domingo, março 18, 2012

Britannica

Durante muitos anos, tive como sonho ser possuidor da famosa Encyclopaedia Britannica. Realizei o sonho na Noruega, onde adquiri, numa intocada "segunda mão", aqueles belos volumes em papel bíblia. 

Ano após ano, complementava-os com a aquisição das atualizacoes anuais, uns fantásticos repositórios dos novos textos e do ano anterior, escritos com rigor e sobriedade, como os anglo-saxónicos fazem as coisas, quando as querem fazer bem. 

Nos últimos tempos, para além dos problemas de espaço e de alguma desatenção, já havia deixado de comprar esses deliciosos "yearbooks". Mas a Britannica por lá anda, pelas minhas estantes lisboetas.

Leio agora que a Encyclopaedia Britannica vai deixar de se publicar em papel, passando apenas a existir nestas virtuais ondas da net. Não sei se gosto...

5 comentários:

Anónimo disse...

Esta coisa dos emigrantes mudarem com frequência de casa e de país traz consigo algumas dificuldades, nomeadamente para a "transladação" dos livros.
A minha condição de "emigrante sedentário" facilitou-me a "herança" de uma Enciclopédia completa da Verbo, a Enciclopédia Luso-brasileira de Cultura, que um amigo deixou em minha casa por não poder transportar e depois me ofereceu considerando que eu a poderia consultar mais vezes do que ele.
José Barros

Anónimo disse...

Eu confesso que não gosto nada de livros digitais.
Não ha nada como manusear fisicamente um livro,lê-lo e senti-lo, ter cuidado com as lombadas, para não as partir e depois colocá-lo na estante na secção apropriada.

É certo que se vai tornando cada vez mais complicada a gestão dos espaços, várias filas, estantes em todos os lados, livros em casa de férias, etc.

É lamentável que apenas fique uma edição digital da Britannica, que eu não irei adquirir.

Os livros são livros e não "Kindles" ou algo semelhante.

LBA

patricio branco disse...

mais valiosa e preciosa se torna para quem a tem a partir de agora a edição impressa em papel.

Gil disse...

Sou também, desde há quase 30 anos, o orgulhoso proprietário de uma Britannica.
Mas utilizo, também, cada vez mais, a edição online, a que acedo mediante uma assinatura anual de cerca de US$29,00.
Com um portátil, um Iphone ou um Ipad, posso consultar a EB urbi et orbi et ad líbitum - estou muito virado para o latinório...

Helena Sacadura Cabral disse...

Ora que pésima noticia!
Tenho-a completa porque todos os anos em que saíam, comprava as actualizações.
Foi um dos presentes que dei aos rebentos e eles deixaram na minha casa...
Aqui, já estou na fase de precisar de mais uma assoalhada para forrar de livros.
As casas dos filhos estão igualmente atulhadas. E eu venho ultimamente pensando por que instituições os distribuir antes de morrer...

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...