segunda-feira, abril 27, 2009

Racismo

As conclusões da Conferência da ONU sobre o Racismo, que teve lugar em Genève, deram plena razão à posição do Governo português que, desde muito cedo, entendeu, no seio da União Europeia, que era importante distinguir entre o essencial e o acessório, evitando que este último pudesse colocar em causa o esforço, longo e meritório, que a comunidade internacional tem vindo a fazer desde a reunião de Durban I.

O nosso país sempre afirmou que não deixaria de estar presente na Conferência, desde que o documento final mantivesse um padrão globalmente positivo, como veio a acontecer. Não foi esse, infelizmente, o entendimento de um escasso número de parceiros europeus, o que, não sendo dramático, configurou uma dissonância numa dimensão importante da acção externa europeia.

Nestas como em outras temáticas centrais da cena multilateral, importa sempre estar presente e actuante, trabalhar bem a montante das reuniões finais e não deixar que elas venham a ficar reféns fáceis de gestos mediáticos e espectaculares que, lançando uma imagem de conflitualidade e polémica, não reflectem a qualidade do trabalho efectivamente realizado. E não devem pô-lo em causa.

O documento final da Conferência sobre o Racismo, segundo todos os especialistas, configura uma salto qualitativo muito significativo na matéria, desenha um conjunto objectivo de compromissos e prolonga a responsabilidade internacional num processo de execução de medidas fundamentais na luta contra o racismo, xenofobia e todas as formas de discriminação e intolerância.

Agora, o esforço principal deverá ser tentar reconduzir a nova Administração americana, que se sabe ter uma particular sensibilidade perante esta temática mas encontrou o processo negocial num estádio já muito avançado, a trabalhar de forma conjugada com os principais actores que podem levar a bom porto as medidas que agora foram acordadas. Nestas como em outras questões de natureza global, a experiência prova que faz toda a diferença ter os Estados Unidos no grupo impulsionador.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como disse um dos participantes - parece-me que a chanceler Angela Merkel - "esta foi uma cimeira quase histórica"
gfaria

Anónimo disse...

A Alemanha foi um dos 9 países que seguiram os EUA na decisão de boicote de Durban II.
A República Checa, i.e a Pres. da União Europeia, também, pelo que a Suécia assumiu a função de porta-voz da UE.
A Conferência foi um êxito, apesar das 10 ausências. O primeiro dia foi marcado pela intervenção "desbocada" do Pres. iraniano mas a maioria dos países entendeu (e bem) que o discurso era para consumo interno visto que se aproximam as eleições.
O senhor Embaixador tem razão: não é abandonando o processo que se combatem os desvarios iranianos.
Há, de facto, que trazer de novo a nova administração americana à mesa; os 9 segui-la-ão, como agora a seguiram.

Anónimo disse...

Ás vezes dá-me para aguardar, antes de comentar. Foi o caso aqui. Um Post muito oportuno e “sabiamente” escrito (ou “explicado” do que ali se passou). Gostei também, bastante, do que Jorge Sampaio referiu a propósito. Comentário bem observado este último de “Anónimo”.
Caro Embaixador, essa sua acutilância no tratamento de certos temas “mais sensíveis” merece leitura atenta.
Abraço,
P.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...