quinta-feira, março 31, 2011

Jornalismo

Há dias, já no auge da crise na Líbia, o jornalista da RTP, Paulo Dentinho, fez uma magnífica entrevista a Mouammar Kadhafi, um "furo" jornalístico da maior qualidade. Equilibrada e inquisitiva q.b., a conversa foi crescendo de ritmo e foi marcada pela inteligência e pertinências das perguntas, que permitiu extrair respostas curiosíssimas. 

Vi a entrevista de Paulo Dentinho ser citada, abundantemente, em toda a comunicação social internacional, com extratos a correrem o mundo das grandes televisões. Curiosamente, ou talvez não, esta excelente peça de jornalismo passou quase despercebida em Portugal, pelo menos a avaliar pelo que me chegou.

Será que se tivesse sido produzida por canais privados, com outros meios coadjuvantes de ressonância mediática, o destino português da peça teria sido outro? Deixo a pergunta.

10 comentários:

Dulce disse...

Aqui na África do Sul e via RTPinternacional assistimos a essa peça, muito bem conduzida pelo jornalista, a ponto de deixar Kadhafi de mãos atadas (embora ele saiba sempre dar a volta...)

Mônica disse...

Eu não vi por aqui mas parabenizo ao reporter.
Hoje estamos vendo o velorio de Jose de Alencar desde ontem.
com carinho MOnica

Helena Sacadura Cabral disse...

Ora aí está uma bela pergunta Senhor Embaixador!
Até porque Paulo Dentinho é um excelente jornalista.
Então porque será, pergunto eu, malévola?!

JRibeiro disse...

Tem razão. A RTP é uma mal-amada entre alguns circulos de bem pensantes portugueses. Até não reconhecem a importância da RTP, quando do referendo em Timor, para o povo timorense, como pude constantar em Dili. Será ignorância ou desosnetidade???

Anónimo disse...

Vi a reportagem no Telejornal da RTP. Partilho a análise que o sr Embaixador faz deste excelente trabalho jornalístico. E é verdade que ou andei distraído ou mesmo não foi devidamente valorizado intra muros. Mas quando uma telenovela portuguesa dum canal privado ganha um galardão lá fora somos bombardeados semanas a fio com autopromoções. Resta-nos a consolação de ver o Paulo Dentinho trabalhar em Paris, retratando a comunidade portuguesa com justeza e sem condescendência.

Manuel Antunes da Cunha

Anónimo disse...

Portugal estava mais preocupado com q crise do Sócrates, do Passos, do Portas, do Cavaco, e etc... ah! e com os debates no Sporting... eu até acho que a RTP não deu grande destaque à entrevista preferiu de longe os temas citados e se ela própria não a valorizou...

Anónimo disse...

Pois lá está, como diz um anónimo, se coincidiu com futebol, nem todos os Dentes e Tinhos do Mundo levavam a populaça a ver a dita entrevista. Por outro lado, convenhamos,quem no "rectângulo" se interessa pelo rapaz Kadhafi? Uma minoria. Até os compreendo, tendo em conta o que passam no seu dia a dia, economicamente. Convém sublinhar, sobretudo para quem não percebe, ou não quer ver, que aquilo que se passa além fronteiras, pouco interessa à rapaziada local. É um "hábito" cá da terra. Enraizado. Goste-se, concorde-se, ou não.
A malta segue a Política e o Futebol. Tão só! E já é muito esforço.
P.Rufino

Anónimo disse...

Concordo com o que refere o P.Rufino, há interesses que se sobrepõem a uma boa reportagem.

O jornalismo feito com seriedade não tem grandes audiências... Os espectadores foram "instruídos" para ver telenovelas e reality show.

Isabel BP

Anónimo disse...

Oh!

Se a verdade fosse o caminho a fé seria esperança e Paz...

Se a verdade fosse a verdade não tinha a desfaçatez de andar sempre em guerra...

Se o poder pudesse mesmo seria saudável...

Não?
Podemos sempre redefinir os termos, talvez invertendo-os, dá na mesma... Tanto faz como fez, é meramente cíclico...

Maior a prevalência e incidência em geografias já referenciadas.

Que mais dá a morte está certa.
Isabel seixas

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai o caro Anónimo que me tocou no Sporting...

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...