sexta-feira, abril 08, 2011

O caso

Um amigo brasileiro contou-me, há dias, uma história conhecida na sua carreira diplomática, envolvendo um embaixador português, ao tempo em que a capital permanecia ainda no Rio de Janeiro. O nosso representante era então o embaixador António de Faria, figura muito conhecida da diplomacia portuguesa, que foi também chefe de missão em Londres e aqui em Paris. 

Num jantar social no Rio, uma noite, veio à baila, numa conversa, que Faria teria uma ligação romântica com uma determinada senhora. Alguém, da Embaixada de Portugal, confirmara a um dos presentes que Faria desaparecia do serviço por longas horas, o que só credibilizava mais o rumor.

O chefe do Protocolo (no Brasil, diz-se Cerimonial) brasileiro afirmou então, para espanto geral:

- Não pode ser verdade, meus amigos. Vou revelar um segredo: Faria tem "um caso" mas comigo.

Os olhares cruzaram-se, de incredulidade, tanto mais que quer Faria quer o diplomata brasileiro tinham um historial de comportamento que tornavam pouco plausível tal cenário, além de que, à época, os "outings" ainda não estavam na moda.

E logo o diplomata explicou:

- É comigo que esse Faria passa a maioria das horas do dia.

E, numa diatribe contra o diplomata português, o brasileiro revelou que António de Faria ia todos os dias vê-lo ao Itamaraty, ficando horas infindas no seu gabinete.

À época, estava em curso de preparação uma importante visita oficial portuguesa ao Brasil. Como sempre acontece nessas ocasiões - e sei bem do que falo -, as Embaixadas são bombardeadas com pedidos crescentemente mais preciosistas da parte de Lisboa, o que, à medida que as datas se aproximam, obriga a contactos cada vez mais intensos com as autoridades locais. Faria, que era conhecido por ter um caráter meticuloso e detalhista para as questões da logística, exasperava assim o seu colega brasileiro, que só ansiava vê-lo porta fora.

O falso "affaire" de Faria passou assim a constar dos anais de memória dos corredores diplomáticos brasileiros. Quanto ao eventual outro, a ser verdadeiro, não sobreviveu na farta tradição oral daquela nossa Embaixada. Posso garantir.

6 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Regalo-me com estas suas short stories. Mas hoje, hoje, soltei uma sonoríssima gargalhada com a sua diplomaciaao referir-se aos "outings".
Simplesmente divina, a expressão!

patricio branco disse...

numa bela obra de andre brink, "the ambassador", o autor sul africano conta no romance a história dum embaixador da ras em paris, no anos pesados do apartheid(anos 60)que tem uma relação extra conjugal com uma bailarina de club nocturno.
Há outras figuras secundárias, a amante, a mulher e a filha do embaixador, o secretário da embaixada que denuncia o affair do embaixador a pretória. Todos contam parte da história. Novela densa, psicológica, pesada, uma das primeiras de brink, hoje um dos grandes escritores da ras. Ao embaixador são-lhe pedidas explicações por pretoria que ele não dá, dizendo apenas que não faz comentários. Finalmente, abandona o lugar.
Como AB viveu em paris nos anos 60 não sei se haverá alguma base histórica para a novela.
História menos profissional que a do embaixador português, mas mais romanesca.

João Antelmo disse...

Já próximo do fim da vida, o Embaixador António de Faria inquiriu, através de amigos brasileiros, se ainda era viva uma determinada Senhora carioca que, segundo esses amigos, com ele tinha mantido , um "affaire" bem conhecido dos círculos sociais brasileiros dessa época.
António de Faria planeava uma viagem ao Brasil, que julgo não ter concretizado, e os seus amigos que me relataram esse interesse não tinham a certeza se ele desejaria encontrar a Senhora ou, antes, evitá-la.

margarida disse...

Os 'rumores' são algo terrível.
Criam vida própria e podem afectar seriamente a vida das pessoas.
Aquilo de 'não haver fumo sem fogo' condiciona o julgamento e a racionalidade, e prefere-se tantas vezes crer sem provas do que o contrário.
É mais apetitoso e divertido, independentemente da verdade e da felicidade dos atingidos.
É pena.

Helena Sacadura Cabral disse...

Tenho muita pena dos Embaixadores porque, saltitando de terra em terra, com pequenos "intermezzos" na pátria, têm que ser fiéis à força.
Com efeito, quando um recatado romance começa a ter pernas para andar, zás catrapaz, o protagonista é colocado noutro posto.
Não há direito. Os diplomatas raramente ultrapassam o charme discreto da fantasia.
E, atenção, tenho um Embaixador na família!
:))

Anónimo disse...

Têm que ser fiéis à força.

Soa bem...No masculino.

ainda soa melhor a credulidade tão rara hoje em dia...

A ditadura da monogamia, é bem cómoda e politicamente correta.
bem feita.
Isabel seixas

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...