sexta-feira, março 04, 2011

A lingua e as comunidades portuguesas

Em outubro de 2010, participei num seminário em Lisboa sob o tema "Língua Portuguesa e Culturas Losófonas num Universo Globalizado", promovido pela União Latina e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Na altura, deixei neste blogue apenas o "esqueleto" da minha intervenção, feita de improviso. Alguns comentadores pediram-me o texto, que eu não tinha em forma escrita. Surgiu agora publicado um volume com as contribuições apresentadas nesse encontro, que inclui a que então fiz e que pode agora ser lida também aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Alguém explica o que isto quer dizer e que acabo de ler num 'site" português sobre os juros e etc? FMI?

"As yields (juros implícitos) das obrigações do Tesouro (OT) a cinco anos atingiram no mercado secundário valores acima de 7,4%, já num patamar próximo do nível dos juros das OT a dez anos.
O spread (diferença) com os juros dos Bunds (títulos alemães) a cinco anos já ultrapassa o nível crítico dos 4,5 pontos percentuais.".

Quem sabe alguma coisa sobre isto?

Guilherme Sanches disse...

Tão depressa passam as semanas loucas, que nem das coisas que a gente gosta de saber se apercebe no momento certo.

Parabéns pelo prémio recebido.

Um abraço

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

Caro anónimo

Como economista e gestor poderia lhe responder. Mas penso que a sua pergunta verdadeiramente não quer resposta. Afinal até nas consoantes mudas umas iluminárias esclarecidas teimam em nos empobrecer.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...