segunda-feira, maio 07, 2012

Hoje

A França acordou hoje diferente, por sua livre vontade, por deliberada opção em favor da mudança, num tempo em que a preocupação com o futuro levou uma maioria de eleitores a designar, para a chefia do Estado e para a condução da governação, alguém que lhes propõe novos rumos. 

Durante semanas, assistimos por aqui a um magnífico exercício de democracia, a debates com grande vivacidade e à livre contraposição de projetos. Como tem vindo a acontecer um pouco pela Europa, nesse espaço de liberdade emergiram algumas vozes e ideias que acordaram perigosos e divisivos fantasmas. Mas a França é um velho e grande país, habituado a este tipo de embates, com instituições fortes e respeitadas. O futuro da democracia francesa não apresenta quaisquer nuvens.

Para Portugal, um amigo tradicional da França, onde hoje vive a nossa maior comunidade no exterior e onde se integraram já, de uma forma quase ímpar, centenas de milhares de cidadãos de origem portuguesa, a solidez do processo político francês é uma garantia da estabilidade naquele que é hoje um dos nossos principais parceiros comerciais e turísticos, bem como o nosso maior investidor externo. Mas, mais importante do que isso, um país com o qual partilhamos essa comunidade de valores e de destino que é a Europa comunitária, a qual, podendo ter imensos problemas para resolver, continua a ser, ainda assim, o espaço privilegiado onde, para eles, poderão ser encontradas as necessárias soluções.   

12 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,

E aqui no Reino Unido acordamos no dia 4 apos as eleicoes a olhar o mapa em que o numero de camaras "labour"era bem superior a coligacao "tory-socialdemocrata".

Nao tivemos foi a rapidez francesa na. contagem de voto. Houve mesmo um momento de suspense quando a contagem de votos para a "London Assembly" se prolongou excessivamente. Duas caixas com boletins de voto tinham ficado esquecidas debaixo de uma mesa algures em Brent. Contagem e recontagem a mao mas no final de contas Boris "The Danish pastry" ficou onde ja se encontrava...

Saudacoes de Londres

F. Crabtree

Anónimo disse...

Bonito nascer de sol, para enquadrar um texto harmonioso que nos tranmite o sossego para muitos franceses, e, portugueses de lá e de cá. A França apresentou à Europa um leque de canditados muito bem preparados, e um povo que contrariou a abstenção que se verificava por todo o lado nos momentos eleitorais. Ouvir (...) "Le jour de glorie est arrivé!" dá vontade de rever o "Casablanca"; pelo menos por aqueles para quem durante uns anos tiveram nos bons filmes e nos bons cineastas uma grande escola. Para mim era pelo cinema que a democracia se vivia nos intervalos de uma ou outra escapadela a Londres ou a Paris. Da França se espera sempre qualquer coisa como o que acabamos de ver... Assim foi!

patricio branco disse...

não me ponho muito optimista, que tudo vai mudar, na europa, frança, portugal. primeiro esperar pelas lesgislativas em junho, depois esperar para ver. a ideia de prodoi de um eixo paris-roma-madrid parece-me boa, para equilibrar a balança no outro lado com alemanha, austria, finlandia.
tambem o que vai sobrare para portugal e grecia vão ser as migalhas, pouco se notará poe aqui e os programas fmistas estão em curso.
mas uma mudança traz sempre esperança e há que travar uma linha que se estava a seguir, não conta só o dinheiro, os negócios, tambem as pessoas há que pensar nelas e torná las produtivas, e hollande se tiver força e ideias poderá fazer algo para inverter a tendencia actua.
Há muito sofrimento humano, em portugal, na grecia. na grecia desconheço em que vão dar as eleições, possivelmente em nada, e nós eleições não temos.

Anónimo disse...

Foi na França, nas locais ingleses e nas federais alemãs... Só os nossos amigos gregos parece não se entenderem (ou será que o BE lá do sítio se vai finalmente empenhar na coisa?). Estes novos ventos na europa sabem a primavera...

Anónimo disse...

Imagino que o Governo português esteja satisfeito por estar em Paris um Embaixador que se imagina deve ter muito boas relações com o novo poder que aí vem...

CSC

Anónimo disse...

Durante a campanha eleitoral houve uma certa liberdade de expressão que me surpreendeu! 
Ouvi alguns portugueses, com dupla nacionalidade e mesmo sem nacionalidade francesa, que se exprimiam descaradamente a favor das ideias do "Front National".
Desejavam a vitória de Sarkozy para, diziam, terem um Ministro do Interior vindo da área da extrema direita para um mais eficaz controlo da imigração!
Compreendo agora melhor aqueles ditos que não cessam de afirmar que nós, portugueses de França, somos uma imigração exemplar e muito bem integrada... Há leituras e leituras.
José Barros 

      

Isabel Seixas disse...

Claro que gostei, oh se gostei.
Também dos comentários inteligentes e ainda mais, claro, do subtil e ao mesmo tempo pragmático comentário de CSC.

gherkin disse...

VIVE LA FRANCE! ET VIVE NOTRE AMBASSADOR QUI CERTAINMENT EST TRÉS CONTENT AUSSI AVEC LE RESULTAT!

SALUT Gilberto Ferraz

Francisco Seixas da Costa disse...

Caros CSC e Gilberto Ferraz: as pessoas que exercem os cargos diplomáticos podem ter "amores" (eu gosto do Sporting, por exemplo), mas, no exercício ds seus cargos, não podem ter "humores"...

gherkin disse...

Bem dito, me caro. Apenas uma provocação! Gilberto Ferraz

Anónimo disse...

Ah, senhor embaixador, nós a conviver com as cegonhas estamos bem mais à vontade para poder gostar do que gostamos!

a) Feliciano da Mata

Helena Oneto disse...

Fui um acordar de novas esperanças!
Ah! Maio, mês de sonhos, de alegrias, onde houve e ha, ainda, amanhãs que (me)cantam:)!

Lindo texto, Senhor Embaixador!

Recado da mãe

O tornado há horas avistado no Tejo terá sido a primeira reação da mãe natureza quando soube que vai ter por cá um negacionista climático co...