terça-feira, outubro 11, 2011

África

Pedro Pires, que até há pouco foi presidente de Cabo Verde, acaba de ganhar o prémio Bo Ibrahim para a Boa Governação em África. No passado, também Joaquim Chissano, que foi chefe de Estado de Moçambique, recebeu o mesmo galardão.

Não sei se os franceses, os britânicos ou os belgas sentem um orgulho especial quando é feita uma distinção destas a um dirigente de alguma das suas ex-colónias. Eu, como português, sinto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sente com razão.
João Vieira

Unknown disse...

Entrevistei, sendo ele primeiro-ministro, para o DN, Pedro Pires, na cidade da Praia. Mais precisamente no V aniversário da independência da República de Cabo Verde.

Já nos conhecíamos do antigamente. Continuámos amigos. Eu também sinto um orgulho muito especial - por ele e pelo prémio.

Isabel Seixas disse...

De facto não é para menos Aleluia uma profecia de bonança e idoneidade.

patricio branco disse...

tanto ele p p como o pais nos merecem um especial carinho. Premio bem atribuido.
O que sentem os outros paises em relaçao a factos das ex colonias nao sei, especialmente os de lingua inglesa.
dos de expressao francesa, conhecemos a preocupaçao que a frança tem em manter a sua influencia nesses espaços: milhares de cooperantes de todas as areas, bases militares francesas em varios deles, grandes embaixadas, institutos para ensino do frances, comercio

Guilherme Sanches disse...

Sabe, quem me conhece, o meu afeto por Cabo Verde.

Sabe, quem conhece Cabo verde, a sua dependência de ajudas externas. E sabe também que estas continuam a ser dadas, em função da boa e séria gestão que é feita dos fundos recebidos.

Este prémio, pelo qual me congratulo, é mais uma prova disso.

Um abraço

Parabéns, concidadãos !