sexta-feira, junho 08, 2012

Ainda o Jubileu

É excelente o número duplo que o "The Spectator" dedica ao Jubileu da raínha Isabel II. 

A revista conservadora britânica, que sempre tem colaboradores que, com imensa piada, arriscam o reacionarismo pedante e combatem, sem temor, o "politicamente correto", consegue ter uma vitalidade intelectual que deveria fazer pensar muita gente, daquele e do outro lado do espetro ideológico. 

Em Portugal, este tipo de publicações, mal surgem, enchem-se logo de façanhudos artigos doutrinários que laudam o liberalismo, incensam o atlantismo radical e se furibundam contra outros ismos. Depois, a "mão invisível" do ingrato mercado, que tanto lhes excita os espíritos mas os exclui das bancas, fá-los cair na expectável indiferença pública, (re)canalizando os respetivos escribas para alguma sisuda e quase sempre indignada blogosfera "da política" ou para o colunismo jornalístico sentencioso, de retratinho ao canto, onde quem não os conhecer que os compre. 

Grande "Spectator"!

7 comentários:

C.e.C disse...

Faz-me lembrar o special que a CNN fez, com o curioso título: "All the queen's presidents: From Truman to Obama"

Caso haja interesse, aqui fica o link: http://edition.cnn.com/interactive/2012/05/specials/queen.presidents/index.html

Helena Sacadura Cabral disse...

Vai-me perdoar, mas delicio-me sempre que a "sua mão visível" fala da nossa comunicação social e das "invisíveis mãos" que a ela presidem.
O estudo dos grupos que a comandam dava uma séria análise do nosso país...

Helena Oneto disse...

Excellent est revenir ici et tomber nez-à-nez sur ce désopilant billet. Acerbe! Jubilatoire !

Isabel Seixas disse...

Pois, bem gostava de auscultar sobre o assunto a opinião da minha(Claro, pois não)e Nossa velha amiga, até porque se não me engano será a mais idónea dado o seu percurso compativel com a a caminhada no tempo cronológico...

Anónimo disse...

Pois é.... Parece sempre que o mundo se divide entre conservadores e progressistas. Só que hoje já nem se sabe quem são os progressistas nem os convervadores. Isto é mesmo um tempo de grande mudança. Mas... eu não sei.

patricio branco disse...

churchill, harold macmillan harold wilson e tatcher foram bons primero ministros, eden fraco politico, etc, opiniões pessoais.
a rainha é uma grande monarca

Carlos Fonseca disse...

Destoando do seu post, mas falando de comunicação social, deixe-me perguntar-lhe: Já leu o que escreveu hoje o "provedor do leitor" do DN?

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...