sexta-feira, setembro 23, 2011

Madeira

Não deve haver português com internet que, nestes últimos dias, não tenha recebido uma anedota, um poster ou outra graça alusiva à Madeira e à respetiva gestão financeira.

Às vezes pergunto-me como é que os estrangeiros olham para esta nossa propensão para aliviar as dores pelo humor. Uma coisa me parece bem clara: não convirá que a "troika" se convença de que, lá porque afivelamos um sorriso amarelo, andamos felizes...

11 comentários:

Fernando Correia de Oliveira disse...

O poster "Eu conto com o Continente" foi até agora a mais conseguida, daquelas que me chegaram, claro.

Helena Sacadura Cabral disse...

A quem o diz, Senhor Embaixador!
Mas se não forem aqueles que, através da palavra, podem, de quando em vez, ajudar a sorrir, o que é que nos vai acontecer?!
Já vejo muito pouca televisão nacional. Mas, por motivos profissionais, andei uma semana a consumi-la. E garanto-lhe que mesmo uma pessoa sem disposição genética para a depressão, como julgo ser o meu caso, tem que fazer malabarismos para se não deitar angustiado, com o espírito dos telejornais que, agora, passadas as eleições, resolveram manter os debates políticos. Na maioria dos casos, sem qualquer interesse cultural ou formativo. Impressionante!

Carlos Fonseca disse...

Tem toda a razão.

E o "Inimigo Público", publicação semanal de que o jornal "Público" é suplemento diário, dedica o seu número de hoje ao arquipélago de Jardim.

Imperdível.

Mas uma das melhore que recebi é que nos informa sobre a actualização horária das estações de rádio, a saber:

"São nove horas em Portugal Continental, menos uma hora nos Açores, e menos vinte milhões na Madeira".


Carlos Fonseca

EGR disse...

Devo dizer,Senhor Embaixador, que quanto a Madeira tendo mais para a indignação do que para o sorriso.Talvez esteja com défice de sentido de humor mas,francamentee,é isso que sinto.Quanto aos telejornais, e não só,desta vez concordo com Helena Sacadura Cabral.
Além do que ela refere sucede que os ditos comentadores circulam-ou saltitam- de canal em canal num autentico cicuito fechado.
Num se ouve um unica voz que possa trazer alguma lufada de ar fresco.
Que cansaço,Senhor Embaixador,que cansaço!
EGR

Anónimo disse...

A do "Passos, estou sem saldo, Kolmi!" e toda a envolvência também está muito bem conseguida!

Lá diz a expressão popular antiga "Pobretes, mas alegretes" :)

Isabel BP

Isabel Seixas disse...

Pois eu vou aspirar a beleza da imagem, Madeira não é só João felizmente...

È uma gente simpatiquissima e empenhada,é uma paisagem idiosincrática e é vontade de ir lá e ver ver e auferir de um segmento de universo lindo e peculiar.

Bem senhor Embaixador a imagem apetece.

Anónimo disse...

Há tempos que não lia o blogue à minha velha senhora, com receio do mau humor em que a vejo mergulhada. Li-lho hoje et voilà (q. e. d.):

a quem o diz senhor embaixador
senhor embaixador não sei se o maço
devo dizer senhor embaixador
senhor embaixador mas que cansaço.

patricio branco disse...

lá fora, creio que não se faz distinção entre madeira e continente, tudo é portugal, não interessa se lisboa, algarve, madeira ou centro. Não se parcializa geograficamente o problema português.
Aqui sim, muitos sectores aproveitam o buraco da ilha para querer fazer acreditar que temos uma parte que se porta bem e outra mal (madeira).
Que se verifique tudo bem e se apure o mecanismo da "ocultação" ou sobregasto na madeira e se situe tudo no contexto.
Para a alemanha, luxemburgo ou finlandia, portugal e grecia não têm zonas boas ou mal comportadas, é a totalidade dos 2 paises que é julgada por eles.
Quanto a graças, as melhores sao as do próprio a j j, o unico politico português que as diz com total à vontade, umas mais fortes, outras mais suaves, fugindo à regra do sorumbatismo que caracteriza todos os outros quando falam ou aparecem, que não utilizam os musculos do riso.
Responder a perguntas de jornalistas em fato de banho, na praia, misturado com os outros banhistas,pois é tambem um deles, até tem graça e define um politico que convive diariamente com o povo da sua região há 3 décadas.
Vê lo sair a pé da quinta da vigia (aberta ao publico que pode frequentar os jardins) e ir sózinho à beerhouse ou a outro sitio tomar um café a meio da manhã tambem tem graça e é simpatico.
Dizer "onde está esse sacana? é tão pequenino que ninguém o vê" referindo se a um conhecido comentador de tv dum partido, tem muita graça.
Lançar inesperadamente no meio duma conversa, como se fosse um lapsus linguae que a divida da madeira é + ou - igual ao pasivo do metro do porto,tambem tem graça.
e sobre o PGR ir investigar, disse, e tem tambem graça: "esses são os meus amigos do peito, aparecem sempre no meio do filme".

Enfim, estou curioso de ver os resultados das eleições do dia 9, embora pense que a j j já não se deveria ter recandidatado desta vez. Há meses que deveria ter anunciado a sua não postulação.
De qualquer modo ficou claro que se não tiver maioria absoluta se retira e não governaria.

Anónimo disse...

Eu penso que os portugueses ligaram mais ao empate do Benfica com o Porto do que ao défice da Madeira. Quanto às anedotas, até o Jota-Jota deve ter gostado. E a austeridades e os défices em geral, acham que os portugueses ligam muito a isso? Compare-se com os movimentos sociais em todo o lado - Grécia, Espanha, Itália, GB, . Em Portugal, nada - nada=zero, claro ... mas o estádio estava cheio! Os portugueses z os europeus devem estar indignados, como dizem três velhotes giros europeus - dois franceses e um português? Qual quê?
Vai mais um frango de churrasco ao fim de semana, vinho a 3 euros euros os cinco litros (clandestino) e uma jogatina da Liga! que país! - Desculpe, senhor embaixador, mas sinceramente acho que não se deve elogiar o facto de os portugueses continuarem neste estado... é que, na minha opinião, a continuar assim, sem sobressaltos nas ruas, Portugal vai acabar mesmo!

Anónimo disse...

Senhor Embaixador, um post sobre Portugal, na minha humilde opinião era verdadeiramente mais abrangente, isto porque e sem sabermos ainda da contabilidade certa, podemos para já contar com:
- Açores: 3,5 a 4 mil milhões de euros, mas como dizia há dias Braga de Macedo na SIC, a ver vamos;
- Espatifados no BPN: 6 mil milhões
- Empresas públicas: buraco de cerca de 50 mil milhões de euros
- Dívida pública do estado português: quase 200 mil milhões de euros;
- Buracos das SCUTs nos próximos anos: 25 mil milhões de euros;
- Buraco das PPP nos próximos anos: 45 mil milhões de euros;
- Dívida da Madeira: 5,8 mil milhões de euros (valor admitido por Jardim mas não confirmado ainda por Lisboa)

Helena Oneto disse...

Nem amarelo consigo rir. Pobre Madeira, governada por um fora-da-lei que invade os écrans com enxurradas de palavrões e o pais com enxurradas de dividas, ainda vai, se calhar, levar com ele outra vez. Destino ou fatalidade?

Ainda Caminha

Foi um par de horas de conversa, na tarde de sábado, na Biblioteca Municipal de Caminha, tendo como anfitriã a vereadora da Educação, dra. L...