domingo, fevereiro 13, 2011

Vergès

Jacques Vergès é uma espécie de "advogado do diabo". Aos 86 anos, esteve, há semanas, na Costa do Marfim a preparar a fundamentação para sustentar juridicamente a teimosia de Laurent Gbagbo em não abandonar o poder. No passado, entre muitas outras figuras, defendeu o terrorista Carlos, o nazi Klaus Barbie, o exterminador Pol Pot e outras figuras de recorte controverso. Saddam Hussein e Slobodan Milosevic estão entre os que não aceitaram a sua ajuda. George W. Bush é um nome que já anunciou desejar defender, no caso de ser possível a sua inculpação.

Membro da resistência francesa na 2ª guerra mundial, foi militante comunista e anti-colonialista, mantendo-se sempre próximo das ideias radicais de esquerda. É filho de pai francês e de mãe vietnamita, tendo vivido na ilha de Reunião e na Argélia, onde se tornou mundialmente famoso pela defesa com sucesso de uma militante da FLN, que viria a ser sua mulher. A sua história pessoal tem um "buraco negro" entre 1970 e 1978, período em que, sem explicação até hoje, desapareceu  de cena - o que gerou lendas sobre a sua eventual presença junto dos Khmers Vermelhos, do Cambodja, ou em campos da guerrilha palestiniana.

Mas a que propósito falo hoje dele aqui? Porque Vergès, numa iniciativa inédita mas muito curiosa, apresenta, duas vezes por semana, um espetáculo num teatro parisiense. Num monólogo de mais de hora e meia, em cenário do um escritório de advogado, fala dos criminosos e dos seus casos, contando histórias e desenhando perfis, tentando demonstrar que a sua famosa "estratégia de rutura", com que orienta as defesas, acaba por ser um modo de melhor fazer conhecer as pessoas por detrás dos crimes. A forma como apresenta a sua relação com a justiça torna a sua apresentação, apesar de algo monocórdica, bastante atrativa na substância. Com o caráter chocante que sempre confere a tudo em que se envolve, Vergès dá à sua prestação teatral o título de "Serial plaideur", da mesma forma que, em 2007, se prestou a ser a cara do filme com o nome de "O advogado do terror".

A juristas conhecidos que venham a Paris - com especial dedicatória ao meu velho amigo Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados - recomendo esta provocatória "performance" do seu incómodo confrade francês, em cena até 11 de abril.

9 comentários:

margarida disse...

Haveriam de se dar bem, os dois 'incómodos' juristas :)
O seu amigo também vai fazendo uns 'estragos' por aqui! ;)

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Margarida: Ele nunca me desiludiu, na incomodidade que provoca em outros - alguns dos quais, diga-se, também são meus bons amigos.

Helena Oneto disse...

O cinismo de Vergès -o mais controverso e carismatico advogado francês- é-me insuportavel sobretudo quando defendeu K. Barbie. Ha tempos ouvi-o, numa entrevista, contar a historia da sua vida. Muito interessante!

Anónimo disse...

Bem dá para perceber que no conteúdo funcional do advogado tanto se se advoga a defesa do ataque como o ataque da defesa...

Depois a Ética e Deontologia assumem uma dinâmica... Exótica/Bizarra; de bem e Mal?...

Agora não estou para ir a Paris(Tenho aqui o dinheirinho sachadinho...)

Mas nunca fui a um desses palcos de Teatro prefiro ver na televisão (exatamente...Também... Não tenho outra alternativa, e ostento-o sem vergonha)

Agora se o Sr. conseguir um diferido...
Claro que aguento um monólogo de hora e meia, oh se aguento, bem sabe que sou Mulher, e não só...
Isabel Seixas

Julia Macias-Valet disse...

Mister MagOOOO ??????

Nao o acham parecido ? : )))

Ahhh...a atracçao das luzes da ribalta...ele é modelos, ele é jogadores de futebol, ele é empresarios/ministros, ele é advogados...fins de carreira ou carreiras decadentes ?

Ainda assim acho que sao os advogados os que estao melhor preparados para esta recorversao : afinal depois de tantos anos a "engolir" Codigos, decorar uns textositos nao deve ser tarefa ardua, e falar em publico ja nem se fala ; ))))

Cunha Ribeiro disse...

Essa do "monocórdico", Sr Embaixador, esfriou-me o impulso de ir a Paris, tb para assistir ao espectáculo...

Anónimo disse...

Não foi por acaso que Marinho Pinto renovou o mandato, Margarida. O homem é teso. E incomoda muita gente que não está habituada a ser incomodada.
P.Rufino

Anónimo disse...

Aqui vai o link para ver uma série de 4 videos onde Vergès conta a historia da sua vida. Muito interessante!

http://www.culturclub.com/circus/grandeparade/grandeparade-0020_jacques-verges/grandeparade-0020_jacques-verges_destin_1.html

Anónimo disse...

Não é por acaso que Marinho Pinto tem tantos admiradores!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...