quarta-feira, fevereiro 04, 2009

António Maria Pereira

Com a morte, há dias, de António Maria Pereira, a França perdeu um grande amigo em Portugal.

O cosmopolita e bem sucedido advogado de Lisboa, especialista reputado em propriedade intelectual, que desapareceu aos 85 anos, foi o criador do Círculo Voltaire, que, durante anos, trouxe a Portugal vultos importantes da cultura francesa.

Em reconhecimento dessa dedicação, em 2002, a Academia Francesa atribuiu-lhe um "Prix du Rayonnement de la Langue et de la Littérature française".

Para além dessa dimensão francófila, António Maria Pereira era o orgulhoso descendente de uma familia de importantes editores portugueses e, no plano dos valores, um grande defensor dos direitos humanos e, com grande e regular evidência pública, dos direitos dos animais. Foi, também, em Portugal, das pessoas que mais abertamente apoiaram a criação do Tribunal Penal Internacional (TPI), quando a respectiva consagração era ainda insegura.

Um homem de bem, portanto.

2 comentários:

Paulo M. A. Martins disse...

... E Portugal, sobretudo, acaba de perder um Humanista e grande vulto da Cultura.
Curvemo-nos!
As nossas mais sentidas Homenagens!
R.I.P.

Jorge da Paz Rodrigues disse...

Caríssimo Sr. Embaixador:

Congratulo-me por este seu post de justa homenagem a António Maria Pereira, sem dúvida um excelente Advogado, mas principalmente um grande humanista e um político com valores, daqueles que já existem poucos.

Curiosamente, pouco antes dele julgo que com a mesma idade, faleceu outro Advogado e político com perfil idêntico: o Dr. Fernando Amaral (ex-Presidente da AR).

Eram homens livtres e de bons costumes. Paz à alma de ambos!

As melhorse saudações,
Jorge da Paz

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...