quinta-feira, dezembro 10, 2009

A Estratégia de Bruxelas


Alguns Estados membros, acompanhados pelo presidente da Comissão Europeia,  propuseram formalmente, na revisão da Estratégia de Lisboa, ontem decidida, que o nome da capital portuguesa desaparecesse da designação deste processo de reforço da competitividade europeia. Passará a chamar UE-2020, por proposta da Comissão.

A Estratégia de Lisboa foi um projecto, aprovado em 2000 por todos os governos da União Europeia, que tinha como objectivo transformar a União Europeia na economia mais competitiva do mundo, com pleno emprego, no ano de 2010. Numa síntese arriscada, pode dizer-se que a Estratégia se baseava em duas ideias-chave, fruto da identificação dos elementos caracterizadores da distância que separava a economia europeia das que estavam mais avançadas: democratizar o acesso à sociedade de informação, promovendo um reforço da investigação e desenvolvimento no espaço europeu e aperfeiçoar o modelo social europeu, desenvolvendo a educação e a formação, pelo investimento nos recursos humanos, no combate à exclusão.

As áreas cobertas pela Estratégia, acordadas no Conselho Europeu de Lisboa, em Março de 2000, somavam-se às que eram já objecto de políticas comunitárias, as quais evoluiam sob proposta da Comissão Europeia, nomeadamente em matéria de promoção de emprego, reforço da livre circulação e coordenação macro-económica. Tratava-se, desta forma, de procurar obter a convergência progressiva de políticas que relevavam da competência dos governos nacionais e que foram consideradas como podendo ser o motor do crescimento sustentado da economia europeia. Isso era feito através do chamado "método aberto de coordenação", o qual procurava sublinhar as "melhores práticas" nacionais e, com o respectivo exemplo, estimular efeitos de arrastamento.

A Estratégia de Lisboa não era um programa português: era um programa aceite por unanimidade pelos chefes de governo dos "Quinze", com base numa proposta apresentada pela presidência portuguesa da União Europeia, então chefiada por António Guterres, o qual teve na professora Maria João Rodrigues a sua principal colaboradora. À época, a Estratégia mereceu os maiores encómios pelo seu carácter inovador. Aliás, muito se evoluiu, desde 2000, em vários dos seus objectivos. A metodologia da Estratégia é hoje apontada como inspiradora de diversos projectos, um pouco por todo o mundo. Estou à vontade para referir isto, porque nada tive a ver com o desenho da Estratégia, não obstante as responsabilidades que tinha, à época.

O sucesso pleno da Estratégia de Lisboa dependia, não das instituições da União Europeia, mas exclusivamente da vontade política dos seus Estados membros, da sua disponibilidade e empenhamento para levarem a cabo as reformas que as políticas nele desenhadas pressupunham. Foi essa vontade política que falhou, muito provavelmente porque a evolução da situação política, económica e social em alguns desses países justificou o abandono de certas linhas de trabalho. Não se diga, contudo, como já tenho visto escrito, que o "erro" da Estratégia foi não comportar mecanismos constrangentes. Foi precisamente pelo facto de, desde o início, os Estados considerarem que não estavam disponíveis para adoptar modelos constrangentes que levou a optar por fórmulas baseadas na exploração da vontade demonstrada por cada país, a cada momento. Se os Estados estivessem na disposição de forçar a adopção de medidas, bastar-lhes-ia ter comunitarizado tais políticas,  na revisão dos Tratados, colocando-as sob tutela de iniciativa da Comissão Europeia.

A Estratégia de Lisboa teve uma "revisão a meio do percurso", prevista no projecto inicial., que reorientou algumas das suas metas. Não obstante, à luz de factos imprevisíveis e de conjunturas diversas, alguns dos seus objectivos mostraram-se irrealistas, já não sendo vistos como adequados aos novos desafios emergentes. O alargamento da União Europeia trouxe também impactos que não eram previsíveis à época em que a Estratégia foi delineada. Impôs-se, assim, uma revisitação da Estratégia, para a reformar.

A UE-2020 vai agora substituir a Estratégia de Lisboa, readequando alguns dos anteriores projectos. Nada impedia, contudo, que continuasse a ter o mesmo nome. Boa sorte para a UE-2020.

7 comentários:

Alcipe disse...

Como temos agora o Tratado de Lisboa, acharam demais termos também a Estratégia de Lisboa... Não acho, sinceramente, que tenha muita importância!

Julia Macias-Valet disse...

E pensar que muitos senhores/ras devem ter feito umas quantas reunioes de trabalho, dossiers, fotocopias, e.mails e etc para que o Tratado deixasse de ser conhecido pelo bonito nome de Lisboa para passar a ter nome de Matricula.

Enfim...

Julia Macias-Valet disse...

OUPS !!!!
No meu comentario escrevi "Tratado" queria escrever obviamente "Estratégia".
Mas no que diz respeito a "bonito nome de Lisboa" era mesmo o que eu queria escrever !

Afonso disse...

Interessante. Não funcionou a estratégia, apesar de muito bem delineada. Normal. Como tudo o que esse governo fez.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Afonso: é estranho como esse Governo, apesar do que diz, tenha durado seis anos. A menos que alguns, a seguir, tenham tido uma produtividade inversamente proporcional à sua duração.

Afonso disse...

Senhor Embaixador, quem escreve tão bem, com o é o seu caso - sem qualquer ironia - não sabe em geral matemática (ainda bem! senão não tínhamos tido tão bons escritores). Sugiro-lhe pois que peça a um amigo mais versátil nessas coisas do + e do - que o ajude a compreender que o seu tiro lhe saiu pela culatra. Porque o que o Senhor acabou de dizer foi que o governo seguinte com 3 anos fez tanto quanto o anterior com 6. Cumprimentos.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Afonso: Mantenho exactamente o que escrevi. Os críticos daquele governo, e implícitos defensores da bondade dos que vieram a seguir,devem provavelmente considerar que a obra destes últimos foi tão boa que, em menos tempo, fizeram bem mais que o tal governo fez em seis anos.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...