graves problemas na UTAD, antes de 2009: má gestão, professores de qualidade duvidosa (o que ainda é mais grave para os excelentes professores que sabemos que tem) e mesmo favores escandalosos, além dos bem explanados no comunicado que apresenta.
Como não acontecia nada, limitamos-nos a encolher os ombros e pensar: é o que se passa pelo País, ou é verdade ou boato, mas nunca vamos saber!
(O lettering da foto sugere um dito à Zé povinho: queres que dê um conselho à UTAD? DATU!)

patricio branco disse...

há que saber decidir sair quando isso é o correcto, não vale a pena insistir e permanecer quando de nada adianta

Anónimo disse...

parece-me que cada um deve tentar fazer o seu melhor pelo que acha mais importante si e para o pais

bem haja





Anónimo disse...

Bonita saída, em que mantém a sua preocupação antecipada com os destinos da Instituição aonde colaborou com a sua sabedoria de experiência feita. Fez-me lembrar a "última aula de alguns professores" onde não enumeravam momentos menos justos de avaliação da sua actividade e, nem sequer o número de obras que nos tinham deixado. Obras que ainda hoje saem da preteleira muitas vezes...

Anónimo disse...

Bonita saída, em que mantém a sua preocupação antecipada com os destinos da Instituição aonde colaborou com a sua sabedoria de experiência feita. Fez-me lembrar a "última aula de alguns professores" onde não enumeravam momentos menos justos de avaliação da sua actividade e, nem sequer o número de obras que nos tinham deixado. Obras que ainda hoje saem da preteleira muitas vezes...

Pedro Maria Peixoto disse...

Caro Sr. Embaixador Seixas da Costa
É sempre de lamentar quando vimos sair de uma instituição pessoas que a podem valorizar, motivar e redefinir. Agora que não pode contar convosco, oxalá a UTAD, no futuro, possa, com o vosso gesto, compreender a importância das mudanças que tem pela frente, a bem da região, do país e de si própria e de que essas mudanças não são uma questão de estratégia, mas de sobrevivência. Bem-hajam pelo vosso trabalho.

JOAQUIM BARREIRA GONÇALVES disse...

Chegou o momento de dizer basta a este estado de coisas. Todos aqueles que, como eu, conhecemos Vila Real antes a instalação da UTAD em Vila Real devem estar muito, muito preocupados. A UTAD é fundamental para a Região de Trás-os-Montes e Alto Douro e não só para Vila Real. Chegou um momento de os cidadãos, não falo na comunidade académica, mas também, de tomarem tino sobre o que se passa na UTAD. Chegou o momento de todos os Autarcas e todos transmontanos pensarmos já no futuro. Por vezes temos que ser duros e consequentes: derrubemos o imobilismo já. Denunciemos já quem deve ser denunciado e rua com eles. A UTAD é mais importante do que cada um e do que os seus interesses particulares.

Unknown disse...

É como alguma consternação que acolhi a noticia da sua demissão e a dos restantes membros cooptados do Conselho Geral da UTAD por duas razões particulares: primeiro, por conheço demasiado bem as razões que enumeram, assim como a frustração que provocam a quem quer dar um futuro melhor à UTAD, como é o caso de V. Ex.ª; em segundo, porque enquanto tive o prazer de trabalhar consigo, senti que o os Conselheiros externos traziam à UTAD era fulcral para a evolução da UTAD. Com a vossa saída, fico deveras preocupado com o futuro. Bem Haja Sr. Embaixador pelo seu contributo.


Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...