quarta-feira, julho 14, 2010

A aristocracia e a Revolução


Há uns meses, alguns portugueses residentes em Paris comentavam o facto de, não obstante a Revolução Francesa, de 1789, cuja data de 14 de julho é emblemática, ter sido muito violenta para com a aristocracia - ao lado dela, a Revolução do 5 de outubro de 1910 foi uma brincadeira -, há hoje em França muitas pessoas que usam abertamente os seus títulos nobiliárquicos - nos cartões de visita, nos convites e, em geral, na vida social. Isso acontece, aliás, muito mais do que em Portugal, onde parece haver uma maior contenção e parcimónia no seu uso.

Um feroz republicano, presente à conversa, comentou: "Pois eu conheço alguns aristocratas lusitanos que continuam bem ciosos desses seus pergaminhos, não obstante haver uma lei de 1910, ainda em vigor, que impede o uso público dessas designações". E logo acrescentou, agora para espanto de todos: "E esses meus amigos, claro!, recusam-se a andar em auto-estradas". Ninguém percebeu nada! "Não andam em auto-estradas porquê?". O nosso jacobino amigo, lá esclareceu: "Ora essa, porque eles leem 'retire o título' e não querem correr riscos"...

Hoje, ao atravessar mais de metade de Portugal em auto-estradas, várias vezes me recordei que estávamos no dia 14 de julho. 

5 comentários:

Anónimo disse...

Por analogia
Esse tipo de preocupação gera mau estar a quem assume como ponto de honra a ostentação do seu grau académico colado à pele da sua identidade... Cultura, obviamente...
Isabel Seixas

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai Senhor Embaixador certos títulos sempre me fascinaram. Sobretudo os da dívida pública...
Aí, nobres e plebeus são iguais. Ambos têm que a pagar!

Anónimo disse...

O "problema" dos títulos é o "problema" das elites: nunca deixarão de existir. Felizmente, ou não. Numa república são como galinhas sem cabeça, parafraseando uma velha aristocrata. Mas o que me preocupa não são os títulos de uma nobreza que nunca teve muito para dar. O que me preocupa é a nobreza republicana, ávida e pouco dotada. Prefiro mil vezes um Conde de Vizela, a um Comendador Berardo.

Anónimo disse...

Essa fez-me lembrar uma anedota, já muito velha, contada por um dos meus avôs, que se bem recordo, “rezava” assim, mais ou menos: Salazar tinha sido convidado a ir de visita oficial a Londres (só mesmo de anedota!) e como não falava inglês, no hotel onde ficara hospedado colocaram-lhe uma “escarradeira”, no quarto, que possuía uma tampa, que se levantava (para o tal efeito) colocando o pé num pequeno pedal. Assim sendo, o aviso, por gentileza britânica para com o velho ditador, estava escrito em português – “pise no pedal”. Todavia, o velho tirano leu de outra forma – “paise no pídal”, daí acabando por não vir a utilizar a dita “escarradeira” (não se sabe entretanto onde terá cuspido, mas pouco importa).
P.Rufino

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Carísssimo Embaixador Francisco Seixas da Costa,

É certo que os títulos de nobreza não fazem sentido nestes regimes Republicanos ( português e francês), mas não há necessidade de se ser um jacobino radical uma vez que as noções de tolerância e de liberdade devem ser os verdadeiros guias de uma renovada ética Republicana.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...