quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

"Continuação!"...

Durante anos, andei francamente convencido que a saudação "continuação!...", usada entre o Natal e os Reis, para significar "continuação de Boas Festas", era típica, não de Trás-os-Montes, mas da própria cidade de Vila Real. Afinal, verifico que não o é e, nos últimos tempos, tenho-a ouvido frequentemente noutras zonas do país. Ilusões que se perdem!

Porém, no dia de hoje, em que saem à ruas as camisolas de losangos e os cachecóis recebidos na noite anterior, aposto que na vila-realense "Gomes", mais do que em qualquer outro café do mundo, se ouvirá imenso "continuação!..."

7 comentários:

Sidalia disse...

Até no Brasil se ouve, em Timor e sobretudo da minha amada cidade natal :Lisboa.
Ora então 'continuação de boas festas'

Alcipe disse...

Ahimé! A Pastelaria Gomes! Que bons bolos aí comi, quando fui participar nos Encontros de Poesia da Casa de Mateus, em 1995... Agora a poesia fez-se-me escassa, os bolos foram-me proibidos pelo médico e o envelhecimento está aí, irreversível (é verdade que a única alternativa possível a esta situação- estar morto e enterrado - não seria a mais atraente, mas deixem-me lá fazer esta lamentação piegas no dia de Natal)!

Joaquim Pinto disse...

Ao Embaixador Francisco Seixas da Costa e Sua família,, Desejo Boas Festas de Natal e U Novo Ano de 2o10 cheio de Prosperidade, e extensivo aos leitores do blogue duas ou três coisas.
Um abraço Joaquim Pinto.

Julia Macias-Valet disse...

Eu conheço : "Boa continuaçao" .

Helena Sacadura Cabral disse...

Alcipe
Envelhecer traz sabedoria. Mas também traz colesterol, triglicéridos e diabetes. É o tributo pago pelos pequenos - ou grandes, quem sabe? - prazeres de que gozámos.
Mas ficou a poesia, e essa, caro blogger, não envelhece. Palavra de apreciadora...
Joaquim Pinto
Bem haja pelos votos de prosperidade em 2010, que como leitora fidelíssima deste blog, aceito e retribuo. Pese embora recear que fiquemos mais pelos votos do pelo bem estar!
Helena Sacadura Cabral

Anónimo disse...

Pois quando vejo a alusão à pastelaria Gomes, começo a salivar e a pensar em covilhetes e em patas de veado...

Daí que nesse contexto a continuação face ao colesterol, seja mais prudente Na contenção.

Continuação no entanto de Boas Festas
Isabel Seixas

Anónimo disse...

continuação!, grande Embaixador!