quinta-feira, dezembro 29, 2011

Direitos humanos

O ministério dos Negócios Estrangeiros russo publicou, pela primeira vez, um relatório sobre o cumprimento dos direitos humanos no mundo. 

Nesse texto, Portugal é criticado por não ter transposto uma diretiva comunitária sobre direito de livre circulação e residência. A diplomacia russa considera também que 24% dos brasileiros são discriminados em Portugal.

Abre imensas e legítimas expectativas o facto de Moscovo manifestar a sua preocupação com o tema dos direitos humanos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Os russos, clahando, referiam-se a isto:
Afinal foi só trocar a mala de cartão pela mochila - por JOÃO PAULO GUERRA, NO DIÁRIO ECONÓMICO.

"E este será porventura o mais dramático e significativo balanço do ano: um em cada 100 portugueses teve e agarrou a oportunidade de deixar Portugal e procurar lá fora o que seu País não lhe dá. Estes 100 mil não esperaram que ninguém reconhecesse a incapacidade da política atual em proporcionar dignidade de vida aos portugueses e os aconselhasse ou exortasse a saírem. Foram pelo seu pé e muitos outros o fariam se encontrassem uma porta de saída.

Entretanto, esta questão das sugestões a setores da população portuguesa para que emigrem tem vindo a ser desviada para demagogias laterais que procuram escamotear o essencial. E o essencial é que esta espécie de democracia está a dar aos portugueses tão poucas saídas para a vida como os tempos mais plúmbeos da ditadura. As diferenças são meramente formais - emigrar agora com papéis ou outrora a salto, hoje para bairros de alvenaria ou ontem para os bidonville. De resto, antes para fugir à guerra colonial e à miséria, depois para fugir à pobreza forçada e à desigualdade, do que se trata igualmente é de procurar um lugar para viver o presente e encarar o futuro que o país natal lhes recusa. E o país é Portugal ocupado e debilitado, sem outro rumo que não seja a sorte madrasta para os seus naturais.

Os emigrantes têm em várias épocas da história ajudado a construir o País. Mas ninguém deixa a sua terra e os seus por gosto. A miséria das políticas e as políticas de miséria é que forçam o destino da diáspora. No momento atual, a cavalgada do empobrecimento, do desemprego, da perda de direitos é que empurra milhares de portugueses lá para fora. Houve quem pensasse que nunca mais aconteceria. Afinal foi só trocar a mala de cartão pela mochila" .

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Anónimo das 12:47
Com uma agravante suplementar. É que hoje sai mão de obra altamente qualificada e entra outra com bem menores qualificações.

Anónimo disse...

Porque embirra connosco?
a) Felix Djerjinski

Anónimo disse...

Que tem contra os russos?

a) Irmãos Karamazov

Anónimo disse...

Emigrantes: Comentário ao comentário da dra. Helena Sacadura Cabral: anda enganada, sai de tudo de Portugal, gente qualificada e não, como sempre saiu. E não entra apenas gente desqualificada - veja o caso dos "dentistas brasileiros", quando os portugueses pensavam que eram ricos e que "racistavam" contra os brasileiros, engenheiros e médicos ucranianos, etc. Hoje, o grosso da emigração continua a ser os pobres, minha senhora. Simplesmente dà mais jeito falar na emigração dos "qualificados" do que ir vê-los, aos pobres, a dormir onde calha, nos pàtios e corredores dos apartamentos e casas dos nossos emigrantes mais antigos, que eram todos muito qualificados, como se sabe... Que estranho país o nosso sem memória que nem ao espelho se consegue ver... e não quer perceber estas coisas de e/imigração e deixar-se de racismos e de novo-riquismos do género: "agora somos um país de imigrantes"... Os portugueses, quando pensavam que eram ricos, ainda não foi há muito tempo!, também ficaram com o tique racista anti-imigrante, esquecendo-se que se há um pais na Europa que envia emigrantes desgraçados para todo o lado, de forma continuada desde há mais de meio século, é precisamente um que se chama, Portugal... Os pobres também saiem de Portugal e se saiem! Agora emigram com familias inteiras, velhos e crianças... é uma desgraça, meu Deus! E ainda bem que saiem, claro, para fugir a quê? - à miséria, claro!
Anónimo das 12:47

Anónimo disse...

Ora cá temos o Frei Tomás...

Anónimo disse...

Caro Francisco,

a propósito de Rússia, Portugal e direitos humanos, lembrei-me de te presentear com um parecer da censura salazarista (que encontrei ontem) sobre o livro "Os Irmãos Karamazov", cuja publicação no nosso país foi proibida em Janeiro de 1946, há 65 anos. Eis a pérola, assinada por um capitão de Infantaria:

"Autor: Dostoiewsky.
Editor: Inquérito.
Título: Os Irmãos Karamazoff.

Como todos os livros deste autor, é um romance de forte intenção social. Não se ignora que Dostoiewsky, apesar do seu misticismo e fervor religioso, foi um dos deformadores da consciência do povo russo na preparação do bolchevismo. O romance e o autor são bastante conhecidos entre as classes mais cultas do nosso país para ser desnecessária a sua tradução. As classes menos cultas julgo não tirarem qualquer vantagem da sua leitura. Como a tradução deste romance implica a sua divulgação, entendo ser o mesmo de proibir.
(a) Luiz Deslandes, capitão."

Sobre este parecer, o major B. Coelho apôs o despacho proibitório: "Não autorizado".

Era preciso impedir esses malandros dos irmãos Karamazoff de virem ameaçar a virgindade das Pupilas do Senhor Reitor!

Os ignorantíssimos censores apenas conseguiram adiar por dois anos a tradução portuguesa do livro, cuja edição brasileira, aliás, já por aí andava em 1944.

Epílogo: em 2005 o nosso antigo colega de liceu de Vila Real Filipe Guerra e a sua mulher Nina traduziram pela primeira vez "Os Irmãos Karamazov" directamente do russo. Outro colega nosso, Carlos Leite, foi o segundo português a traduzir obras literárias directamnente do russo - quatro livros de Nabokov e um de Brodsky.

Um abraço
Zé B

Helena Sacadura Cabral disse...

Vejo que o Anónimo das 12:47 conhece muito bem o problema da emigração.
Infelizmente não é preciso sair para ir ver os sem abrigo dormir ao relento pelo nosso país fora. Para amostra basta ir ao Rossio, para só usar um exemplo fino.
Quanto aos "racismos e novo riquismos", vejo que sabe muito mais do que eu!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...