domingo, fevereiro 19, 2012

UNESCO

Inicio hoje funções (também) na UNESCO. Para além de dirigir o trabalho diplomático português em França, cabe-me, a partir de agora, representar o nosso país numa organização que tenta que o projeto universalista da paz se concretize através da educação, da ciência e da cultura. 

Por ironia, são precisamente as clivagens políticas que levam a que a UNESCO atravesse hoje um período algo complexo, com fortes restrições orçamentais, que muito afetam o seu funcionamento e os seus programas. Não é a primeira vez que a organização passa por tempos turbulentos e, estou certo, vai conseguir, tal como já aconteceu no passado, ultrapassá-los. 

Portugal tem um histórico de trabalho muito positivo na UNESCO. Melo Antunes desempenhou um lugar cimeiro na organização e, no plano diplomático, Portugal foi nela representado por figuras que deixaram uma sólida marca de prestígio. O êxito da campanha que levou, há poucos meses, à consagração do Fado como "património imaterial da humanidade" testemunha bem o grande profissionalismo da nossa presença na organização.

Esse passado faz também parte da responsabilidade que agora herdo. Espero poder assegurar uma passagem de testemunho segura e, em especial, estabelecer com a diretora-geral da UNESCO, Irina Bukova, por feliz coincidência uma amiga pessoal de há muitos anos, um frutuoso ambiente de trabalho.

28 comentários:

EGR disse...

Senhor Embiaxador: já tive opurtunidade de exprimir aqui a certeza que o meu país ficara bem represntado nessa relevante organização.
Hoje, pertimo-me acrescentar um voto de felicidades no desempenho das novas funções que lhe foram confiadas.

Um Jeito Manso disse...

Caro Embaixador,

Desejo-lhe, muito sinceramente, que seja muito bem sucedido - que a sua experiência e humanismo sejam postos ao serviço dos mais nobres ideais e que a saúde e a sorte sempre o acompanhem para que possa estar disponível para todas as muitas solicitações.

Desejo ainda que, apesar das responsabilidades acrescidas, continue a desencantar tempo para aqui nos ir deixando os seus apontamentos que tão bem ilustram l'air du temps.

Felicidades e parabéns!

Anónimo disse...

Êxitos.
Um abraço
Francisco F. Teixeira

Julia Macias-Valet disse...

Um dia agradável,
Naturalmente,
Embaixador
Seixas da
Costa, amanha e os que virão na
Organização : )

Helena Oneto disse...

A herança de Melo Antunes e a do Embaixador Luis Filipe Castro Mendes ficam em boas mãos. Portugal pode orgulhar-se do prestigio e profissionalismo de quem agora o representa.
Desejo-lhe, cher Ambassadeur, bon vent!

Anónimo disse...

Uma vez mais o cargo vai estar em boas mãos. Disso não tenho a mínima dúvida.
Até os seguidores do "2 ou 3 coisas" ficarão a ganhar com mais esta fonte de inspiração.
Felicidades Embaixador.

JR

Anónimo disse...

bon courage!
grande abraço
fg

patricio branco disse...

o templo de diana de évora, parece.
e bom lugar.
Os tempos não estão bons para a cultura em portugal, não é uma prioridae, nunca foi aliás, mas isso só torna maior o desafio profissional.

Anónimo disse...

Acho que o lugar não podia ficar melhor preenchido, por uma pessoa que parece acreditar na missão e por isso tem o estatuto de missionário .
Há missões que não têm missionários e há missionários que não têm missão, o que não é este o caso.

Parabéns pelo cargo e pelos beneficios que o mesmo trás( Como diria o nosso caloroso presidente da republica neste momento de austeridade: as reformas nem dão para a despesa ).

OGman

Alexandre Rosa disse...

Meu caro
Um abraço neswte dia, com a certeza, como já aqui o disse, que Portugal ficará prestigiado com o seu novo Embaixador na UNESCO. Bom trabalho

Anónimo disse...

Pois... não somos a Grécia!

Felicito-me pela excelência da nossa representação na UNESCO.

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Senhor Embaixador,

Não quero deixar de lhe dar um abraço neste dia, e desejar-lhe as maiores felicidades para o seu novo cargo. Tenho a certeza que ficamos bem representados.

Armando Pires disse...

Aqui temos um bom exemplo do que se deve fazer em termos de poupança a bem da economia doméstica.
São dois em um, e quando esse, um, tem as qualidades mais que reconhecidas, só pode mesmo dar certo.
A educação, a ciência e cultura, vão seguramente sair beneficiadas com a sua dedicação.
Felicidades e votos de muito sucesso.

Guilherme Sanches disse...

Sem dúvida que a colheita de 48 foi um verdadeiro vintage.

Um abraço cheio de parabéns, de energia positiva e de sorte, sem a qual quase nada acontece.

O resto, já sabemos que vai ser com a eficiência que conhecemos.

Quem escolheu, escolheu bem.

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Não tenho qualquer dúvida que a herança de Melo Antunes e Castro Mendes ficam em muito boas mãos. E sei quanto trabalho mais ela lhe traz.
Por isso vai ter nesta sua amiga uma observadora atenta, que não só lhe deseja sucesso, como tem a certeza que o terá!

Unknown disse...

De certeza que o Sr Embaixador estará à altura certa deste novo desafio! Boa sorte!

estouparaaquivirada disse...

Senhor Embaixador,
Desjo-lhes as maiores felicidades.
Espero que continue a ter tempo para escrever estes posts que todos tanto apreciamos.

António disse...

Parabéns! Felicidades!
Sei que desempenhará com a elevada competência e dignidade a que já nos habituou.
Mais uma vez, parabéns e obrigado.

Anónimo disse...

caro ogman
'trás'?
benefícios que o cargo 'trás'?
tanto quanto sei, o que, para a 'vítima', o cargo de representante na unesco traz atrás é a duplicação (pelo menos) do seu trabalho, que já não era pouco, como embaixador bilateral em paris.
seria tão simpático que os comentários fossem feitos com conhecimento de causa - e da língua portuguesa...
brrr

gherkin disse...

Caríssimo,
Ainda que em crcunstâncias pessoais difíceis, por mais este posto acumulado, ESTOU CERTO que NA UNESCO DEPORÁ MAIS OUTRO MARCO NA SUA PROFÍCUA E INIGUALÁVEL CARREIRA.
Boa sorte, porque SABER e VONTADE NÃO LHE FALTAM. Mas cuidado com a saúde!
O habitual abraço do,
Glberto Ferraz

Anónimo disse...

Temos por aqui uns "professores" (ou "cultores") de Língua Portuguesa.
Brrrr!
PS: sempre me irritou este tipo de panhonhas!

Isabel Seixas disse...

Sinceros Parabéns Sr. Embaixador, sem efeito de halo, acredito que vai ser também uma mais valia e um grande contributo, até pelas provas dadas, e como refere o relatório de monitorização global da educação para todos 2011

A primeira linha da Constituição da UNESCO destaca eloquentemente:

“Uma vez que as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que devem ser construídas as defesas da paz.“

Nenhuma defesa é mais segura do que as atitudes públicas baseadas na tolerância, no respeito mútuo e no compromisso com o diálogo. Estas atitudes devem ser ativamente cultivadas todos
os dias em cada sala de aula do mundo.

EA disse...

Senhor Embaixador,

O seu empenho e dedicação com certeza reforçam o prestigio da organização. É motivo de orgulho para todos, o reconhecimento que fazem do seu trabalho, Parabéns!

Anónimo disse...

"Clivagens políticas" é eufemismo, meu caro Sr. Embaixador.
Deixemos agora isso porque a hora é de felicitações.
V

Francisco Seixas da Costa disse...

Agradeço muito as notas amáveis deixadas neste post. Apesar de ser sempre difícil praticar a ubiquidade, espero conseguir não desmerecer o excelente trabalho feito pelo meu amigo e antecessor no posto, o embaixador Luís Castro Mendes. Logo veremos...

Anónimo disse...

Caro anónimo irritadiço das 22:50 de ontem:
Se eu fosse de irritações menores, que não sou, irritar-me-ia com 'panhonhas' de qualquer tipo que se irritam com quem se preocupe (mesmo que marginalmente, como foi o caso) com a ortografia duma língua que me merece - e si também, espero - um mínimo de respeito.
mas não foi sobre isso o meu comentário.
brrr

Anónimo disse...

Que os deuses lhe deem a saúde necessária para o seu novo fadário! Portugal s.l. ganhará com a sua presença física na UNESCO, coisa que está à vista com a imagem que escolheu para ilustrar este seu dia. Estamos a postes para o seguir nesta sua nova empreitada... e agradecidos se a partilhar connosco no "duas ou três coisas".

Anónimo disse...

O ideal de que apostando na Ciência Educação e cultura se reduz a paz no mundo é uma utopia, sobretudo com o tipo de ciência, de cultura e de educação que se difunde !
O resultado é precisamente o oposto, ou dizendo de outra maneira, será que foi por falta de cultura, educação e ciência que aconteceu o genocideo do Ruanda,do Sudão, da Somália , da Etiopia, do Egipto , da Libia, do Kosovo, da Bosnia, da Tunisia e agora recentemente na Siria e depois vai subir até ao Irão, passando pelo afganistão !

O caso do Tibete, também é paradigmático, onde os chines chacinaram uma cultura milenar sem qualquer problema!

Deixo esta nuance ao Sr Embaixador para reflectir durante os seus afazeres na UNESCO .

OGman

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...