quarta-feira, abril 07, 2010

Elian

Na passada semana, Elian Gonzalez, um jovem cubano de 16 anos, participou no congresso das Juventudes Comunistas, em Havana.

Há 11 anos, Elian esteve nas bocas do mundo quando a justiça americana, com algum aparato policial e contra a vontade dos seus familares na Flórida, o fez regressar para junto do pai, em Cuba. A mãe, com quem viajava, havia morrido num naufrágio, na tentativa de chegar às costas americanas.

A opinião pública do Estado da Flórida mostrou-se muito crítica desta decisão da administração Clinton e, para muitos, isso terá feito perder imensos votos ao candidato democrata, Al Gore. George W. Bush viria a ganhar a presidência por escassímos votos, precisamente nesse mesmo Estado da Flórida.

Será Elian o "culpado" da vitória de Bush? Que teria acontecido no cenário político mundial se Gore vencesse a eleição? A História não se faz de "ses", mas é irónico especular que pode coincidir na pessoa de Elian a chave de muito do que se passou no mundo na última década.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Só as Suas memórias para Lembrar uma Recordação Esquecida"
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Nota-se ...
Pelo olhar denso e de muito mais idade...
Destino?
Que pena até é bonitinho, de certeza que não merece...
Estou só a referir-me á dimensão só sóbria... Que às vezes inibe os prazeres genuínos dos 16 anos...
Nada contra!!!...A não ser a exclusão da dimensão gostosa da irreverência...
Desejo-lhe protagonismo e que não lhe soneguem o resto da diversidade...
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Não percebi bem se essa decisão terá sido da responsabilidade (exclusiva) da Justiça norte-americana, ou também da Administração Clinton, “a posteriori”. Bem sei que a Justiça nos EUA está politizada e que muitos dos altos magistrados que ocupam lugares de destaque na máquina daquela Justiça estão ali por nomeação política e muitos fazem mesmo “campanha” (política) para lá chegarem. E a ser assim, essa decisão judicial acabou pelos vistos por ter consequências (políticas), fazendo perder votos importantes a Al Gore.
Pena que o criminoso ataque, só agora divulgado (está hoje em tudo o que é “media” e creio que no You Tube), da responsabilidade das forças norte-americanas no Iraque, em 2007, que vitimou – por engano! – 9 civis, entre as quais duas crianças e dois jornalistas da agência Reuters, não tenha tido consequências (políticas) para com o homem que acabaria por vir a “derrotar” o então Vice-Presidente Al Gore, ou seja, George W. Bush. Bem sei que o acto irresponsável não foi premeditado, mas as suas consequências nem por isso deixaram de ser muito graves. E como em tudo na vida, quando se cometem erros, mesmo que involuntariamente e, neste caso, agravados com os efeitos agora conhecidos, haverá – sempre - que assumir as devidas responsabilidades. Não me consta que assim venha a suceder. Mas pode ser que esteja enganado. Oxalá.
P.Rufino

Helena Sacadura Cabral disse...

Uma das várias actividades que me diverte é essa dos "se". Tenho-me regalado a pensar o que teria sido a minha vida...se!

margarida disse...

Onze anos já?!
Onze?!...
tempus fugit, realmente...

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...