quarta-feira, julho 13, 2011

Jan Kulakowski

Tínhamos uma considerável diferença de idades mas, pelo que me apercebi nos vários contactos que com ele tive, não tínhamos grandes diferenças em relação à ideia da Europa. Falava um francês magnífico, como muitos polacos da sua geração.

Jan Kulakowski, que até há dois anos era deputado europeu, teve a seu cargo o dossiê da integração europeia, no gabinete do seu primeiro-ministro, nos anos 90. Sindicalista de origem, foi locutor de rádio e chefiou a delegação polaca junto da União Europeia.

Conheci-o em Bruxelas, em fins de 1995. À primeira vista era um homem fechado, mesmo difícil. À medida que conosco se abria, descobríamos uma figura muito elaborada, com um grande culto pela história. Uma noite, num jantar na embaixada polaca no Restelo, contou-me pormenores muito interessantes da história do movimento sindical na Polónia, que haveria de ser a grande alavanca para o futuro democrático do país. Fez-me então perceber esse mundo de contradições em que emergiu Lech Walesa. Era um sábio e disse-me uma frase que nunca esqueci: "Amo a Europa porque amo a Polónia". 

Morreu há dias.

3 comentários:

EGR disse...

Senhor Embaixador:talvez,neste particular mommento, essa frase devesse ser colocada em cima da secretária dos responsaveis políticos europeus.
EGR

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai! Senhor Embaixador, hoje, seria mais " por amar o meu país, suporto a Europa"...

Anónimo disse...

Era um sábio.In FSC
Se o Sr. o Diz...Decerto verdade

Agora a frase é bem interessante mas não sei se consigo protagonizá-la. Ai! plagiando a minha Amiga, ambiguidades hormonais, não sei simplesmente e nem conheço a Polónia(Não que não gostasse...)
daí que por amar o meu País também compreendo a Europa...Complexidades inerentes ao género.
Isabel Seixas

Manuel Alegre

Tenho muita pela pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...