terça-feira, agosto 31, 2010

Diana

Passaram já onze anos, dia por dia, desde a morte, aqui em Paris, de Diana de Gales. Tinha esquecido a data, mas um amigo, há umas horas, lembrou-me isso, ao chamar a minha atenção para a profusão de flores que hoje estão colocadas junto à chama dourada (que nada tem a ver com a morte da princesa, diga-se) que se situa por cima do túnel de Alma, onde ela teve o seu mortal acidente.

Nos mais de quatro anos que vivi em Londres fui espetador distante da crise matrimonial que então já atravessava a realeza britânica. Diana era uma figura mítica, adorada pelos fotógrafos e explorada até ao limite pela imprensa. A força da monarquia britânica mede-se também pela capacidade com que conseguiu lidar, sem ser destruída, pelo fenómeno Diana.

Uma noite, em Buckingham Palace, na cerimónia anual em que a corte recebe o corpo diplomático, Diana parou junto da delegação portuguesa, na breve conversa circunstancial que toda a família real tem com a representação de cada embaixada. Notando que o cônsul-geral, Duarte Ramalho Ortigão, e eu próprio tínhamos, ao pescoço, o símbolo da Cruz de Cristo (a única condecoração portuguesa que, embora nos graus inferiores que, à época, eram os nossos, assim pode ser usada), Diana, sopesando, atrevida, a insígnia do Duarte, inquiriu junto do embaixador António Vaz Pereira, que chefiava o nosso grupo: "Ambassador, you don't have it?". Vaz Pereira, que tinha ao peito outras condecorações bem importantes, respondeu, diplomático, com um largo e deliciado sorriso: "I'm working for it, Your Highness!" Diana deu uma bela gargalhada.

Em 1993, Diana esteve, com o príncipe Carlos, na nossa Embaixada em Londres, no jantar que o presidente Mário Soares ofereceu à rainha Isabel II. Posso assegurar que era muito mais bonita ao vivo do que em fotografia.   

9 comentários:

patricio branco disse...

interessante memória pessoal

Guilherme Sanches disse...

Hoje de manhã, durante a viagem para o ex/novo posto de trabalho, ouvi no noticiário a efeméride.

Foi a primeira vez que consegui acertar no tema do post de hoje, e estava (se acertasse, como aconteceu), com alguma expectativa para o ler.

Gostei da serenidade com que é escrito. Gostei muito.

Faz parte da nossa memória ativa tudo quanto na ocasião foi dito e especulado, e retenho o que alguém, não sei quem, disse, e que não esqueci:

- não se lhe conhece opinião nenhuma sobre coisa nenhuma!

Não sei nem me interessa se era verdade ou não, mas confesso que de vez em quando a plagio em relação a alguns figurões...

Um abraço

Anónimo disse...

Sem dúvida ...
Toda uma Mulher
Carismática...

Bastava sorrir

Isabel Seixas

Mônica disse...

Vim aqui por causa do Ferreira.
E mais por causa da Princesa Diana.
Mamae e eu somos viciadas em principe, rainhas.
Mas só vemos na TV . E aqui no Brasil é muito pouco difundido.
Mas tinha uma afeição pela princesa Diana e quando fomos em Paris quisemos ver onde tinha acontecido o acidente.
Volto outra hora com carinho
MOnica

diogo disse...

mas este homem anda a espetar na crise matrimonial de quem ?
e onde ?
só então entendi , ele usa o novo acordo ortográfico ...
não levem a mal , é só um desabafo .
respeitosamente ...

José Martins disse...

Não posso, de momento, prever quantos serão os volumes que preencherão as "Memórias do Embaixador Seixas da Costa".
.
Continuo adorar como nessa cabecinha há tanto e mais coisas para "botar" para o papel.
.
São as memórias das andanças de um diplomata que correu Ceca e Meca e nos vai deliciando com factos vivos do passado e hoje trazidos à luz.
.
Todos nós e o mundo teve conhecimento do fatídico acidente que causou a morte à Princesa Diana
há 11 anos, mas o correr do tempo foi apagando a memória colectiva e poucos se lembram da data em que roubou a vida da infeliz Princesa de Gales.
.
Saudações do River Kwai - Tailândia
José Martins

Rubi disse...

E com todo o respeito que a princesa Diana merece, linda mesmo considero a rainha da Jordania. Estonteante, com ou sem producao!

Julia Macias-Valet disse...

Pois, pois... agora compreendo melhor porquê tanto nervossismo, e porque é que houve "latas amolgadas e alguns farois partidos" antes do jantar : ))

Para os menos atentos : dar uma espreitadela ao post de 10 de Novembro de 2009, deste simpatico blogue.

Anónimo disse...

Rubi
muita muita muita produção.
Como eu li aqui há dias numa revista qualquer: "Não há mulheres feias, há mulheres pobres"
Isabel

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...