domingo, fevereiro 26, 2012

"Football"

Há muitos anos, na nossa rádio, havia a "Tarde desportiva" da Emissora Nacional. Era anunciada com esta célebre marcha de John Philip Sousa e abria umas horas de "relatos", feitos por fantásticos locutores, por cujas descrições éramos forçados a imaginar, sem direito a "replay", se, afinal, tinha sido ou não penalty no 28 de maio, em Vidal Pinheiro ou no Alfredo da Silva. Não sei como andam os relatos futebolísticos, mas imagino que a televisão os tenha desqualificado.

Ontem, fiz uma "tarde desportiva" um pouco menos típica, mas nem por isso menos clássica. Nada como uma gripe para umas boas horas de futebol televisivo, esse saudável desporto de bancada almofadada. E, claro!, que melhor do que excelente futebol britânico para alegrar quem gosta do espetáculo? Um "darjeeling", trazido há dias do londrino Brown's, substituiu a "pint" de cerveja que o momento impunha, mas que a terapia não aconselhava. 

Pude assim assistir, em paralelo, ao golpe de asa do "velho" Ryan Giggs, que segurou o Manchester United de sir Alex na perseguição citadina ao City, bem como à ampla vitória de um Arsenal do historicamente "tremido" Arsène Wenger, já fora do título, perante um Tottenham sem chama. Ao apreciar este clássico "North London derby", lembrei-me das minhas errâncias pelos estádios da capital britânica, nos anos 90. "Hooligans" à parte, respirava-se já então por ali, como em nenhum outro lugar, o fascínio do mais belo espetáculo desportivo do mundo.

Em miúdo, ouvia falar de Wembley com o pico do Everest futebolístico. A vida deu-me o feliz ensejo de por lá assistir a algumas "cup finals", no tempo em que a cobertura do estádio era ainda sustentada por colunas, que chegavam a tapar a vista. Por lá assisti à lesão que foi o princípio do fim trágico de Paul Gascoigne. O velho Wembley já se foi, mas o seu lugar de "catedral" imbatível não se perdeu.

Perto da minha casa, fui duas ou três vezes a Stamford Bridge, esse estádio que mais tarde se "aportuguesou" com Mourinho e os jogadores que ele consigo levou para o Chelsea. Pena agora por lá o "special two", Villas Boas, que ontem adiou contra o Bolton a saída que o Abramovich lhe deverá fazer em breve pelo portão da Fulham Road.

Vi outros "portugais" por relvados de Londres. Tive o prazer de assistir à vitória do Benfica, em Highbury Park, sobre o Arsenal - o meu clube londrino. Estava-se nos anos gloriosos de George Graham e, se alguém pretender saber o que ser fã dos "gunners" significa, leia o delicioso "Fever Pitch" de Nick Hornby. Também em White Hart Lane, numa noite triste de 1992, assisti o Porto perder contra o Tottenham, por 3-1, para a Taça das Taças.

E, "last but not the least", devo dizer que foi com algum orgulho que, ao lado do então líder trabalhista britânico John Smith, ao tempo em que eu chefiava interinamente a nossa embaixada, dei o pontapé de saída formal no jogo amigável em que o Sporting bateu por 2-1 o Millwall, em agosto de 1993, nas inauguração do seu novo "The Den".

Tenho saudades, confesso, de voltar a um jogo ao vivo num estádio londrino, no meio daqueles cânticos que, não sendo de fraternidade, nos remetem para uma Inglaterra de outro tempo. A mesma, afinal, onde nasceu o "football".

Em tempo: a minha tarde terminou a ver o Sporting a ganhar ao Rio Ave. Sou um " leão" atípico: ainda hesitei entre a forte vontade de ver Sá Pinto perder o lugar, tão cedo quanto isso for possível, e o salvar do que resta da época. Mas, claro, gostei do resultado. Convençam-se, porém, os sportinguistas: há vitórias que nos vão sair caras...

15 comentários:

António P. disse...

Grande sorte, caro Embaixador em ter ido ver finais ao velho Wembley.
Nunca fui. A única vez que estive em Londres em dia da Final da FA Cup...estava a trabalhar :(
Belo dia de futebol o de hoje, nomeadamente em Inglaterra...pena ter-se "esquecido" do "meu" Liverpool que dispotou pela 1ª vez uma final no novo Wembley e ...ganhou.
Esspero que volte lá este ano para a mais famosa de todas as taças: a FA CUP.
Cumprimentos

Anónimo disse...

ERA UMA VEZ

Caro Embaixador

Depois do que escreveu sobre o seu Sporting, sugiro que espreite na Net o programa de humor da RTP, ESTADO DE GRAÇA (episódio deste Domingo) e se divirta com o "Sá Pinto" e companhia...

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador era impossível que alguém como o meu amigo, não gostasse dum "darjeeling". Felizmente que ainda há quem, no sexo oposto, saiba distinguir os chás! Até para saber a quem melhor os servir...
Partilho das suas dúvidas - ultimamente, as minhas têm subido em espiral - quanto ao capitão do nosso Sporting. O tempo dirá se temos razão ou não.

Anónimo disse...

Quando comecei a ler este post, só me vinha ao pensamento o seguinte pergunta: "Quando vai aparecer o Sporting?" Porque, entre “pints” e"darjeelings", eu sabia que ia aparecer. E já tardava!
Começaram a ganhar uns joguitos, aí estão eles… :))

JR

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro JR: "começaram a PERDER uns joguitos, aí estão eles"... aflitos!

E sempre é verdade que, no âmbito da diplomacia económica, estão vender lampiões, para alumiar o A-ver-o-peso?

gherkin disse...

Caríssimo Senhor Embaixador,
Vejo que esse Darjeeling o inspirou...para boas memórias do futebol! E que memórias! Obviamente também as tenho, mais ou menos nos locais e estádios que menciona, exceto esse pontapé de saída! Quanto ao Estádio de Wembley, embora os embaixadores sejam normalmente tratados com especial e justificada deferência, os jornalistas, são, normalmente mais do que bem tratados. Wembley é um deles, especialmente durante o Euro de 1996! Mas acima de tudo, lembro-me perfeitamente de outro convite recebido, este para um jogo de râgueby pelo Roayl Bank of Scotland, nesse magnífico estádio escocês de Murrayfield, em que, num memorável jogo entre a seleção da Escócia e da África do Sul (sempre asistida pela Princesa Ana, a quem, para obedecer à praxe e ao cumprimentar-me correspondi com a devida vénia!) ao ser convidado a vaticinar sobre o resultado, ACERTEI EM CHEIO, pelo que fui compensado com algumas libras...escocesas! Porém, e infelizmente, embora O hoologanismo tenha sido eradicado, atual problema no futebol inglês é o racismo e a homofobia! Aliás de futebol, e na Escócia, tenho também boas memórias, mas estas relacionadas com a visita particular do então Presidente Dr. Mário Soares em 1993 (mais um episódio contado no meu POR TERRAS DE SUA MAJESTADE)Um abraço e as rápidas melhoras! Gilberto Ferraz

gherkin disse...

Caríssimo Senhor Embaixador,
Vejo que esse Darjeeling o inspirou...para boas memórias do futebol! E que memórias! Obviamente também as tenho, mais ou menos nos locais e estádios que menciona, exceto esse pontapé de saída! Quanto ao Estádio de Wembley, embora os embaixadores sejam normalmente tratados com especial e justificada deferência, os jornalistas, são, normalmente mais do que bem tratados. Wembley é um deles, especialmente durante o Euro de 1996! Mas acima de tudo, lembro-me perfeitamente de outro convite recebido, este para um jogo de râgueby pelo Roayl Bank of Scotland, nesse magnífico estádio escocês de Murrayfield, em que, num memorável jogo entre a seleção da Escócia e da África do Sul (sempre asistida pela Princesa Ana, a quem, para obedecer à praxe e ao cumprimentar-me correspondi com a devida vénia!) ao ser convidado a vaticinar sobre o resultado, ACERTEI EM CHEIO, pelo que fui compensado com algumas libras...escocesas! Porém, e infelizmente, embora O hoologanismo tenha sido eradicado, atual problema no futebol inglês é o racismo e a homofobia! Aliás de futebol, e na Escócia, tenho também boas memórias, mas estas relacionadas com a visita particular do então Presidente Dr. Mário Soares em 1993 (mais um episódio contado no meu POR TERRAS DE SUA MAJESTADE)Um abraço e as rápidas melhoras! Gilberto Ferraz

Anónimo disse...

Caros são sempre os empates e as derrotas.

Sá Pinto? Porque será que todos podem evoluir e o Ricardo não?

Formação superior, bom verbo e agradável presença global.

Será que um menino traquinas na escola tem que continuar a sê-lo mesmo depois dos sessenta?

Para já os resultados indiciam aptidão para o múnus.

Respeitosos cumprimentos, as melhoras e saudações empoleiradas de Entrecampos.

Isabel Seixas disse...

Presumo que em tempos tenha sido "Também" do Vila Real(...)

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 22.30: num país decente, o Sá Pinto tinha sido irradiado definitivamente do futebol depois da agressão ao selecionador nacional. Num clube (mais) decente, o Sá Pinto nunca mais punha o pés no balneário praticou uma agressão como diretor "desportivo".
E essa da "formação superior, bom verbo e agradável presença global" só é permitida no 1º de abril, desculpe lá.

Anónimo disse...

Caro Embaixador,

A boa Luz alumia o mundo inteiro, Ver-o-Peso incluído …

JR

Anónimo disse...

Sr. Embaixador, permita-me que subscreva totalmente o seu comentário (02:01). Haja decência.

Joaquim Montes

Magnólia disse...

Caro Senhor Embaixador,
Também eu, em pequenina, ouvia falar em Wembley e, aquele nome, era mágico. Igualmente mágico, para mim, era o ténis e, naturalmente, Wimbledon... Em ambos, já crescida, tive o privilégio de assitir a jogos, também eles inesquecíveis.

Quando estou fora de Portugal, como 'futeboleira' que sou, sempre aproveito para ver um joginho, se o houver. Um dia, tive a sorte de, estando em Londres, se realizar um Chelsea - Southampton, em Stamford Bridge. Era o fim da década de 70 e eu fiquei fascinada com aquele colorido, com os cânticos em contínuo: aqui só usávamos umas bandeiritas e, os únicos sons que emitíamos, eram aplausos - nos golos, ou assobios - na falta deles... O Chelsea esteve a ganhar 2-1, quase até ao fim do jogo. Nunca esquecerei a carita de um miúdo gorducho, coradinho, que estava com o pai e que, quando o Southampton empatou, ficou inconsolável. Tinha uns olhinhos azuis que, com lágrimas, eram ainda mais bonitos. Será, agora, um cidadão inglês nos 'early forties', que, se calhar, ainda se lembra dessa decepcionante tarde de domingo. Eu lembro-me do meu FCP ter perdido, uma vez, inesperadamente com a CUF…

Que bem me soube recordar isto. Vários dos seus posts, ao longo destes anos, têm sobre mim este efeito de espoletar memórias. Todos os outros têm efeitos variados, mas sempre muito positivos: a cultura e o humanismo, Senhor Embaixador, sabem sempre tão bem… Muito obrigada!

Teresa

Anónimo disse...

Passei por aqui, Sr. Embaixador e aceitei a sugestão televisiva do comentador Era uma Vez.

Garanto que é uma imitação e um texto hilariante. Recomendo.

Nem tudo está perdido quando sabemos rir de nós próprios.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Para celebrar o resultado de ontem, o 1º de muitos que hão-de vir (Deus, embora não pertença ao conselho de disciplina, não dorme) ...
http://youtu.be/xg3oUGXHIGw

Os EUA, a ONU e Gaza

Ver aqui .