quinta-feira, março 24, 2011

Dias

Paris é uma cidade privilegiada em matéria de informação.

Ontem, durante um pequeno almoço de trabalho - uma prática que aqui é uma forma regular de encontrar certas personalidades -, tive o ensejo de ouvir Jacques de la Rosière, antigo diretor-geral do FMI, falar da crise financeira e de algumas receitas possíveis para lhe fazer face. Foi muito curiosa, na ocasião, a afirmação de Guéorguy Matiukhine, antigo governador do banco central russo, segundo  qual, a certo passo da implosão da URSS, "a atitude mais realista para superar a crise parecia ser acreditar num milagre"...

Mais tarde, num almoço organizado por um ativo "think tank" francês, participei numa discussão sobre a Líbia e outros temas internacionais, com o general James Jones, até há pouco National Security Advisor do presidente Obama. É nestes momentos, em que as mesmas temáticas convocam a atenção de diferentes atores internacionais, que nos damos melhor conta de como os EUA têm uma leitura estratégica autónoma, que contrasta com a muito mais interdependente visão dos países europeus.

Finalmente, ao final da tarde, numa nota mais leve, mas nem por isso menos atual, estive a ouvir Gilles Lipovetsky, um filósofo francês convidado pela Fundação Gulbenkian e apresentado por Manuel Maria Carrilho. Foi extremamente refrescante ver Lipovetsky explanar sobre os novos paradigmas do individualismo, sobre a sociedade de hiperconsumo e sobre a preeminência absoluta do mercado no nosso quotidiano.

Nestes tempos da crise, os mercados abrem e fecham os nossos dias, com algumas guerras pelo meio.

5 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador, ouvi que a Síria começa também a reagir. O que quererá isto dizer?!

Helena Sacadura Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Sacadura Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
juliomoreno@sapo.pt disse...

É o materialismo no seu melhor...

Helena Oneto disse...

Afinal foi um dia positivo. Enquanto uns se batem, desenfreadamente, para destruir, outros, serenamente, tentam resistir, construindo.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...