sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pintura

De um museu de Paris foram roubados cinco quadros de outros tantos pintores: Picasso, Modigliani, Braque, Léger e Matisse (na imagem). O valor estimado (conceito muito discutível) destes quadros é de 100 milhões de euros.

Se tivermos em conta que nenhuma destas obras pode vir a ser vendida no mercado legal, o que reduz imenso o seu valor objetivo, devemos concluir que alguém pagou para poder guardar, num local reservado da sua casa e para um prazer de olhar quase pessoal, estas obras-primas.

Para além do aspeto criminoso do ato, não podemos deixar de considerar que o receptador é uma pessoa de imenso bom gosto. Sem lembrar Arsène Lupin, há que convir, com sinceridade, que há ladrões e ladrões.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tal como Thomas Crown (Affair), no excelente, filme com Perce Brosnan, há uns 11 anos atrás, com um Monet.
Um “ladrão” deste tipo não roubará, ou manda roubar, para vender, guarda o quadro, como aqui se diz no Post, em sua casa. Era o que eu faria no lugar dele. E, pela calada da noite, sentava-me, com um bom tinto, ou Porto velho, na mão, um bom charuto na outra, e ficava ali, a aprecia-lo, com um prazer muito especial. E com um sorriso nos lábios.
P.Rufino

Anónimo disse...

Sim...
Há ladrões
Mais egocêntricos...

Impedem as possibilidades livres de reter na retina as explosões sensoriais despertadas pelos Reis da imagiologia do universo...

É só mais uma tipificação e dimensão forma de encerramento e captura de pássaros fomentadores disponíveis e acessíveis da Nossa livre e indivisível liberdade de Ver em Gaiolas Privadas de preço relativista. Mas ... Bem Egoísta...

Isabel Seixas

Julia Macias-Valet disse...

Tive o prazer de os contemplar no dia 15 de Outubro de 2009 (com a Clara 4 anos) ao vivo no Musée d'Art Moderne de Paris, mas acho que voltar a por-lhe os olhos em cima : "C'est mort !"

Mas nao voltar a vê-los nao é o meu maior lamento... Quantos quadros magnificos existem no mundo que nunca terei a oportunidade de encontrar face a face, o meu maior lamento sao os danos irreparaveis que estes 5 Magnificos terao sofrido...

"Pai, perdoa-lhes, porque nao sabem o que fazem !"