quinta-feira, março 26, 2009

Portugal em Paris

Há poucas horas, no Centro da Fundação Gulbenkian em Paris, António Lobo Antunes contava, durante um magnífico improviso, no contexto de uma palestra sobre o romance histórico, que Mário Soares terá um dia dito que "aos amigos nunca se mente, às mulheres e à polícia (polícia política, claro) mente-se sempre".

Soares esteve hoje em Paris, a caminho de Lille, onde foi entrevistar para a RTP a lider do PSF, Martine Aubry, antes de aqui regressar amanhã, para idêntico exercício com o jornalista e escritor Jean Daniel. Não pude vê-lo porque, com o pintor José David e uma trintena de amigos, estava a essa hora a manifestar o nosso respeito ao pintor José Alvess, na despedida final no cemitério do Père Lachaise.

À saída da Gulbenkian, encontrei Júlio Pomar, que também tinha ido ouvir Lobo Antunes. Deixo aqui o seu famoso e polémico retrato de Soares.

Portugal acaba por ser um país bem pequeno, no bom sentido.

8 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,
Essa fotografia eu não conhecia!

Já lha "pifei" e enviei para o meu arquivo de imagens.

Bem eu fui um dos poucos que tive o privilégio, durante 10 anos, todas as manhãs, dar os bons dias ao Dr.Mário Soares.

Claro não foi pessoalmente mas para a fotografia pendurada na parede da chancelaria da Embaixada de Portugal em Banguecoque.

Tomou-lhe o lugar,em Belém, o Dr. Jorge Sampaio e a fotografia, do Dr. Mário Soares, continuou pendurada por mais dois anos.

Foram efectuadas obras e o quadro, já esfumado, foi retirado e estava a ser levado, junto a outros trastes, para o armazém de arrumações.

Não,não pode ficar esquecido junto a trastes e sujeito a ser devorado pela formiga branca.

Trouxe o quadro para minha casa,mandei-o substituir e coloquei aquela relíquia, dando-lhe dignidade, junto a outras fotografia na parede de minha biblioteca.

Quanto a falar verdade para os amigos... não me posso pronunciar...

É que os políticos (tenho cá as minhas dúvidas) só falam verdade (nem sempre) para a esposa e os filhos).

Por norma quando falam verdade para os amigos cai-lhe um braço...

Mas como o Dr. Mário Soares, ainda tem os dois...

Aqui está a minha dúvida se algum dia terá falado verdade para os amigos, mesmo os do peito.

Gosto dele, é uma figura simpática e por ele nunca veio (mesmo na política activa) o mal ao mundo.

Saudações de Banguecoque

Helena Sacadura Cabral disse...

Enquanto mulher não posso sentir-me lisongeada com a afirmação. Mas acredito que o Dr Mario Soares lá saberá porque a faz...

ana v. disse...

Subscrevo o comentário da HSC, igualmente na minha qualidade de mulher. E estranho a deselegância, uma característica pouco habitual no Dr. Mário Soares. Pergunto-me se ele defenderá também a inversa, já agora...

Francisco Seixas da Costa disse...

O mundo começa a ficar triste. Será que não se pode dizer uma simples graçola?

Já agora, e em defesa do Dr. Mário Soares, assinale-se que foi referido que ele "terá dito" o que foi registado. Nada mais do que isso. E pelo contexto histórico, a ter dito o que foi assinalado, isso terá sido há umas boas décadas, quando esse tipo de chistes não era objecto de um policiamento de virtudes como o que agora se verifica.

Mas por que será que temos de levar sempre tudo tão a sério? Por favor...

ana v. disse...

Não, não, nada disso... no meu caso, pelo menos, não se trata de levar tudo muito a sério nem de policiar virtudes alheias. Pelo contrário: acho o humor essencial, e ainda mais num mundo que, de facto, está cada vez mais triste. Mas convenhamos que a graçola do Dr. Mário Soares não é lisongeira para as mulheres em geral e ainda menos para a sua própria, sobretudo se me diz que foi dita "há umas boas décadas"... nem sempre as graças nos saem bem, é tudo. E mesmo um homem com reconhecida graça e sentido de humor, como é o caso, não está imune ao desaire ocasional.

Anónimo disse...

Acho a imagem enternecedora, podendo também ser olhada na dimensão "descontraida " do Dr. Mário Soares embora os Leões estão a protagonizar a censura, pela expressão...

Quanto ás mentiras o comentário foi de certeza lúdico, dado o cariz incontornável de detectoras de mentiras atribuido com justiça ás Mulheres , mesmo as mais insidiosas...
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Ganda Soares!

Anónimo disse...

Cá para mim, o "velho" Dr. Soares tinha muitíssima razão...
Francelin!

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...