sexta-feira, julho 02, 2010

Nicole Fontaine

Nicole Fontaine é uma mulher política francesa, com grande experiência nas lides europeias. Foi ministra da Indústria, no governo Raffarin. Em 1999, protagonizou uma acesa competição com Mário Soares, ganhando-lhe na disputa pela presidência do Parlamento Europeu. O modo atípico como as coisas então se passaram prenunciava um futuro complexo para o seu relacionamento com Portugal. Recordo-me de a ter visitado, no seu gabinete de Estrasburgo, poucos dias depois da sua entrada em funções. Portugal seria o primeiro país a ser visitado por Nicole Fontaine. O seu entendimento conosco foi sempre impecável.

Na passada sexta-feira, fui um dos seus convidados pessoais na cerimónia em que a ministra da Economia, Christine Lagarde, lhe fez entrega de uma alta condecoração francesa. Fiquei satisfeito ao ouvi-la testemunhar o grande apreço que mantém pelo nosso país.

5 comentários:

V disse...

Se me permite, concluo: se outros méritos não tivesse, a Srª Nicole Fontaine teria a de não confundir Portugal com o Dr. Mário Soares.
V

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Embaixador Francisco Seixas da Costa, lembro-me bem da acesa querela que houve em tôrno da disputa entre Mário Soares e Nicole Fontaine a propósito da Presidência do Parlamento Europeu. Penso que Mario Soares pelo seu prestígio internacional e pela sua visão progressista poderia fazer a diferença para dotar a Europa de um novo rumo.

Saudações cordiais

Anónimo disse...

Prazer em conhecê-la.
São tão Raras
Citando a minha avozinha
"Que coraige"

Eu sei que é Saber...Ultrapassar barreiras insondáveis, insidiosas, dissipar orgulhos em beneficio do serviço público como missão/desafio...

Para não me alongar(o que é difícil)

Gosto de sentir o Respeito pelo Respeito "Entre Pares"(Em que a diferença de género não sussurra sequer indelevelmente a equidade de responsabilidade profissional.)
Isabel Seixas
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Do episódio referido, Mário Soares versus Nicole Fontaine para a Presidência P.E.,vale a pena referir a comicidade de um mal entendido:
A páginas tantas MS disse que a NF faltava fazer "o trabalho de casa",no sentido correntemente usado pelos portugueses, estou certo,de preparção prévia dos assuntos em debate. Os "amigos" de Nicole sairam à estampa:Machista,machista, mandou a Nicole para casa passajar

Anónimo disse...

As Emboscadas da língua...
Acredito que ambos se respeitaram como verdadeiros adversários...
Isabel Seixas

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...