segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Vitor Constâncio

Vitor Constâncio acaba de ser escolhido para vice-presidente do Banco Central Europeu. 

Esta é uma nomeação que começa por honrar o próprio, porque representa o reconhecimento internacional do seu elevado prestígio e das suas qualificações. 

Mas esta ascensão de Vitor Constâncio é, do mesmo modo, algo de que Portugal se deve orgulhar, por ver um seu antigo ministro das Finanças e governador do seu banco central selecionado entre diversas personalidades da "fina flor" da banca europeia, para aquele que é o "board" decisivo para a gestão da moeda única.

Fugindo um pouco a regras que impus a mim mesmo neste blogue, devo dizer que acho tristes, mesquinhos, lamentáveis e sectários alguns comentários negativos que se ouviram, e ouvem, na pátria de Vitor Constâncio, tanto agora como no período que antecedeu esta sua eleição. Como já achei o mesmo no tocante à nomeação de Durão Barroso para a presidência da Comissão Europeia, não obstante a aberta posição contrária de alguns amigos meus. 

Julgo que não será por acaso que a última palavra do poema que melhor nos caracteriza, Os Lusíadas, é "inveja".

14 comentários:

Carlos Falcão disse...

Completamente de acordo.

Sobretudo em "tempos" complexos como os de agora, é de enobrecer, serem reconhecidas internacionalmente as competencias,a personalidade adequada e a motivação , de cidadãos oriundos da terra que nos viu nascer.
Ilustram o nosso país.

Helena Oneto disse...

Senhor Embaixador,
Comungo a sua satisfação pela nomeação de Victor Constâncio à vice-presidência do BCE pelas mesmas razões que invoca.

En revanche, estou perfeitamente de acordo com os seus amigos que reprovaram a (re)eleição do presidente da Comissão Europeia. Neste caso, penso, sinceramente, que não se trata, unicamente, de uma questão de inveja.

Felicito e desejo a Victor Constâncio perseverança e "bon vent".

Anónimo disse...

Este Carlos falcao e um saudosista!

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Como qualquer português, gosto de ver reconhecida no exterior, a competência dos meus compatriotas. Servi - e gosto de usar esta expressão da qual me orgulho, ao contrário de muitos - vários governadores no Banco de Portugal. De extrema competência. E que dirigiram o Banco Central em períodos dificílimos.
Nesta altura gostaria de lembrar Jacinto Nunes e Silva Lopes a quem o país tanto deve e de quem, injustamente, se fala pouco.
Quanto ao Dr Durão Barroso milito no grupo da nossa Helena Oneto...

Anónimo disse...

Subscrevo.
Isabel seixas

Francisco Seixas da Costa disse...

Caras Amigas: Por mais do que óbvias razões, deveria concordar convosco. Mas não concordo.

Rubi disse...

Obviamente que a nomeação prestigia Portugal, e desejo a melhor sorte a Victor Constâncio. No entanto,e sem inveja, enquanto cidadã pagadora de impostos, acho que não esteve bem na trapalhada dos bancos, e muito menos nos esclarecimentos que deu.

Helena Oneto disse...

Senhor Embaixador,
O seu comentário é mais que politicamente correcto!
Não duvido -em nada- da sua sinceridade. As suas "óbvias razões" talvez não sejam propriamente as "nossas" nem as de muitos outros "de notre camp et d'ailleurs". Talvez um dia, se valer a pena, possamos trocar algumas "impressões".

Anónimo disse...

Ninguém é perfeito. Nem Barroso (ao dar o seu aval político à invasão do Iraque, que não foi sancionada pelas Nações Unidas, que eu me recorde), nem Constâncio (ao falhar nas suas responsabilidades de “supervisão” a nível nacional, o que não o irá impedir de se ocupar de responsabilidades parecidas no BCE!), nem o autor deste Blogue, quando designou por “mesquinhos, lamentáveis e sectários e, por fim, invejosos” aqueles que criticaram a escolha do ainda Governador do BP para o lugar que irá ocupar no Banco Central Europeu. Com certeza que houve críticas que poderão ter pecado por algum sectarismo ideológico. Mas quem lê o Post fica com a sensação de que o seu autor quis meter todos os críticos, ou aqueles que manifestaram legitimamente reservas à eleição do Dr. Constâncio, no mesmo saco. Ora, quem criticou não tem necessariamente de estar possuído de inveja, ou sectarismo e muito menos de mesquinhez, ao contrário do que aqui se diz. Pode muito simplesmente entender que o Dr. Constâncio, por ter falhado no seu trabalho de supervisor ao nível nacional (o que é verdade) e por ter, posteriormente, adoptado uma atitude arrogante e de menos consideração para com a AR, quando foi ouvido na Comissão Parlamentar, o que em nada beneficiou a sua imagem pessoal e profissional, não deveria ter sido “premiado” com esta designação. Como português, sinto-me sempre honrado de ver um nacional a ocupar cargos de destaque em instâncias internacionais. Como sucede com Durão Barroso, António Guterres (que parece ter sido esquecido na comunicação social, pois não o ouvi ser mencionado a título de exemplo, quando a nomeação do Dr. Constâncio foi referida) e agora com Victor Constâncio. Mas, tal não nos deve impedir de tecer críticas (que não são nem mesquinhas, nem sectárias, nem possuídas de inveja), como foi o caso, na circunstância, ou seja, após ter sido conhecida a escolha do actual Governador do BP. Deste modo, creio ter havido alguma precipitação na forma como o autor deste magnífico Blogue escreveu este post. Fui e continuo a ser bastante crítico do Dr Constâncio pelas razões que aqui dei a entender e só por essas razões, mas, uma vez venha a ocupar o lugar que lhe foi destinado no BCE, desejo-lhe muito sinceramente as maiores felicidades. E acredito que irá ter um desempenho que nos irá prestigiar no seio daquela instituição bancária europeia.
Albano

Francisco Seixas da Costa disse...

Os drs. Constâncio, Barroso e Sampaio, bem como o engº Guterres, cometeram os seus erros e têm os seus defeitos. Uns mais do que outros. Quando é a sua ação passada que está em análise, devem ser criticados, claro está!

O que já me parece muito "português" (no mau sentido) é esta atitude auto-flagelatória de trazer à baila os eventuais erros passados dessas figuras quando elas são escolhidas no contexto internacional, com prestígio óbvio para Portugal, numa escolha que passou "por cima" desses mesmos erros - que o mundo não desconhece.

Foi esta segunda atitude que adjectivei, não a primeira.

Anónimo disse...

Acham bonito ainda estar a pé a essas horas?!!!
Isabel Seixas

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador, a sua resposta a estas suas fiéis amigas, deu-me uma enorme satisfação. É que há alturas em que a discordância é mais aliciante do que a concordância.
Mas Senhor Embaixador foi o próprio Dr Constâncio que, na televisão, explicou que a sua escolha não se devia a questões de competência, mas sim a questões diplomáticas. Eu vi e ouvi. Logo a questão está arrumada. Só se pode desejar que o futuro vice do Banco Europeu tenha, nas novas funções de ficalizador do sistema financeiro, as maiores felicidades.
Por último - e desculpe o abuso de tempo - agora sou eu que discordo. O nosso passado, para o bem ou para o mal, faz parte da nossa vida. Sem ele o Dr Constâncio não teria futuro. Nem nós!

Francisco Seixas da Costa disse...

Dra. Helena Sacadura Cabral: Acha que se o Dr. Constâncio fosse incompetente o teriam escolhido? O que ele quis dizer - e bem! - é que não foi apenas a sua (excecional) competência que o guindou ao lugar, mas o facto da sua nomeação servir interesses estratégicos alemães. O que não é mau nem bom, é um facto.

Os erros da regulação do BP (onde agora parece só haver um funcionário, chamado Constâncio) não devem ter sido tão grandes, ao exigentes olhos de Frankfurt, que impedissem esta nomeação. A menos que o BCE tenha considerado algo que só em Portugal se não viu: que, por todo o mundo, muitos bancos centrais falharam na regulação.

Não há nada como uma boa polémica!

Helena Sacadura Cabral disse...

Ó Senhor Embaixador, agora estamos de acordo. Falharam todos!
Pergunto-me porque teria sido que deu a todos o mesmo mal?!
Noutro ponto, ainda, estamos de acordo: só Constâncio é que apanha? Deve ser por aquele luso princípio de que é ao chefe que cabe aguentar...
E já agora será que alguém se lembra da CMVM? Fala-se de que o seu Presidente poderá ser o futuro governador do BdP.
Mais uma vez estou consigo: "nada como uma boa polémica!"

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...