segunda-feira, abril 02, 2012

O vinho do Porto e a economia

Hoje, numa conversa a propósito da promoção do vinho do Porto, falávamos da relação "cerimoniosa" que os portugueses tradicionalmente têm com aquele que é o seu produto vinícola mais prestigiado. A meu ver, o vinho do Porto teve, durante muitos anos, o caráter de uma bebida "engravatada", consumida em momentos solenes e formais, mas que nunca foi - até pelo seu preço - uma bebida popular. As coisas estão agora a mudar, a tipologia dos Portos está a alargar-se, há já, pelos bares, imaginativas combinações que têm a bebida no seu centro e, como é natural, isso está a trazer um novo tipo de consumidores e a fazer ganhar àquele vinho faixas diferentes no mercado nacional.

Em França, há também um longo caminho a percorrer na promoção do vinho do Porto. Os franceses são, nos dias de hoje, os principais consumidores internacionais de Porto, tendo já ultrapassado o tradicional mercado inglês, que se deixou ficar para trás. Porém, o vinho do Porto que surge nos escaparates deste país, sendo quantitativamente relevante, é, em regra, qualitatativamente bastante pobre. Várias vezes tenho mostrado o meu desagrado em restaurantes franceses de renome porque, lado a lado a cognacs, whiskies ou vodkas da melhor qualidade, nos são propostos vinhos do Porto verdadeiramente medíocres. Embora procurando sempre não afirmar, em público, que um produto nacional que nos está a ser servido tem escassa qualidade, vou encontrando maneiras hábeis de explicar que a apresentação aos clientes de outro tipo de Porto estaria mais à altura do prestígio da "casa"...

Com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, bem como com alguns produtores, a Embaixada e a sua delegação da AICEP, tem em curso um conjunto de operações promocionais destinadas a fazer ganhar espaço a Portos de muito maior qualidade, que aqui continuam a não ser consumidos, apenas porque são desconhecidos do mercado. E, nesse esforço, procuramos frequentemente promover os vinhos de mesa do Douro e o turismo da região, ligando a isso o núcleo do Turismo de Portugal que conosco trabalha.

Esta manhã, numa escola hoteleira de Paris, concluiu-se um ano de trabalho que envolveu 50 escolas hoteleiras, com sensibilização de cerca de 1500 alunos, permitindo um melhor conhecimento das diversas categorias de Porto existentes e fazendo a sua ligação criativa a produtos alimentares franceses. Os alunos e as escolas, com o apoio de companhias vinícolas portuguesas, apresentaram criativas propostas de harmonização. O projeto vai continuar para o ano, com o apoio do Ministério francês da Educação, com mais escolas, mais alunos e com estímulos vários, que incluem prémios de viagem à zona vinícola do Douro. Este é um trabalho de sensibilização que tem efeitos a prazo - isto é, apostando no tempo em que esses alunos virão a ser os novos profissionais da hotelaria.

Com os atuais profissionais estamos também a trabalhar. Daqui a semanas, a Embaixada em Paris receberá os convidados do "Masters of Port", no termo de um processo de eleição dos "sommeliers" franceses que se revelem mais conhecedores do nosso vinho do Porto. É ainda pouco? É o que se pode e deve fazer, utilizando com muito critério os recursos financeiros disponíveis e os meios que nos é dado poder utilizar.

Nas relações económicas externas, é o somatório de muitos destes esforços pontuais que pode conduzir a resultados comerciais globais positivos, que tentamos que sejam sustentados. As empresas portuguesas - que é quem faz os negócios, entenda-se! - revelam uma fácil ligação ao mercado francês, muitas vezes mobilizadas por setores empresariais complementares da nossa comunidade, nomeadamente os que se juntam na operativa Câmara de Comércio o Indústria Franco-Portuguesa. No ano de 2011, creio que pela primeira vez desde há muito e muito tempo, a balança comercial portuguesa com a França apresentou um saldo a nosso favor. O turismo de origem francesa tem vindo a ganhar espaço no mercado português, tendo mostrado, em anos recentes em que os mais tradicionais emissores decaíram, uma tendência crescente. E, "last but not least", a França converteu-se hoje no principal país investidor estrangeiro em Portugal. 

7 comentários:

Armando Pires disse...

Um trabalho, cujo benefício só aparece anos depois.
Poder-se-á dizer, trabalho com resultados a longo prazo.

Isabel Seixas disse...

Pois é Sr. Embaixador um post bem interessante com uma pedagogia implicita com a assinatura indelével do seu cunho profissional sempre a fazer jus à qualidade com diplomacia.

Também gosto muito de vinho do porto Bom, embora me exija por questões de tolerância reduzida um beber com peso conta e medida para não deixar ficar mal a família e a crise e não fazer figuras, mas não sou insensivel ao bom gosto dos franceses.

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Agora fala a cozinheira que também sou - e das boas, gaba-te cesto! - para lembrar que um Porto menos bom para beber pode, contudo, ser precioso na cozinha.
Dar-lhe - ia gostosamente pelo menos cem receitas em que o néctar de menor qualidade fica soberbo, quando devidamente cozinhado.
Mas em Portugal só há chef's...

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,
Sendo muito louvável o seu “sentir” pelo produto Vinho do Porto, haverá necessidade de o relativizar, quer social quer historicamente, no mercado francês.
Nas últimas cinco décadas do século passado, as exportações de Vinho do Porto mais do que triplicaram – de 45.000 para 160.000 pipas por ano – e foi exactamente nesse período que a França se transformou no seu principal consumidor, também, como é evidente, pela significativa franja de emigrantes portugueses. Se bem que com soluções bastante estranhas para nós (p.e. bebido como aperitivo com uma pedra de gelo), a França ainda continua a ser a principal cliente e, por força disso, a principal “responsável” pelas alterações de estilo que, no entretanto, surgiram.
O “qualitativamente pobre” (para o seu gosto) resultou assim da “inundação” do mercado e da falta de promoção do produto, situação que, com base nas acções que elenca e pela falta de meios habitual, muito demorará a ser ultrapassada.
Contrariamente ao seu (e ao meu) gosto, o Porto comercializado é concebido em painéis de prova por consumidores anónimos, os quais consideram que o “nosso” Porto tem “sabor a remédio”…
Para ser possível colocar no mercado o Porto que apreciamos, são necessárias medidas a dois níveis: internamente, restringindo a quantidade produzida, mas incrementando o rendimento da lavoura pelo escoamento dos excedentes transformando-os, obrigatoriamente, em aguardente para o fabrico do Vinho do Porto; externamente, como muito bem refere, promovendo a região do Douro, aqui incluindo os seus produtos e a forma de os obter e consumir, até porque, na generalidade dos países, é proibida a publicidade a bebidas alcoólicas.

patricio branco disse...

a velha questão entre qualidade e quantidade, melhor mas menos, pior mas mais. refiro me à comparação das estatisticas reino unido-frança no que respeita ao consumo de porto. Em certa medida gostaria que portugal fosse o primeiro consumidor, como os espanhois o são do seu jerez, uma bebida quotidiana deles, popular.
já agora ao porto podiam se acrescentar se os madeiras.

Isabel Seixas disse...

Ora, Doutora Helena então dê uma receitinha para a Páscoa pelo menos para as Senhoras leitoras deste blogue e não só obviamente que o Sr. Embaixador também vai aproveitar para pedir à Esposa que faça a receita.
E se não, diga-me só a página dos seus livros onde posso localizar a Sua preferida.

Portugalredecouvertes disse...

Parabens Sr. Embaixador
varias boas noticias

Angela

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...