segunda-feira, abril 05, 2010

Coincidências

Novo ensaio de golpe de Estado na Guiné-Bissau; inauguração de uma dispendiosa estátua gigante no Senegal, comemorando o cinquentenário da independência do país; assassinato de Eugène Terreblanche, o antigo líder racista sul-africano.

3 comentários:

Anónimo disse...

Assim à primeira não consigo ver a coincidência...
Confesso que de politica externa comecei a entender com o Sr. ...

Nem pense em desvendar-me o mistério

Vou fazer cafeinoterapia.

Terá a ver com o alento intemporal do quão efémero é o pretensioso poder da falta de poder do desrespeito pelo direito Humano à liberdade aquela... que permite viver toda a gente mesmo as Ricas pessoas Pobres e as Pobres pessoas Ricas, Mesmo as Minorias sem se auto e heteroflagelarem?!!!...

Ou a coerência da congruência desta coincidência reside no cariz "dispendiosa"???!...

Tenho direito à tolerância de Páscoa, acho eu.
Isabel Seixas

ECD disse...

... no caso da estátua talvez mereça ser salientado o facto do autor da ideia – o Presidente senegalês A. Wade, ter sido devidamente remunerado por tão brilhante ideia: fica com 35% das receitas!

« Le mastodonte [a estátua], doté d'un ascenseur intérieur, est destiné à attirer les touristes. Mais le montage opaque qui a permis de le financer suscite le trouble. Le colosse a été réalisé moyennant la cession par l'Etat à une société immobilière de vastes terrains dont la valeur réelle est évaluée par l'opposition à trois fois son prix. La revendication par le président Wade de 35 % des revenus attendus du monument, au titre de la propriété intellectuelle de la statue, qu'il dit avoir conçue, a alimenté les accusations »

http://www.lemonde.fr/afrique/article/2010/04/03/erige-a-dakar-le-monument-de-la-renaissance-africaine-divise-la-societe-senegalaise_1328300_3212.html

João Antelmo disse...

São, de facto, coincidências.
Sei que conhece África e que concordará comigo se disser que África não é una, não há UMA África mas sim muitos países africanos.
E que é fácil, ao falarmos de África, acolher estereótipos que estão profundamente enraizados no chamado Ocidente e dão corpo ao "afropessimismo": a África de Tarzan, a do Tin Tin au Congo, a de Conrad e do horror do Coração das Trevas, a dos missionários bons a evangelizar canibais, a dos negros selvagens, ignorantes e sanguinários, etc..
Estereotipos, caricaturas que, muitas vezes, conduzem directamente ao racismo e ao preconceito.
Na verdade, África é uma realidade pujante, diversa, riquíssima.
A realidade de Terreblanche e dos seus assassinos mas também a de Mandela; a do Presidente Wade mas também a do Presidente Senghor; a Guiné-Bissau do General Injai mas também a de Amílcar Cabral; a do genocídio do Ruanda mas é também a de incontáveis escritores, músicos, cientistas.
Os Estados africanos de hoje são os herdeiros das colónias de ontem e não os herdeiros do Reino do Benim, do Zimbawe ou do Império do Mali.
Nem todos os seus males provêem do colonialismo mas alguns têm aí a sua origem. Convém, também, lembrar que as independências africanas têm 50 anos.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...