sábado, março 19, 2011

BHL

Ainda a Líbia. O filósofo Bernard-Henri Lévy é uma conhecida figura do panorama intelectual francês, onde a sua postura e tomadas de posição não deixam, às vezes, de suscitar alguma polémica.

Na crise recente da Líbia, BHL (com DSK - Dominique Strauss-Kahn -, Lévy está entre as escassas personalidades francesas que podem ser identificadas apenas pela sigla do seu nome) acabou por ter um papel marcante, ao ter sido a pessoa que convenceu o presidente Nicolas Sarkozy a receber e aceitar a legitimidade do "Conselho Nacional de Transição", representativo da oposição ao coronel Mouammar Kadhafi .

Porque este golpe de "diplomacia paralela" tem algumas curiosidades a notar, sugiro que leiam isto.

9 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

"diplomacia sem gravata" ; )

Banda in barbar disse...

Pois há os maus rapazes que se fizeram soldados e os bons moçoilos que lutam pela liberdade

há os bons mortos e os mortos que já deviam estar mortos

no fundo uns sacos de água a ficarem com o carbonato de cálcio a brilhar em areias com petróleo

são muito diferentes de 4 milhões de ossadas nas selvas e nas lixeiras do congo

percebe-se perfeitamente o petróleo a arder alumia os ossos
dos demónios compostos de químicos

Nas suas viajes num conheceu o
Jean Bedel Bokassa

foi um dos muitos demónios construídos e destruidos pelos franceses?

a con tece
teias de razões muy finas
que as carcassas das moscas
sejam amigas ou inimigas
a aranha não sabe
nem quer saber
só quer sorver os fluidos

Anónimo disse...

Oh Julia vê-se bem que é Mulher e leão...

Mas não gostou? Eu gostei.
Isabel Seixas

patricio branco disse...

um free lancer da diplomacia, um reporter não enviado, um investigador dos bas fonds do terrorismo internacional e não só.
bem penteado, a gravata não faz falta, proximo e intimo dos poderes, sarkozy ou chirac. certamente com boa dose de vaidade, narcisismo. mas fazem falta figuras como esta para valorizar a intelectualidade intervencionista dum país.
em portugal temos alguem que se assemelhe ou corresponda? pacheco pereira? é diferente, não, não temos. e quanto às relações com o poder, CS nunca aceitaria ter próximo e à mão uma figura assim.
a frança segue pois uma tradição intelectual publica que vem de longe, dos rousseaus e voltaires, montaignes, raymonds arons, sartres e camus, vindos de vários quadrantes mas com o mesmo estatuto e funções.

Anónimo disse...

Diplomacia da tanga e da exploração da emoção. Falta falar na Carlinha, que também teve grande influência. E o Sarko ? Claro, vai subir nas sondagens. Mais uns mortos, que interessa a quem se preocupa apenas por exemplo com a falta de unidade na diplomacia externa da UE? Por que não vão ao Iémen ou ao Barein (onde até estão forças militares de paises vizinhos à vista de toda a gente) ou à Costa do Marfim? Por que não vão "proteger" também esses povos? Enfim... Mais uma guerra! O petróleo precisa de ser controlado por "boa gente" e a indústria de armamento ocidental precisa de mostrar que vale alguma coisa depois dos desastres no Iraque e no Afeganistão. Mais um desastre? Infelizmente vai ser!

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Diplomacia paralela. A França sempre a teve. Concordo inteiramente com Patrício Branco quando diz, "a frança segue pois uma tradição intelectual publica que vem de longe, dos rousseaus e voltaires, montaignes, raymonds arons, sartres e camus, vindos de vários quadrantes mas com o mesmo estatuto e funções".
E a prova de como "a imagem" em política também conta. Se é que não é o que mais conta...na sociedade burguesamente democrática em que vivemos.
Filosofo playboy, casado com uma actriz, íntimo dos intelectuais franceses de esquerda e de direita normalmente bem colocados na vida,
BHL tem sabido destacar-se. Goste-se ou não do que diz e do que faz -eu não gosto particularmente -, sabe-se sempre quem ele é!

patricio branco disse...

Pegando no que diz HSC, volto a comentar o interessante tema.
cito alguns mais: hugo, a pena de morte e a comuna; zola e o caso dreyfuss; mauriac, a guerra de espanha e a argelia; malraux, a guerra de espanha, o nazismo e a indochina; mauriac, malraux e a amizade com de gaulle; BHL c/ mitterrand e os que se seguiram.
Noutros paises não sei se houve situações iguais com os intelectuais, os casos de bertrand russell, orwell, cohn bendit e chomsky são diferentes, mais como sartre, embora continue a ser grande activismo publico, politico de intelectuais.
Em frança é tambem a relação com o poder que caracteriza isto.
Em portugal, não sei se houve presidentes ou governantes que se relacionaram com intelectuais e os usaram, aproveitaram. Certamente que não com o actual, ou nada sei.

Helena Sacadura Cabral disse...

Meu caro Patrício Branco, a sua deixa sobre o Portugal actual fez-me dar uma bela gargalhada. Haja Deus, que foi a primeira do fim de semana. Ufa!

Sobreviver.....dia após dia disse...

O meu rudimentar francês não me permite entender o texto que aconselha.Parece-me que os leitores do seu blog são eximios em linguas, pois eu não.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...