sexta-feira, setembro 30, 2011

FT

Já por aqui confessei, por mais de uma ocasião, que aprecio bastante o "Financial Times", o diário financeiro britânico, um dos jornais mais bem escritos e construídos do mundo.

Um tarde de sábado, nos anos 90, em Londres, fui ao mítico e já desaparecido estádio de Wembley ver um jogo de futebol. De jeans e camisola, apanhei o metro, metido na fauna dos apoiantes das duas equipas, que, por essa hora, ainda viviam o tempo de relativo sossego que antecede as partidas. O ambiente era galhofeiro, sem agressividade, embora com muitas "bocas", a maioria num intraduzível "cockney". 

Alguns escassos viajantes liam tablóides, tipo "The Sun", "Today" ou "Daily Mail". Eu, distraído, recostei-me num banco e deliciava-me com o FT do dia. Não me tinha dado conta que, naquele ambiente, ler aquele imenso jornal cor-de-rosa era quase tão natural como ler "O Diabo" num "centro de trabalho" do PCP.

A certo ponto da viagem, dou-me conta que muitos olhares convergiam sobre mim. E algumas "bocas" também. Até que um grandalhão, vestido a rigor de apoiante de clube, me espetou o dedo no jornal e inquiriu: "Hey, pal! What the hell are those pink sheets you're reading?" A situação não era fácil. Dar explicações era descabido, recolher o jornal seria cobardia. Já havia um público para a cena. Com um sorriso amarelo, saiu-me: "Wanna see the weather forecast?". Não estava seguro de ter sido a melhor deixa, mas foi o melhor que me surgiu. Para meu imenso alívio, o grandalhão sorriu. E lá seguimos para mais uma "Cup Final". No regresso do jogo, com metade do metro zangado com o mundo, viajei prudentemente com o FT debaixo do braço.

Os sábados do FT trazem, nos dias de hoje, um imenso suplemento, para cujo título alguém, há dias, chamou a minha atenção: "How to spend it". Para sintetizar: trata-se de uma revista para quem tem dinheiro e gosto. Esse amigo dizia-me: "Não achas obsceno e provocatório um título como este, num tempo como o que atravessamos?". Tive de concordar. Mas se esse amigo lesse alguns textos do "The Spectator", como se sentiria?  

4 comentários:

António Pais disse...

Caro Embaixador,
Agora que a caixa de comentários já está aberta :):
- não me diga que a Final foi Liverpool - Sunderland...nessa eu estava por Londres..mas a trabalhar :(
Cumprimentos

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro António Pais: foi o Arsenal - Sheffield Wednesday, em 1993, com uma outra história curiosa que um dia contarei.

Helena Sacadura Cabral disse...

Bem Senhor Embaixador, parece que l'air de Paris resolveu o problema de censura que o Google hoje nos pregou.
Confesso: deliciei-me, hoje - só hoje porque, com a crise, passámos a rodar os jornais na família -, com este suplemento!

Helena Oneto disse...

Ah:)! Este delicioso texto faria uma divertida curta-metragem! Imagino a cara do "grandalhão" quando espetou o dedo...

No FT o que mais gosto é do "How to spend it" que so recebemos às segundas-feiras e que devoro com os olhos! Tenho uma série deles que guardo pelas fotografias mas vou ter que me desfazer deles por falta de espaço.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...